Médico apaixonado por música usa a própria casa como escola de música para jovens em SC

O médico Luiz Felipe Nobre transformou a paixão pela música em um projeto social inspirador, no município de Palhoça, em Santa Catarina. Essa relação começou aos sete anos de idade e só ficou mais forte com o passar dos anos.

Nas aulas de música, ainda na infância, ele sonhava em ter seu próprio piano de calda. Mas, o sonho só virou realidade em 2014, quando um amigo trouxe para Luís um piano lá dos Estados Unidos. Ele colocou o instrumento na sua casa de praia, na Guarda do Embaú.

Não demorou muito para que as notas tocadas pelo médico chamassem a atenção dos vizinhos. E foi assim que seu projeto começou a ganhar forma. Ao perceber o interesse da vizinhança, ele abriu as portas e transformou o espaço numa escola de música. Os ensaios acontecem às segundas-feiras e sábados.

As aulas, de vários instrumentos, e não apenas de piano, são ministradas pelo professor de música Ricardo Vieir. Cerca de 35 aprendizes, entre crianças, adolescentes e adultos, participam do projeto – e cada um tem seu próprio instrumento, frutos de doações.

“Despertou em mim um momento de entrega. É um momento único de mãe e filho”, disse Maristela Nascimento, que acompanha a filha nas aulas, ao SC NO AR.

O projeto, que começou tímido, virou um instituto. O espaço reservado ao Instituto Casa Nobre ficou pequeno para tantos talentos. O médico espera viabilizar um local maior para o ano que vem. O terreno já existe, falta apenas levantar a estrutura. Até lá, as aulas seguem acontecendo na casa do médico Luiz.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Temer vai cortar R$ 1 bilhão do Fies para financiar segurança pública

O governo do presidente Michel Temer deve passar parte do investimento em educação à manutenção do Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). A medida provisória que destina recursos das loterias federais para o fundo representa …

49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e enviadas a abrigos nos EUA

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista à …

Encontrado artefato de ouro que identifica o "Titanic" do século XIX

O navio a vapor Pulaski, conhecido como o “Titanic do seu tempo”, naufragou em 1838, após uma explosão. Afundou em menos de uma hora, levando consigo cerca de um terço da tripulação. Agora, um grupo …

Instituto é criado para "defender" os homens da Lei Maria da Penha

A cidade de Samambaia fica há cerca de 20 quilômetros da capital federal e está prestes a receber o Instituto do Homem. Criado por um advogado que se defende de acusações de agressão, o espaço …

Espanha vai acabar com pedágios nas rodovias

O fim dos contratos de concessão das rodovias espanholas (com duração de 50 anos) terá como resultado a extinção de pedágios em diversas vias até 2021. Em entrevista ao El Pais, José Luís Ábalos, ministro do …

Câmara aprova texto-base do projeto que autoriza a Petrobras a negociar direitos do pré-sal

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (20), por 217 votos a 57 e 4 abstenções, o texto-base da proposta que permite à Petrobras transferir ou negociar até 70% dos campos da cessão onerosa do …

STJ restringe foro privilegiado de governadores

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (20) restringir sua competência para julgar casos relativos a governadores, desembargadores e outras autoridades, conforme previsto na Constituição. Com a decisão do tribunal, governadores …

Atentado com “bomba biológica” é impedido na Alemanha

A polícia judiciária alemã anunciou que a prisão, na semana passada, em Colonia, de um tunisiano impediu um atentado com uma “bomba biológica” com ricina, um veneno 6 mil vezes mais poderoso que o cianeto. “Houve, …

1 milhão de planetas habitáveis poderiam orbitar um buraco negro

De acordo com o astrofísico Sean Raymond, do Observatório de Bordéus, na França, um buraco negro supermaciço poderia, teoricamente, ter até 1 milhão de planetas potencialmente capazes de suportar vida orbitando suas proximidades.  Raymond calculou a …

Misterioso código 3D que os incas utilizavam para se comunicar é revelado

O Império Inca (1400-1532 dC) é uma das poucas civilizações antigas que falava em múltiplas dimensões. Em vez de palavras ou pictogramas, os incas utilizavam dispositivos de corda com nós, o quipo, para comunicarem complexas …