Médicos Sem Fronteiras são acusados de racismo institucional e supremacismo branco

Um grupo de mais de mil funcionários e ex-funcionários emitiu uma carta condenando as estruturas de racismo institucional e supremacismo branco dentro do Médicos Sem Fronteiras, organização sem fins lucrativos que promove cuidados de medicina a regiões afetadas por epidemias ou catástrofes humanitárias.

Tudo começou após um memorando do Médicos sem Fronteiras da Itália que recomendava aos seus funcionários evitar o uso do termo “racismo” e pedindo que utilizassem “todas as vidas importam” ao invés do “vidas negras importam”.

Então, ex-funcionários e atuais colaboradores do MsF decidiram se movimentar para criar um movimento denunciando a estrutura do racismo na organização. Segundo a carta assinada por mais de mil pessoas ligadas à entidade, o Médicos Sem Fronteiras reforça estruturas racistas e coloniais em seu modelo organizacional.

Assinam o documento diversas lideranças da organização, como Javid Abdelmoneim, chefe do conselho do MsF do Reino Unido, Agnes Musonda, presidenta do conselho nas regiões do sul do continente africano, e Florian Westphal, diretora administrativa do MsF na Alemanha.

Vale lembrar que a equipe do MsF conta com mais de 65000 pessoas trabalhando ao redor do mundo todo. Mais de 90% dos profissionais – enfermeiros, médicos, assistentes de logística, etc. – contratados pela ONG são das regiões afetadas. Entretanto, a maioria dos postos de poder dentro da instituição são ocupados por europeus.

São 5 centros de operação do MsF localizados na Europa e apenas um localizado no terceiro mundo. O centro foi aberto no ano passado, em Senegal.

“Esse momento de reconhecimento é importante, mas incrivelmente tardio. O real trabalho que precisa ser feito vai além da carta; é necessário reformar as estruturas de poder que tem machucado minorias e esse é um trabalho que poucos querem fazer nessa organização”, afirmou Shaista Aziz, ex-funcionária da organização ao The Guardian.

A direção do MsF, presidida por Christos Christou, afirmou que entende a carta e as críticas como um “catalisador” para mudanças na estrutura da organização que já eram previstas anteriormente e serão colocadas em prática o mais rápido possível.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …