Balanço de vítimas de terremoto e tsunami na Indonésia sobe para 832 mortos

(h) EFE / Agência Brasil

O balanço de vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram a ilha de Célebes, na Indonésia subiu para 832 mortos neste domingo (30).

As autoridades advertem que esse número deve aumentar: centenas de vítimas estão sob os escombros, especialmente na cidade de Palu, devastada pelo tremor e por ondas de seis metros na última sexta-feira (28).

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia atualizou o balanço de vítimas fatais e anunciou que ao menos 540 pessoas ficaram feridas.  “Enviamos milhares de pessoas, sobretudo do exército e da polícia para o local”, afirmou o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho.

Em Palu, vários corpos ainda estão nas praias, alguns deles cobertos com lonas azuis. Destroços espalhados pela região mostram a violência com que ondas de até seis metros de altura atingiram a localidade.

Neste domingo, serviços de resgate ainda tentam chegar às zonas afastadas, enquanto a população enfrenta os imperativos básicos da sobrevivência: encontrar alimentos, água potável e abrigos.

Os hospitais não conseguem atender a grande quantidade de feridos. Muitas pessoas recebem atendimento na rua. Os moradores tentam ajudar as vítimas de modo improvisado.

Vítimas sob os escombros

O terremoto afetou principalmente Palu e a região próxima de Donggala. “Em Palu, edifícios e casas foram destruídos, assim como hotéis e hospitais. Acreditamos que dezenas ou centenas de pessoas que ainda não foram encontradas estão debaixo dos escombros”, disse o porta-voz da Agência de Gestão de Desastres da Indonésia.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a queda de um andar inteiro em um shopping de Palu, prédios parcialmente destruídos e rachaduras em estradas e calçadas. A cidade continua parcialmente sem energia elétrica. O aeroporto e várias estradas foram fechados. Alguns aviões enviados pelo governo, porém, conseguiram aterrissar.

O forte tremor foi sentido a centenas de quilômetros de distância e as autoridades receberam poucas notícias sobre vítimas em Donggala, uma região ao norte de Palu. “Nesta área vivem mais de 300 mil pessoas. Isto já é uma tragédia, mas pode ficar muito pior”, afirmou Jan Gelfand, membro da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em Jacarta.

Entre as centenas de desaparecidos, há três franceses, um sul-coreano e um malaio. Em comunicado divulgado neste domingo, o governo francês expressou sua solidariedade à Indonésia e o presidente francês, Emmanuel Macron, ofereceu ajuda ao país.

Terremoto de intensidade 7,5

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto de sexta-feira atingiu 7,5 de magnitude e foi mais forte que a série de tremores que deixaram mais de 500 mortos e 1.500 feridos em agosto na ilha indonésia de Lombok, perto de Bali.

O epicentro do terremoto foi situado 78 km ao norte de Palu e o tremor foi sentido até o sul, onde está Macasar, capital da ilha. A terra também tremeu na vizinha Kalimantan e em Samarinda, do outro lado do estreito de Macasar.

A Indonésia – um arquipélago de 17 mil ilhas – fica no Anel de Fogo do Pacífico e é um dos países mais propensos a sofrer desastres naturais. Em 26 de dezembro de 2004, a Indonésia sofreu uma série de terremotos devastadores, um deles de magnitude 9,1, na ilha de Sumatra.

Este tremor provocou um imenso tsunami que deixou 220 mil mortos na região do sudeste asiático, 168 mil apenas na Indonésia. Este foi o terceiro maior terremoto no mundo desde 1900.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …