Médico sugere que Suécia pode se tornar 1.º país a se livrar do coronavírus

Simone Venezia / EPA

A Suécia pode ser o primeiro país a atingir imunidade de 60% a 70%, necessária para o fim da pandemia, comentou à Sputnik o imunologista e especialista nas mais perigosas infecções, Vladislav Zhemchugov.

Na Suécia, há muitos casos confirmados, mais poucas mortes.

“Acredito, que a Suécia será o primeiro país a atingir 60% a 70% de imunidade, não havendo simplesmente mais doentes, pois todos já se recuperarão da doença”, afirmou Zhemchugov.

Segundo o imunologista, as medidas que estão sendo tomadas são insuficientes para acabar com a pandemia, podendo apenas desacelerar sua propagação. A pandemia da COVID-19 não acabará até que 70% a 80% da população estejam imunes, adicionou.

“A pandemia vai desacelerar quando 60% ou mais atingirem imunidade. Depois de 70% a 80%, [a pandemia] será interrompida. E adoecerão aqueles que não tiveram contato [com coronavírus] durante este período. Sendo assim, não vale a pena esperar o fim da pandemia graças às medidas tomadas. Acredito que é possível esperar apenas uma desaceleração, que é o que está acontecendo agora”, afirmou Zhemchugov.

Quanto ao aumento no número de mortes pelo coronavírus, é preciso avaliar a relação entre as quantidades de mortes e de casos confirmados. Além disso, é importante considerar o número de testes realizados, segundo o médico.

“O critério principal da suficiência do sistema de saúde é, com certeza, o número de mortes. Por isso, o crescimento de casos confirmados é uma pressão sobre o sistema de saúde. Se o número de mortes aumentar, isso significa que o sistema de saúde não está conseguindo atender às necessidades, apresentando insuficiência”, disse especialista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …

França quer punir delito de "ecocídio"

Membros do governo francês anunciaram neste domingo (22/11) que pretendem promover uma projeto de lei para punir o "delito de ecocídio" com o objetivo de combater danos graves e intencionais ao meio ambiente, com previsão …

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo …

Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados. O esqueleto …

Como cientistas querem fazer 'viagem no tempo' por meio do olfato

Pinturas como a Mona Lisa atraem milhões de visitantes todos os anos a museus em todo o mundo. Imagine se, junto ao impacto visual da obra-prima de Leonardo da Vinci, eles também pudessem sentir o …

Companhias aéreas que voam para o Brasil em meio à pandemia

Maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Porém, algumas ainda têm voos programados. Veja a lista. Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido …

Mais de 500 pescadores contraem doença de pele misteriosa no Senegal

Mais de 500 pescadores foram infectados por um doença de pele misteriosa no Senegal após retornarem do mar, informou um oficial sênior de Saúde do governo nesta quinta-feira (19). Os homens, que vêm de diversas cidade …

Animais domésticos ou silvestres não transmitem Covid-19 na França, diz agência sanitária

Após a análise de novos dados científicos, a agência nacional de segurança sanitária da França (ANSES) atualizou nesta quinta-feira (19) o relatório publicado em abril de 2020 sobre o potencial de transmissão da Covid-19 por …