Brasileiro de 18 anos realiza sonho de estudar música na Suíça com ajuda de campanha na internet

(dv) Weslei Felix Ajarda / RPA

Weslei Felix Ajarda, de 18 anos, começou cedo na música. Aos três anos, o jovem de Porto Alegre já acompanhava seus pais, Luis Roberto e Rosane nas rodas de samba, onde toda a família se reunia. “Era contagiante e quando sobrava um instrumento, lá estava eu. O que eu queria era alguma forma de tocar junto”, conta ele.

Ele começou na brincadeira. Um dos seus primeiros instrumentos foi um violãozinho de plástico, de cinco reais, um presente de seu tio. Mas a paixão continuou e, aos sete anos, ele entrou na banda de uma igreja evangélica da comunidade. “Foi onde tive contato com a didática da música e comecei a aprender violão com um amigo. Aprendi em quatro meses e aí entrei para a banda”, relembra.

Em 2014, ele ingressou na Escola de Música da Ospa, graças à sua tia, que lhe mostrou uma nota de jornal. Ela lhe disse que a inscrição era gratuita e o incentivou a tentar.

“Eu nem sabia o que era, mas fui lá. Dizia que era para aprender música e fui. Fiz a inscrição achando que era para contrabaixo elétrico, que era o que eu estava tocando, mas cheguei lá e me deparei com o meu atual instrumento, o contrabaixo. Eu não sabia nem o que era aquilo”, explica.

Hoje, Weslei é uma das maiores revelações do contrabaixo acústico no Brasil.

Com muita determinação, ele continuou na escola até 2016, e com o apoio de família e amigos, fez o concurso para ingressar na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. “Achava que não ia dar nada, pois tinha pouco mais de dois anos de vivência com o meu instrumento. Mas fiz e venci em primeiro lugar. Aquilo marcou a minha vida”, conta.

Com isso, um de seus professores, o contrabaixista italiano Alberto Bocini, fez um convite para o Weslei: estudar na École de Musique de Genéve (Escola de Música de Genebra), na Suíça.

Mas para isso, ele precisava de cerca de R$ 52 mil, para custos com os seis primeiros meses de ensino e estadia na Suíça. Seus amigos e apoiadores lançaram uma campanha crowdfunding para tentar arrecadar o dinheiro.

Sob título Ajude o Weslei a Estudar na Suíça, a vaquinha virtual tinha como data limite 27 de agosto, dia do embarque para Genebra.

Weslei participou até do programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo para divulgar a luta pelo seu sonho. Não foi fácil, mas ele conseguiu: R$ 55 mil arrecadados! O jovem agora se prepara para uma jornada de três anos de estudos e ensinamentos.

“O que posso dizer é que tive um sonho com três anos e pessoas para me dar o suporte, a minha família. Aos 14 anos tive o sonho de vencer o concurso e tive alguém que meu deu o suporte, o meu professor. E esse número de pessoas começou a aumentar, hoje são mais de mil que me ajudam a tornar o meu sonho realidade”, relata Weslei.

“Percebi que não existe na vida barreiras que possam te impedir de algo, e nem dinheiro. Comecei a entender que o amor transforma a vida e te capacita a fazer mais, a fazer a diferença. Às vezes, a gente acha que é incapaz de mudar o mundo”, disse.

“Eu sou uma pessoa só, não posso mudar o mundo, mas as pessoas me ajudaram a mudar o meu mundo, a transformar a minha vida. E podem mudar a vida de outros tantos jovens que tem uma realidade parecida com a minha. E o futuro desses jovens depende muitas vezes de ti, de um ato teu”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …