Brasileiro de 18 anos realiza sonho de estudar música na Suíça com ajuda de campanha na internet

(dv) Weslei Felix Ajarda / RPA

Weslei Felix Ajarda, de 18 anos, começou cedo na música. Aos três anos, o jovem de Porto Alegre já acompanhava seus pais, Luis Roberto e Rosane nas rodas de samba, onde toda a família se reunia. “Era contagiante e quando sobrava um instrumento, lá estava eu. O que eu queria era alguma forma de tocar junto”, conta ele.

Ele começou na brincadeira. Um dos seus primeiros instrumentos foi um violãozinho de plástico, de cinco reais, um presente de seu tio. Mas a paixão continuou e, aos sete anos, ele entrou na banda de uma igreja evangélica da comunidade. “Foi onde tive contato com a didática da música e comecei a aprender violão com um amigo. Aprendi em quatro meses e aí entrei para a banda”, relembra.

Em 2014, ele ingressou na Escola de Música da Ospa, graças à sua tia, que lhe mostrou uma nota de jornal. Ela lhe disse que a inscrição era gratuita e o incentivou a tentar.

“Eu nem sabia o que era, mas fui lá. Dizia que era para aprender música e fui. Fiz a inscrição achando que era para contrabaixo elétrico, que era o que eu estava tocando, mas cheguei lá e me deparei com o meu atual instrumento, o contrabaixo. Eu não sabia nem o que era aquilo”, explica.

Hoje, Weslei é uma das maiores revelações do contrabaixo acústico no Brasil.

Com muita determinação, ele continuou na escola até 2016, e com o apoio de família e amigos, fez o concurso para ingressar na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. “Achava que não ia dar nada, pois tinha pouco mais de dois anos de vivência com o meu instrumento. Mas fiz e venci em primeiro lugar. Aquilo marcou a minha vida”, conta.

Com isso, um de seus professores, o contrabaixista italiano Alberto Bocini, fez um convite para o Weslei: estudar na École de Musique de Genéve (Escola de Música de Genebra), na Suíça.

Mas para isso, ele precisava de cerca de R$ 52 mil, para custos com os seis primeiros meses de ensino e estadia na Suíça. Seus amigos e apoiadores lançaram uma campanha crowdfunding para tentar arrecadar o dinheiro.

Sob título Ajude o Weslei a Estudar na Suíça, a vaquinha virtual tinha como data limite 27 de agosto, dia do embarque para Genebra.

Weslei participou até do programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo para divulgar a luta pelo seu sonho. Não foi fácil, mas ele conseguiu: R$ 55 mil arrecadados! O jovem agora se prepara para uma jornada de três anos de estudos e ensinamentos.

“O que posso dizer é que tive um sonho com três anos e pessoas para me dar o suporte, a minha família. Aos 14 anos tive o sonho de vencer o concurso e tive alguém que meu deu o suporte, o meu professor. E esse número de pessoas começou a aumentar, hoje são mais de mil que me ajudam a tornar o meu sonho realidade”, relata Weslei.

“Percebi que não existe na vida barreiras que possam te impedir de algo, e nem dinheiro. Comecei a entender que o amor transforma a vida e te capacita a fazer mais, a fazer a diferença. Às vezes, a gente acha que é incapaz de mudar o mundo”, disse.

“Eu sou uma pessoa só, não posso mudar o mundo, mas as pessoas me ajudaram a mudar o meu mundo, a transformar a minha vida. E podem mudar a vida de outros tantos jovens que tem uma realidade parecida com a minha. E o futuro desses jovens depende muitas vezes de ti, de um ato teu”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …