Bebê morre depois de médica recusar atendimento no Rio

Paul Goyette / Wikimedia

-

Um bebê de um ano e meio, que sofria de uma doença neurológica, morreu na quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, depois de a médica que foi prestar socorro se recusar a fazê-lo porque supostamente já estava no fim do turno.

Segundo o jornal O Dia, Breno Rodrigues Duarte da Silva, o bebê vivia na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e estava com uma gastroenterite. Por isso, os pais decidiram chamar uma equipe médica para prestar auxílio.

A médica responsável se dirigiu ao condomínio, mas, ao contrário do que seria suposto fazer, não entrou no edifício e se recusou a prestar socorro à criança, que sofria de uma doença neurológica. A profissional alegou que já estava no fim do turno.

O sistema de vigilância da residência mostra a médica a chegar na ambulância, rasgar alguns papéis e ir embora. Uma hora e meia depois, o menino faleceu.

“Eu estava ligando de dez em dez minutos para saber da ambulância. Quando chegou, às 11h, meu filho já tinha morrido”, afirma Rhuana, a mãe da criança, ao G1.

“O sentimento é de tristeza porque a gente lutou pelo nosso filho que é especial. Foi um ano e meio lutando para que ele ficasse com a gente. E a gente vê o descaso de uma profissional que devia ter atendido e a gente perdeu nosso filho”, disse Felipe, pai do menino.

Ela simplesmente abandonou o atendimento, a técnica em enfermagem que acompanhava a ambulância tentou convencê-la a subir, mas ela ficou em frente ao prédio, como se tivesse em surto. Não posso dizer que ela se negou, porque ela pode dizer que passou mal, que aconteceu algo com ela. Ela tem que esclarecer. É uma situação que nos entristece muito”, afirmou Orlando Rubens Lisboa Corrêa, presidente da Cuidar, empresa que prestou o serviço.

Além disso, o responsável nega que a médica estivesse no fim do seu turno, revelando até que estava precisamente a começar. “Ela começou às sete da manhã o plantão. Se não era o primeiro, era o segundo atendimento dela. Estava próximo do condomínio e chegou com rapidez”, disse ao Dia, confirmando ainda que os documentos rasgados pela médica eram da solicitação do atendimento.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) já abriu um inquérito para apurar a assistência médica prestada à criança. A ”Cuidar Emergências Médicas” já enviou todas as informações sobre a profissional e o atendimento que não foi concluído. O Cremerj lamenta a morte do bebê e afirma que investigará minuciosamente o caso.

Entretanto, os pais já fizeram uma queixa na polícia, que também já abriu uma investigação para apurar as circunstâncias em que o bebê morreu depois de não ter sido socorrido. Os agentes analisaram as imagens das câmaras de segurança e disseram que há indícios dos crimes de homicídio culposo e supressão de documento.

O próximo passo das investigações será ouvir o porteiro do condomínio, o motorista da ambulância e a própria acusada.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …