Manifestação em Goiânia termina com feridos e nove professores detidos

Fernando Frazão / Agência Brasil

-

Nove professores da rede de ensino municipal de Goiânia foram detidos na noite desta quarta-feira (26), durante uma manifestação que docentes e servidores administrativos faziam na sede da Secretaria de Educação e Esporte.

O grupo foi liberado durante a madrugada, após ser submetido a exame de corpo de delito.

Segundo o delegado responsável pela Central de Flagrantes, Jerônimo Rodrigues Borges, os detidos responderão a termo circunstanciado de ocorrência (procedimento instaurado em caso de infrações de menor potencial ofensivo) por pertubação de sossego.

Em greve desde o último dia 11, os professores e agentes administrativos ocuparam a sede da secretaria municipal para reivindicar a valorização das carreiras profissionais e mais investimentos públicos nas escolas.

À tarde, a secretaria pediu à Justiça uma ordem de reintegração de posse. Para evitar a depredação do prédio, a Guarda Civil Metropolitana decidiu retirar os manifestantes antes mesmo da decisão judicial.

Em nota, a prefeitura de Goiânia justificou a ação com base em interpretações do Parágrafo 1º do Artigo 1.210, do Código Civil, que estabelece que “o possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo”.

Para alguns juristas, e também para a Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, isso significa que, em caso de ocupação de bens imóveis públicos, a administração pública pode retomar a posse deles sem autorização judicial.

O mesmo parágrafo do Código Civil determina que “os atos de defesa não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse”.

Imagens de internautas e relatos de jornalistas locais dão conta de que, por volta das 20h, guardas-civis passaram a lançar bombas de gás lacrimogêneo contra os servidores concentrados em frente ao prédio da secretaria.

Na confusão, manifestantes foram feridos. Ao menos um professor foi atingido no rosto, supostamente por uma bala de borracha. A Agência Brasil entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Guarda Civil, mas não obteve informações sobre o número de feridos atendidos pelo Samu.

Após o confronto, os manifestantes deixaram o prédio. Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) repudiou o que classificou como um “ato desumano, brutal, violento e desnecessário” por parte da Guarda Civil.

Para o sindicato, a ação truculenta e o uso desnecessário da força física revela o “despreparo da força municipal para atuar em situações de confronto”.

Também em nota, a prefeitura de Goiânia e a Secretaria Municipal de Educação lamentaram o ocorrido, reafirmando que não compactua com nenhuma forma de violência, mas criticando a “forma violenta e desrespeitosa com que os integrantes de um movimento que não representa oficialmente a educação invadiram o prédio da secretaria”.

Medidas para apurar possíveis excessos de guardas-civis e de manifestantes já foram adotadas.

“Cabe esclarecer que a ação da Guarda Civil Metropolitana tinha o único objetivo de garantir a integridade física dos trabalhadores da educação e de manifestantes, bem como proteger o patrimônio público”, afirmam a prefeitura e a secretaria, alegando que jamais se furtaram ao diálogo com os trabalhadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …