Materiais humanos superam toda a biomassa da Terra

A gigante pegada humana estampada em todo o mundo em 2020 é maior do que o impacto no planeta de todos os outros seres vivos, sugere a pesquisa.

A quantidade de plástico por si só é maior em massa do que todos os animais terrestres e criaturas marinhas juntas, estima o estudo.

Embora os seres humanos possam acreditar na “imensidade do globo e na aparente infinidade do mundo natural”, os pesquisadores dizem que queriam fornecer uma medida objetiva e rigorosa da realidade do equilíbrio entre o homem e a natureza.

Suas pesquisas mostram que a atividade humana, incluindo a produção de concreto, metal, plástico, tijolos e asfalto, levou o mundo a um ponto de cruzamento onde a massa humana – impulsionada principalmente pelo aumento do consumo e do desenvolvimento urbano – excede a biomassa viva global na Terra.

Em média, cada humano no mundo é responsável pela criação de matéria feita por humanos que ultrapassa seu peso corporal a cada semana, diz o artigo publicado na revista Nature.

A pesquisa descobriu que o peso da humanidade vem aumentando rapidamente desde o início do século XX, dobrando a cada 20 anos.

Os pesquisadores apoiam uma proposta para nomear a época atual como Antropoceno, refletindo o impacto abrupto e significativo da atividade humana.

Ron Milo, do Instituto Weizmann de Ciência em Rehovot, Israel, e colegas examinaram mudanças na biomassa global e na massa humana de 1900 até os dias atuais. Eles calcularam estimativas de peso seco, excluindo a água. A massa antropogênica é definida como a massa em objetos sólidos inanimados feitos por humanos e não inclui resíduos.

As categorias dominantes na análise foram a massa humana na forma de edificações e infraestrutura, composta por concreto, agregados, tijolos e asfalto. Quanto à biomassa global, a maioria é contabilizada por plantas.

Eles descobriram que, no início do século XX, a massa de objetos produzidos pelo homem era igual a cerca de 3% da biomassa total do mundo. Mas, em 2020, a massa humana atingiu cerca de 1,1 teratonnes, superando a biomassa global global.

Como a massa humana aumentou, também o impacto na biomassa vegetal. “Desde a primeira revolução agrícola, a humanidade reduziu pela metade a massa de plantas”, escrevem os autores.

“Embora a agricultura moderna utilize uma área de terra crescente para o cultivo das culturas, a massa total de culturas domesticadas é muito superior à perda de massa vegetal resultante do desmatamento, manejo florestal e outras mudanças no uso da terra. Essas tendências de biomassa global afetaram o ciclo do carbono e a saúde humana.”

Ao longo das décadas, há aumentos e reduções do impacto humano, incluindo aumentos acentuados após a mudança na década de 1950 de tijolos para concreto e o uso de asfalto para pavimentações na década de 1960.

“As mudanças na massa antropogênica total estão ligadas a eventos globais, como guerras mundiais e grandes crises econômicas”, diz o documento. Mais notavelmente, há aumentos contínuos na massa humana de mais de 5% ao ano a partir do período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, que ficou conhecida como a “grande aceleração” e foi caracterizada pelo aumento do consumo e do desenvolvimento urbano.

Por outro lado, em tempos de recessão, o peso da pegada humana diminui. Há reduções importantes vistos durante a Grande Depressão e a queda do petróleo de 1979.

“A face da Terra no século XXI é afetada de forma sem precedentes pelas atividades da humanidade e pela produção e acúmulo de objetos feitos pelo homem”, dizem os pesquisadores.

Desde 1900 a biomassa global diminuiu ligeiramente, enquanto a massa humana aumentou rapidamente para uma taxa de produção de mais de 30 trilhões de toneladas (30.000.000.000.000 toneladas) por ano.

“Este estudo se junta aos esforços recentes para quantificar e avaliar a escala e o impacto das atividades humanas em nosso planeta”, diz o documento. “Os impactos dessas atividades têm sido tão abruptos e consideráveis que foi proposto que a época geológica atual seja renomeada para Antropoceno. Nosso estudo confirma rigorosamente e quantitativamente essa proposta.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …