Memorial judaico em Estrasburgo é derrubado em ato antissemita

Monumento marca o antigo local de uma sinagoga destruída por nazistas na Segunda Guerra. Autoridades municipais dizem que foi mais um ato de ódio a judeus, em meio a uma série de outros incidentes recentes na França.

O memorial judaico que marca o local da Antiga Sinagoga de Estrasburgo, destruída por nazistas na Segunda Guerra Mundial, foi alvo de um ataque antissemita durante a madrugada deste sábado (02/03), segundo informaram autoridades da cidade no leste da França.

Um novo incidente de antissemitismo em nossa cidade“, escreveu o vice-prefeito de Estrasburgo, Alain Fontanel, no Twitter, ao publicar uma imagem do grande monumento de mármore derrubado ao lado de sua antiga base. “Tristemente, a história se repete.”

Em entrevista a uma emissora local, o prefeito Roland Ries reforçou que se tratou claramente de um ato antissemita, provavelmente realizado por um grupo. O memorial “deve pesar 300 ou 400 quilos, ele não foi empurrado por uma única pessoa“, disse Ries.

A antiga Juventude Hitlerista – instituição obrigatória para jovens da Alemanha nazista, que se organizavam em grupos e milícias paramilitares – saqueou e incendiou a Antiga Sinagoga em setembro de 1940, três meses depois de as forças alemãs terem invadido a França e ocupado grande parte de seu território.

O monumento que marca seu antigo local fica perto de outro memorial, a chamada Avenida dos Justos, que homenageia aqueles que não seguiam a religião judaica, mas que ajudaram a salvar judeus durante a ocupação nazista na França.

“O local é, por si próprio, uma resposta a quem fez esse ato repulsivo, porque simboliza tanto as ações e horrores do regime nazista quanto o poder de resistência do povo francês”, escreveu o prefeito Ries no Facebook, antes de se dirigir ao memorial atacado. As autoridades locais informaram que estão trabalhando com a polícia para localizar os responsáveis pelo incidente o mais rápido possível.

Estrasburgo é a capital da região francesa do Grande Leste, antiga Alsácia. Muito próximo à fronteira com a Alemanha, é também sede do Parlamento Europeu. A região já havia sido alvo de incidentes antissemitas em 19 de fevereiro, quando 96 lápides de um cemitério judaico foram pichadas com suásticas e frases contra judeus no vilarejo de Quatzenheim, próximo a Estrasburgo.

Os casos se somam a uma série de ataques de antissemitismo que vêm sendo registrados na França. Em fevereiro, suásticas foram pichadas em caixas de correios que exibiam o rosto da sobrevivente do Holocausto Simone Veil, uma das personalidades políticas mais reverenciadas do país.

Em outro caso, a palavra Juden foi escrita em letras amarelas na fachada de uma padaria judaica em Paris, em clara referência ao passado nazista. O memorial ao judeu Ilan Halimi, morto em 2006 aos 23 anos após ser sequestrado e torturado, também foi profanado.

Recentemente, os chamados “coletes amarelos”, que ganharam fama ao realizar uma série de protestos contra o governo do presidente Emmanuel Macron, vêm sendo acusados de antissemitismo. Um homem foi preso após uma enxurrada de declarações de ódio contra o filósofo judeu Alain Finkielkraut durante uma dessas manifestações.

A França é o país europeu que abriga a maior população judaica do continente, com cerca de 550 mil pessoas. Dados do governo apontam que as ofensas contra judeus aumentaram quase 74% no país em 2018, saltando de 311 em 2017 para 541 no ano passado. Diante da situação, o governo de Macron anunciou, no mês passado, medidas para combater o antissemitismo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …