Materiais humanos superam toda a biomassa da Terra

A gigante pegada humana estampada em todo o mundo em 2020 é maior do que o impacto no planeta de todos os outros seres vivos, sugere a pesquisa.

A quantidade de plástico por si só é maior em massa do que todos os animais terrestres e criaturas marinhas juntas, estima o estudo.

Embora os seres humanos possam acreditar na “imensidade do globo e na aparente infinidade do mundo natural”, os pesquisadores dizem que queriam fornecer uma medida objetiva e rigorosa da realidade do equilíbrio entre o homem e a natureza.

Suas pesquisas mostram que a atividade humana, incluindo a produção de concreto, metal, plástico, tijolos e asfalto, levou o mundo a um ponto de cruzamento onde a massa humana – impulsionada principalmente pelo aumento do consumo e do desenvolvimento urbano – excede a biomassa viva global na Terra.

Em média, cada humano no mundo é responsável pela criação de matéria feita por humanos que ultrapassa seu peso corporal a cada semana, diz o artigo publicado na revista Nature.

A pesquisa descobriu que o peso da humanidade vem aumentando rapidamente desde o início do século XX, dobrando a cada 20 anos.

Os pesquisadores apoiam uma proposta para nomear a época atual como Antropoceno, refletindo o impacto abrupto e significativo da atividade humana.

Ron Milo, do Instituto Weizmann de Ciência em Rehovot, Israel, e colegas examinaram mudanças na biomassa global e na massa humana de 1900 até os dias atuais. Eles calcularam estimativas de peso seco, excluindo a água. A massa antropogênica é definida como a massa em objetos sólidos inanimados feitos por humanos e não inclui resíduos.

As categorias dominantes na análise foram a massa humana na forma de edificações e infraestrutura, composta por concreto, agregados, tijolos e asfalto. Quanto à biomassa global, a maioria é contabilizada por plantas.

Eles descobriram que, no início do século XX, a massa de objetos produzidos pelo homem era igual a cerca de 3% da biomassa total do mundo. Mas, em 2020, a massa humana atingiu cerca de 1,1 teratonnes, superando a biomassa global global.

Como a massa humana aumentou, também o impacto na biomassa vegetal. “Desde a primeira revolução agrícola, a humanidade reduziu pela metade a massa de plantas”, escrevem os autores.

“Embora a agricultura moderna utilize uma área de terra crescente para o cultivo das culturas, a massa total de culturas domesticadas é muito superior à perda de massa vegetal resultante do desmatamento, manejo florestal e outras mudanças no uso da terra. Essas tendências de biomassa global afetaram o ciclo do carbono e a saúde humana.”

Ao longo das décadas, há aumentos e reduções do impacto humano, incluindo aumentos acentuados após a mudança na década de 1950 de tijolos para concreto e o uso de asfalto para pavimentações na década de 1960.

“As mudanças na massa antropogênica total estão ligadas a eventos globais, como guerras mundiais e grandes crises econômicas”, diz o documento. Mais notavelmente, há aumentos contínuos na massa humana de mais de 5% ao ano a partir do período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, que ficou conhecida como a “grande aceleração” e foi caracterizada pelo aumento do consumo e do desenvolvimento urbano.

Por outro lado, em tempos de recessão, o peso da pegada humana diminui. Há reduções importantes vistos durante a Grande Depressão e a queda do petróleo de 1979.

“A face da Terra no século XXI é afetada de forma sem precedentes pelas atividades da humanidade e pela produção e acúmulo de objetos feitos pelo homem”, dizem os pesquisadores.

Desde 1900 a biomassa global diminuiu ligeiramente, enquanto a massa humana aumentou rapidamente para uma taxa de produção de mais de 30 trilhões de toneladas (30.000.000.000.000 toneladas) por ano.

“Este estudo se junta aos esforços recentes para quantificar e avaliar a escala e o impacto das atividades humanas em nosso planeta”, diz o documento. “Os impactos dessas atividades têm sido tão abruptos e consideráveis que foi proposto que a época geológica atual seja renomeada para Antropoceno. Nosso estudo confirma rigorosamente e quantitativamente essa proposta.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …