Médica que negou atendimento a bebê é suspeita em mais 3 casos

A médica Haydee Marques da Silva, que se recusou a atender um bebê de 1 ano e meio que acabou morrendo na última semana, é suspeita em mais 3 episódios de descaso e maus-tratos aos pacientes. A repercussão da morte do pequeno Breno Rodrigues Duarte da Silva trouxe à tona diversas irregularidades envolvendo a médica. Além disso, Haydee tinha uma anotação criminal por ter agredido um paciente em 2010.

Segundo o jornal O Globo, pelo menos duas pessoas procuraram a polícia na semana passada para denunciar outros casos que envolvem a médica.

Os relatos são o de um idoso que foi transportado em uma ambulância sem receber o oxigênio que precisava – o que agravou sua situação; uma mulher agredida enquanto tentava fazer uma tomografia computadorizada; e uma senhora com o fêmur fraturado que teve de esperar Haydee fumar um cigarro depois de ouvir palavrões; além de Breno, que morreu na semana durante uma grave crise convulsiva e não recebeu socorro.

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) informou a’O Globo que já houve uma sindicância contra a profissional e que ela passou por uma sanção técnica.

Um dos casos foi comentado por Isabelle Conti, delegada assistente da 16ª delegacia de polícia, responsável pela investigação sobre a morte de Breno. A’O Globo, a delegada declarou que a paciente que tentou fazer a tomografia computadorizada foi agredida com arranhões.

“O caso foi encaminhado ao Ministério Público, e foi oferecido a ela uma transação penal, ou seja, uma pena alternativa. No entanto, ela não cumpriu as medidas impostas pela lei”, disse a delegada ao jornal, que informou a prescrição do processo por causa do tempo decorrido.

Apesar das diversas irregularidades apontadas no currículo de Haydee, ela está sendo acusada de homicídio culposo (quando não há intenção de matar). Entretanto, a delegada Isabelle Conti afirma que a acusação pode se tornar em homicídio doloso (com intenção de matar) a qualquer momento, caso os depoimentos e o surgimento de evidências indiquem que a médica tinha consciência de que a falta de atendimento poderia causar a morte da criança.

“Eu não sou pediatra”

Ao chegar a delegacia nesta segunda-feira (12), Haydee não quis comentar o caso alegando que já tinha revelado tudo o que podia ao jornal Extra deste domingo (11). Ao Extra, a médica se defendeu das acusações e disse que, em sua visão, não negou o atendimento à criança.

“Isso não foi omissão de socorro, já que não era um caso grave (sic). O menino não faleceu imediatamente, morreu só depois de uma hora e meia. Eu não sou pediatra e nem neurologista e se tratava de uma criança muito pequena com quadro neurológico. Sem falar que eu estava muito estressada e sem condições psicológicas para atender. Naquele dia, eu nem ia para o plantão”, justificou.

O advogado que representa a família do menino Breno afirmou que eles entrarão com um processo contra o plano de saúde Unimed, contra a médica Haydée Marques, que teria se recusado a atender a criança, e contra a Cuidar, empresa terceirizada que faz o serviço de ambulância.

Segundo Gilson Moreira, ela deveria ser afastada do exercício da medicina pelos órgãos responsáveis.

“Ela é uma médica que deveria ter saído da ambulância, prestado auxílio, tirado a criança daquelas condições, levado pra UTI preparada pra essa finalidade e ser socorrida numa UTI de um hospital para que, efetivamente, ela pudesse ser socorrida”, explicou o advogado.

Ciberia // Rede GNI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …