Mau humor pode aumentar a produtividade

Ficar de mau humor pode ajudar a aumentar a sua produtividade. Uma pesquisa recente mostrou que, para algumas pessoas, estar de mau humor pode ajudar na concentração e a priorizar melhor as tarefas.

Tudo depende do tipo de pessoa que você é, até porque nem todas são iguais. Algumas têm temperamentos altamente reativos e suas reações emocionais são intensas e duram muito tempo. Outras são de baixa reatividade, o que significa que, mesmo que fiquem zangadas, não dura muito tempo.

Nesse recente estudo, os indivíduos de baixa reatividade não foram ajudados por estarem de mau humor. Aliás, a produtividade e eficiência chegaram mesmo a diminuir. Mas há algumas pessoas para quem o mau humor pode realmente ajudar a aprimorar o tipo de habilidades de pensamento que são cruciais na sua vida cotidiana.

Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, afirmam que suas descobertas oferecem mais informações sobre como o humor emocional afeta o funcionamento executivo, o grupo de habilidades que inclui a memória, o raciocínio rápido e a atenção aos detalhes.

O estudo analisou os dados de 95 participantes que foram solicitados a completar nove tarefas distintas e responder a algumas perguntas sobre seu humor e seu tipo de personalidade. Nos indivíduos altamente reativos, o mau humor foi associado a um melhor desempenho.

Por sua vez, um humor mais positivo não parece ter qualquer impacto no desempenho cognitivo tanto dos indivíduos altamente reativos quanto dos indivíduos pouco reativos.

O estudo, publicado este mês na Personality and Individual Differences, não especifica por que isso acontece, mas os pesquisadores sugerem que pessoas de alta reatividade são mais acostumadas a emoções negativas e, por isso, podem estar mais aptas a lidar com o mau humor.

Ainda assim, a pesquisadora Tara McAuley diz que as pessoas não devem interpretar os resultados de forma errônea, como adotar reações exageradas para o benefício da vida cotidiana, por exemplo. “A reatividade emocional difere de pessoa para pessoa desde muito cedo e essas diferenças individuais têm implicações para a saúde mental no desenvolvimento”.

No entanto, serão precisas pesquisas futuras para entender melhor essa relação, muito devido ao número relativamente pequenos de participantes no estudo.

Estudos anteriores avaliaram também o poder do mau humor, com alguns psicólogos defendendo que esses sentimentos, apesar de temporários, podem nos ajudar a lidar melhor com os nossos desafios diários e situações difíceis.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas identificam destino fatal da perdida 8ª Maravilha do Mundo

Os Terraços Rosa e Branco da Nova Zelândia, conhecidos como a 8ª Maravilha do Mundo, desaparecerem misteriosamente há mais de 130 anos. Agora, um grupo de cientistas acredita ter descoberto o que levou ao fatídico …

Revelada identidade das múmias do enorme sarcófago preto do Egito

No início de julho, um enorme sarcófago negro foi descoberto em Alexandria, no Egito. O misterioso túmulo foi aberto dias depois e os especialistas identificaram no interior três múmias danificadas pela água que tinha se …

2 mil anos depois, a rede de estradas romanas ainda gera riquezas

“Todos os caminhos levam a Roma”. Todo mundo já ouviu dizer e a ciência já nos mostrou que o ditado popular é realmente verdade. Um novo estudo mostra agora que a riqueza gerada pelas estradas …

Com apenas 3 anos, Ophelia tem um QI superior ao de Einstein

Ophelia Morgan-Dew tem apenas 3 anos, vive na cidade de Herefordshire, no Reino Unido, e pode ser o mais novo gênio do mundo. A menina fez o teste para medir o QI e os resultados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo (19) recorrer à Justiça, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter cancelado seu acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Roraima volta a pedir ao STF limite de entrada de venezuelanos

O governo de Roraima voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão temporária de entrada de imigrantes em território brasileiro para tentar conter o perigo de conflitos e o “eventual derramamento de sangue …

Aumento do Judiciário compromete orçamento de 13 Estados

Metade dos 26 estados ligou o alerta orçamentário: o aumento que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concederam a si mesmos – ainda depende de aprovação no Senado – pode inviabilizar a folha de …

Universidade de São Paulo abre inscrições para curso gratuito sobre Harry Potter

O universo de Harry Potter continua conquistando gerações. Desde o lançamento do primeiro romance em 1997 (A Pedra Filosofal), foram mais de 450 milhões de cópias vendidas, traduções para 73 idiomas e o surgimento de …

Polícia catalã abate homem que invadiu delegacia aos gritos de “Alá é grande”

O homem de 29 anos, de origem argelina, foi abatido, na manhã desta segunda-feira (20), depois de ter tentado invadir uma delegacia catalã armado com uma faca aos gritos de “Allahu Akbar”. Segundo o El País, …

Juiz solta empresário filmado agredindo a esposa; imagens fortes

O juiz Fabiano Ribeiro abriu mão da fiança e permitiu que o empresário Giorgio Alan Bortolin dos Santos, preso em flagrante após ser filmado por uma câmera de segurança agredindo a própria mulher, responda ao …