Materiais humanos superam toda a biomassa da Terra

A gigante pegada humana estampada em todo o mundo em 2020 é maior do que o impacto no planeta de todos os outros seres vivos, sugere a pesquisa.

A quantidade de plástico por si só é maior em massa do que todos os animais terrestres e criaturas marinhas juntas, estima o estudo.

Embora os seres humanos possam acreditar na “imensidade do globo e na aparente infinidade do mundo natural”, os pesquisadores dizem que queriam fornecer uma medida objetiva e rigorosa da realidade do equilíbrio entre o homem e a natureza.

Suas pesquisas mostram que a atividade humana, incluindo a produção de concreto, metal, plástico, tijolos e asfalto, levou o mundo a um ponto de cruzamento onde a massa humana – impulsionada principalmente pelo aumento do consumo e do desenvolvimento urbano – excede a biomassa viva global na Terra.

Em média, cada humano no mundo é responsável pela criação de matéria feita por humanos que ultrapassa seu peso corporal a cada semana, diz o artigo publicado na revista Nature.

A pesquisa descobriu que o peso da humanidade vem aumentando rapidamente desde o início do século XX, dobrando a cada 20 anos.

Os pesquisadores apoiam uma proposta para nomear a época atual como Antropoceno, refletindo o impacto abrupto e significativo da atividade humana.

Ron Milo, do Instituto Weizmann de Ciência em Rehovot, Israel, e colegas examinaram mudanças na biomassa global e na massa humana de 1900 até os dias atuais. Eles calcularam estimativas de peso seco, excluindo a água. A massa antropogênica é definida como a massa em objetos sólidos inanimados feitos por humanos e não inclui resíduos.

As categorias dominantes na análise foram a massa humana na forma de edificações e infraestrutura, composta por concreto, agregados, tijolos e asfalto. Quanto à biomassa global, a maioria é contabilizada por plantas.

Eles descobriram que, no início do século XX, a massa de objetos produzidos pelo homem era igual a cerca de 3% da biomassa total do mundo. Mas, em 2020, a massa humana atingiu cerca de 1,1 teratonnes, superando a biomassa global global.

Como a massa humana aumentou, também o impacto na biomassa vegetal. “Desde a primeira revolução agrícola, a humanidade reduziu pela metade a massa de plantas”, escrevem os autores.

“Embora a agricultura moderna utilize uma área de terra crescente para o cultivo das culturas, a massa total de culturas domesticadas é muito superior à perda de massa vegetal resultante do desmatamento, manejo florestal e outras mudanças no uso da terra. Essas tendências de biomassa global afetaram o ciclo do carbono e a saúde humana.”

Ao longo das décadas, há aumentos e reduções do impacto humano, incluindo aumentos acentuados após a mudança na década de 1950 de tijolos para concreto e o uso de asfalto para pavimentações na década de 1960.

“As mudanças na massa antropogênica total estão ligadas a eventos globais, como guerras mundiais e grandes crises econômicas”, diz o documento. Mais notavelmente, há aumentos contínuos na massa humana de mais de 5% ao ano a partir do período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, que ficou conhecida como a “grande aceleração” e foi caracterizada pelo aumento do consumo e do desenvolvimento urbano.

Por outro lado, em tempos de recessão, o peso da pegada humana diminui. Há reduções importantes vistos durante a Grande Depressão e a queda do petróleo de 1979.

“A face da Terra no século XXI é afetada de forma sem precedentes pelas atividades da humanidade e pela produção e acúmulo de objetos feitos pelo homem”, dizem os pesquisadores.

Desde 1900 a biomassa global diminuiu ligeiramente, enquanto a massa humana aumentou rapidamente para uma taxa de produção de mais de 30 trilhões de toneladas (30.000.000.000.000 toneladas) por ano.

“Este estudo se junta aos esforços recentes para quantificar e avaliar a escala e o impacto das atividades humanas em nosso planeta”, diz o documento. “Os impactos dessas atividades têm sido tão abruptos e consideráveis que foi proposto que a época geológica atual seja renomeada para Antropoceno. Nosso estudo confirma rigorosamente e quantitativamente essa proposta.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …