Médica que negou atendimento a bebê é suspeita em mais 3 casos

A médica Haydee Marques da Silva, que se recusou a atender um bebê de 1 ano e meio que acabou morrendo na última semana, é suspeita em mais 3 episódios de descaso e maus-tratos aos pacientes. A repercussão da morte do pequeno Breno Rodrigues Duarte da Silva trouxe à tona diversas irregularidades envolvendo a médica. Além disso, Haydee tinha uma anotação criminal por ter agredido um paciente em 2010.

Segundo o jornal O Globo, pelo menos duas pessoas procuraram a polícia na semana passada para denunciar outros casos que envolvem a médica.

Os relatos são o de um idoso que foi transportado em uma ambulância sem receber o oxigênio que precisava – o que agravou sua situação; uma mulher agredida enquanto tentava fazer uma tomografia computadorizada; e uma senhora com o fêmur fraturado que teve de esperar Haydee fumar um cigarro depois de ouvir palavrões; além de Breno, que morreu na semana durante uma grave crise convulsiva e não recebeu socorro.

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) informou a’O Globo que já houve uma sindicância contra a profissional e que ela passou por uma sanção técnica.

Um dos casos foi comentado por Isabelle Conti, delegada assistente da 16ª delegacia de polícia, responsável pela investigação sobre a morte de Breno. A’O Globo, a delegada declarou que a paciente que tentou fazer a tomografia computadorizada foi agredida com arranhões.

“O caso foi encaminhado ao Ministério Público, e foi oferecido a ela uma transação penal, ou seja, uma pena alternativa. No entanto, ela não cumpriu as medidas impostas pela lei”, disse a delegada ao jornal, que informou a prescrição do processo por causa do tempo decorrido.

Apesar das diversas irregularidades apontadas no currículo de Haydee, ela está sendo acusada de homicídio culposo (quando não há intenção de matar). Entretanto, a delegada Isabelle Conti afirma que a acusação pode se tornar em homicídio doloso (com intenção de matar) a qualquer momento, caso os depoimentos e o surgimento de evidências indiquem que a médica tinha consciência de que a falta de atendimento poderia causar a morte da criança.

“Eu não sou pediatra”

Ao chegar a delegacia nesta segunda-feira (12), Haydee não quis comentar o caso alegando que já tinha revelado tudo o que podia ao jornal Extra deste domingo (11). Ao Extra, a médica se defendeu das acusações e disse que, em sua visão, não negou o atendimento à criança.

“Isso não foi omissão de socorro, já que não era um caso grave (sic). O menino não faleceu imediatamente, morreu só depois de uma hora e meia. Eu não sou pediatra e nem neurologista e se tratava de uma criança muito pequena com quadro neurológico. Sem falar que eu estava muito estressada e sem condições psicológicas para atender. Naquele dia, eu nem ia para o plantão”, justificou.

O advogado que representa a família do menino Breno afirmou que eles entrarão com um processo contra o plano de saúde Unimed, contra a médica Haydée Marques, que teria se recusado a atender a criança, e contra a Cuidar, empresa terceirizada que faz o serviço de ambulância.

Segundo Gilson Moreira, ela deveria ser afastada do exercício da medicina pelos órgãos responsáveis.

“Ela é uma médica que deveria ter saído da ambulância, prestado auxílio, tirado a criança daquelas condições, levado pra UTI preparada pra essa finalidade e ser socorrida numa UTI de um hospital para que, efetivamente, ela pudesse ser socorrida”, explicou o advogado.

Ciberia // Rede GNI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …