Bebê morre depois de médica recusar atendimento no Rio

Paul Goyette / Wikimedia

-

Um bebê de um ano e meio, que sofria de uma doença neurológica, morreu na quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, depois de a médica que foi prestar socorro se recusar a fazê-lo porque supostamente já estava no fim do turno.

Segundo o jornal O Dia, Breno Rodrigues Duarte da Silva, o bebê vivia na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e estava com uma gastroenterite. Por isso, os pais decidiram chamar uma equipe médica para prestar auxílio.

A médica responsável se dirigiu ao condomínio, mas, ao contrário do que seria suposto fazer, não entrou no edifício e se recusou a prestar socorro à criança, que sofria de uma doença neurológica. A profissional alegou que já estava no fim do turno.

O sistema de vigilância da residência mostra a médica a chegar na ambulância, rasgar alguns papéis e ir embora. Uma hora e meia depois, o menino faleceu.

“Eu estava ligando de dez em dez minutos para saber da ambulância. Quando chegou, às 11h, meu filho já tinha morrido”, afirma Rhuana, a mãe da criança, ao G1.

“O sentimento é de tristeza porque a gente lutou pelo nosso filho que é especial. Foi um ano e meio lutando para que ele ficasse com a gente. E a gente vê o descaso de uma profissional que devia ter atendido e a gente perdeu nosso filho”, disse Felipe, pai do menino.

Ela simplesmente abandonou o atendimento, a técnica em enfermagem que acompanhava a ambulância tentou convencê-la a subir, mas ela ficou em frente ao prédio, como se tivesse em surto. Não posso dizer que ela se negou, porque ela pode dizer que passou mal, que aconteceu algo com ela. Ela tem que esclarecer. É uma situação que nos entristece muito”, afirmou Orlando Rubens Lisboa Corrêa, presidente da Cuidar, empresa que prestou o serviço.

Além disso, o responsável nega que a médica estivesse no fim do seu turno, revelando até que estava precisamente a começar. “Ela começou às sete da manhã o plantão. Se não era o primeiro, era o segundo atendimento dela. Estava próximo do condomínio e chegou com rapidez”, disse ao Dia, confirmando ainda que os documentos rasgados pela médica eram da solicitação do atendimento.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) já abriu um inquérito para apurar a assistência médica prestada à criança. A ”Cuidar Emergências Médicas” já enviou todas as informações sobre a profissional e o atendimento que não foi concluído. O Cremerj lamenta a morte do bebê e afirma que investigará minuciosamente o caso.

Entretanto, os pais já fizeram uma queixa na polícia, que também já abriu uma investigação para apurar as circunstâncias em que o bebê morreu depois de não ter sido socorrido. Os agentes analisaram as imagens das câmaras de segurança e disseram que há indícios dos crimes de homicídio culposo e supressão de documento.

O próximo passo das investigações será ouvir o porteiro do condomínio, o motorista da ambulância e a própria acusada.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …