Balanço de vítimas de terremoto e tsunami na Indonésia sobe para 832 mortos

(h) EFE / Agência Brasil

O balanço de vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram a ilha de Célebes, na Indonésia subiu para 832 mortos neste domingo (30).

As autoridades advertem que esse número deve aumentar: centenas de vítimas estão sob os escombros, especialmente na cidade de Palu, devastada pelo tremor e por ondas de seis metros na última sexta-feira (28).

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia atualizou o balanço de vítimas fatais e anunciou que ao menos 540 pessoas ficaram feridas.  “Enviamos milhares de pessoas, sobretudo do exército e da polícia para o local”, afirmou o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho.

Em Palu, vários corpos ainda estão nas praias, alguns deles cobertos com lonas azuis. Destroços espalhados pela região mostram a violência com que ondas de até seis metros de altura atingiram a localidade.

Neste domingo, serviços de resgate ainda tentam chegar às zonas afastadas, enquanto a população enfrenta os imperativos básicos da sobrevivência: encontrar alimentos, água potável e abrigos.

Os hospitais não conseguem atender a grande quantidade de feridos. Muitas pessoas recebem atendimento na rua. Os moradores tentam ajudar as vítimas de modo improvisado.

Vítimas sob os escombros

O terremoto afetou principalmente Palu e a região próxima de Donggala. “Em Palu, edifícios e casas foram destruídos, assim como hotéis e hospitais. Acreditamos que dezenas ou centenas de pessoas que ainda não foram encontradas estão debaixo dos escombros”, disse o porta-voz da Agência de Gestão de Desastres da Indonésia.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a queda de um andar inteiro em um shopping de Palu, prédios parcialmente destruídos e rachaduras em estradas e calçadas. A cidade continua parcialmente sem energia elétrica. O aeroporto e várias estradas foram fechados. Alguns aviões enviados pelo governo, porém, conseguiram aterrissar.

O forte tremor foi sentido a centenas de quilômetros de distância e as autoridades receberam poucas notícias sobre vítimas em Donggala, uma região ao norte de Palu. “Nesta área vivem mais de 300 mil pessoas. Isto já é uma tragédia, mas pode ficar muito pior”, afirmou Jan Gelfand, membro da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em Jacarta.

Entre as centenas de desaparecidos, há três franceses, um sul-coreano e um malaio. Em comunicado divulgado neste domingo, o governo francês expressou sua solidariedade à Indonésia e o presidente francês, Emmanuel Macron, ofereceu ajuda ao país.

Terremoto de intensidade 7,5

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto de sexta-feira atingiu 7,5 de magnitude e foi mais forte que a série de tremores que deixaram mais de 500 mortos e 1.500 feridos em agosto na ilha indonésia de Lombok, perto de Bali.

O epicentro do terremoto foi situado 78 km ao norte de Palu e o tremor foi sentido até o sul, onde está Macasar, capital da ilha. A terra também tremeu na vizinha Kalimantan e em Samarinda, do outro lado do estreito de Macasar.

A Indonésia – um arquipélago de 17 mil ilhas – fica no Anel de Fogo do Pacífico e é um dos países mais propensos a sofrer desastres naturais. Em 26 de dezembro de 2004, a Indonésia sofreu uma série de terremotos devastadores, um deles de magnitude 9,1, na ilha de Sumatra.

Este tremor provocou um imenso tsunami que deixou 220 mil mortos na região do sudeste asiático, 168 mil apenas na Indonésia. Este foi o terceiro maior terremoto no mundo desde 1900.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …