Massacre em presídios no Amazonas tem mais de 50 mortos

Wilson Dias / Agência Brasil

O governo do Amazonas informou que 42 detentos foram encontrados mortos em presídios de Manaus nesta segunda-feira (27/05). Com outras 15 mortes de presos anunciadas na véspera, sobe para 57 o número de óbitos em cadeias do estado em menos de 24 horas.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Amazonas, as mortes desta segunda foram causadas por enforcamento e ocorreram em quatro presídios da capital.

A maioria dos corpos, um total de 27, foi encontrada no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). Outras seis mortes ocorreram na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP); cinco no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM 1), onde houve ainda quatro feridos; e quatro no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

Ainda de acordo com a secretaria estadual, agentes do Grupo de Intervenção Prisional (GIP) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar estiveram nas unidades revistando e recontando os detentos. “Neste momento a situação está controlada, e os presos estão na tranca”, disse o Seap. Um inquérito será aberto para investigar os homicídios.

No Ipat, um agente de socialização agredido por presidiários foi levado a um hospital de Manaus, informou a Umanizzare, empresa de gestão prisional. Ele teve escoriações e não corre risco. Com a crise, o Ministério da Justiça afirmou que membros da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária serão enviados ao Amazonas. O grupo atuará para “controlar distúrbios e resolver outros problemas”, segundo um comunicado do governo federal.

O governador amazonense, Wilson Lima, descreveu a crise no sistema penitenciário como um problema nacional e afirmou ter conversado com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre o assunto na tarde desta segunda-feira.

“Acabei de falar com o ministro Sérgio Moro, que já está mandando uma equipe de intervenção prisional para o estado do Amazonas, para que possa nos ajudar neste momento de crise e um problema que é nacional: o problema dos presídios. A qualquer momento a equipe de intervenção do Ministério da Justiça desembarca no estado para nos ajudar”, disse Lima.

O massacre desta segunda-feira ocorre um dia após a morte de 15 outros detentos no Compaj. Segundo a Seap, os óbitos de domingo decorreram de uma “briga entre presos” dos pavilhões 3 e 5, que teria começado durante o horário de visitação.

Após o acionamento do batalhão de choque da Polícia Militar, a situação no complexo penitenciário ficou sob controle, informou a secretaria. Nenhuma fuga foi registrada, e nenhum agente penitenciário foi ferido durante a confusão.

Nesta segunda-feira, a Seap confirmou que todos os mortos foram identificados e seus corpos, liberados para as famílias. Em função do ocorrido, a secretaria aplicou uma série de medidas administrativas em todas as unidades prisionais do estado, entre elas a suspensão das visitas. O defensor público-geral do Amazonas, Rafael Barbosa, disse que a suspensão visa a garantir a integridade dos presos e de seus parentes, e afirmou que a principal suspeita das autoridades estaduais é de que a briga entre presos esteja ligada à disputa entre facções criminosas.

Em janeiro de 2017, uma rebelião de 17 horas resultou na morte de 56 pessoas no Compaj, mesmo presídio onde um agente penitenciário foi assassinado em dezembro de 2018. O ano de 2017 foi marcado por uma crise no sistema penitenciário em vários estados, chegando a 126 o número de detentos mortos em massacres e confrontos em prisões no Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

É isso que acontece com seu corpo quando você come muito apenas uma vez

Qual foi a última vez que você comeu tanto, mas comeu muito, a ponto de se empanturrar? No último churrasco de família? Na noite da pizza? No reveillón? No almoço de ontem? Inúmeros estudos investigaram o …

Reino Unido impõe quarentena a viajantes vindos da França. Paris contra-ataca

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para os viajantes que entram no território britânico vindos da França, Holanda e Malta, após um aumento dos casos de covid-19 nesses países. Os viajantes terão que ficar isolados …

Israel e Emirados Árabes chegam a acordo de paz histórico

Mediado pelos EUA, pacto visa normalizar relações diplomáticas entre os países. Israel se compromete a suspender anexações de territórios. Emirados Árabes são primeiro Estado do Golfo a estabelecer laços com Tel Aviv. Israel e Emirados Árabes …

Fortnite dá desconto por fora, é banido pela Apple e caso vai parar na justiça

A Epic está processando a Apple pela retirada de Fornite da App Store. Após um embate jurídico entre as duas companhias, o jogo foi bloqueado na loja do iOS, criando reação imediata da desenvolvedora. A história, …

Com 1000 anos, maior cidade pré-colombiana da região dos EUA fica sob a cidade St Louis

Por mais que tenhamos sido ensinados que a história do continente americano começa pela chegada por aqui dos navegadores europeus – e o próprio nome de tal território sublinha essa recorrente doutrinação – o fato …

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …