Palestinos são presos após conflito em manifestação anti-migração

(dr) Direita São Paulo / Facebook

Manifestação contra a Lei da Imigração ontem em São Paulo

Manifestação contra a Lei da Imigração ontem em São Paulo

Na noite desta terça-feira (2), a Polícia Militar (PM) prendeu ao mesmo dois palestinos que foram agredidos em uma manifestação anti-migratória organizada pelos grupos Direita São Paulo e Movimento Brasil Livre (MBL), na Avenida Paulista.

A Polícia Militar ainda não prestou acusação formal, mas os palestinos continuam detidos no 78º Distrito Policial por supostamente terem “atirado uma bomba caseira” nos manifestantes.

A manifestação criticava a nova Lei de Migração, proposta em 2015 pelo então senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), hoje ministro das Relações Exteriores.

O projeto, aprovado no dia 18 de abril pelo Congresso, atualiza o Estatuto do Estrangeiro (Lei da Ditadura Militar que criminaliza uma série de ações praticadas por imigrantes no país), proporcionando mais direitos aos imigrantes.

De acordo com o portal de notícias da Globo, que cita a Polícia Civil, os quatro manifestantes favoráveis à Lei de Migração foram presos em flagrante e responderão por explosão, lesão corporal, associação criminosa e resistência durante confronto em manifestação.

Um dos palestinos detidos é Hasan Zarif, líder do grupo Palestina para Tod@s (MOPAT) e dono do espaço cultural Al Janiah, localizado no bairro do Bixiga em São Paulo. O outro, identificado como Nur, foi levado a um pronto-socorro com possível fratura no nariz, após agressão dos manifestantes.

Segundo a pesquisadora Indra Neiva, que estava presente no momento das agressões, elas foram iniciadas pelos manifestantes da direita.

“Eu vi o pessoal do MBL fazendo um protesto criminoso, incitando o discurso de ódio e a xenofobia, o que é crime tipificado. Os palestinos estavam passando pela Avenida Paulista e pararam para ver a manifestação e então foram xingados e ameaçados”, afirmou.

“Os manifestantes começaram a gritar ‘Não a islamização, vocês são terroristas‘. Um deles empurrou um palestino, foi agressão mútua mas com certeza eles começaram, e só os palestinos foram acusados”, completou.

A versão foi confirmada pelo advogado dos acusados, Hugo Albuquerque.

“Não houve agressão, no máximo um confronto entre os palestinos e aqueles que manifestavam. Pela quantidade de pessoas que tinham na manifestação seria impossível agressão deles, fisicamente”, informou.

“Até agora não há acusação formal, mas os manifestantes foram colocados como vítimas, como se não houvesse ataque. Isso ao meu ver é um equívoco, inclusive a agressão dos manifestantes foi comprovada pelas câmeras”, acrescentou.

Dezenas de amigos e apoiadores se encontraram no 78º DP nesta madrugada, prestando solidariedade aos acusados. Uma das presentes, a síria Sara Ajlyakin, que vive no Brasil há três anos e também integra o MOPAT, denunciou a prisão dos palestinos, que considerou uma atitude xenofóbica.

Isso é fascismo, nós estamos aqui querendo paz. Estamos aqui e só queremos viver, sobreviver, somos trabalhadores pobres querendo viver, é isso. Parem de nos criminalizar, é simples”, desabafou.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …