Buda “cubista” com 700 anos está sendo engolido por árvores

Mathew Browne / Historic Photographer of the Year

Com formas geométricas, o rosto de Buda lembra uma pintura cubista

Um rosto se destaca através de uma cortina de raízes. Seu olhar é sonolento, tranquilo e aparenta estar lutando contra o lento fechar de pálpebras de pedra. Apesar da presença claustrofóbica da vegetação por todas as partes, um sorriso leve e fossilizado sobrevive na escuridão.

Capturada em preto e branco, essa imagem de fios e pedra – de sombras retorcidas e luzes entalhadas – é estranhamente tocante. A imagem, tirada pelo fotógrafo de viagem Mathew Browne, foi selecionada para o Prêmio de Melhor Fotografia de História do Ano, cujos vencedores foram anunciados recentemente.

Browne encontrou a cabeça encravada na vegetação durante uma visita ao templo budista Wat Mahathat, construído no centro da Tailândia no século 14, saqueado em 1767 pelo exército birmanês e deixado em ruínas.

O mais fascinante é a sensação de apagamento gradual que parece se acentuar diante de nós – da natureza erradicando cada traço deixado pelo antigo escultor que criou a estátua do Buda há quase 700 anos atrás.

A foto de Mathew Browne vibra com a mesma pungência sentida em um cemitério quando os nomes gravados nas lápides vão sendo apagados com o tempo, escondidos por trás de camadas de teias de aranha e musgo. Mas, mesmo com toda essa melancolia, há uma resiliência curiosa no semblante do Buda.

Olhe mais uma vez para a expressão impenetrável de sabedoria – a estátua parece chegar a um equilíbrio inesperado com as raízes, como se revigorada pela força vital que a embala. De repente, essa relíquia não parece tão ameaçada pelas árvores, mas cuidadosamente esculpida por elas.

Suspenso em um quebra-cabeça de dobras geométricas e sombras acotoveladas, o rosto de Buda que parece uma máscara com uma mandíbula angular e um nariz bem definido. Mais que isso, parece uma obra cubista, como se estivesse prestes a se dissolver na densidade das formas que a cercam.

A visão pioneira de Paul Cézanne foi central no surgimento do Cubismo no começo do século 20. Especialmente um conjunto de obras de mulheres nuas tomando banho em um rio, que inspirou pós-impressionistas durante sua vida mas, que só foram exibidos após a sua morte, em 1906, e inflamaram as imaginações de Pablo Picasso e Georges Braque.

Inspirado pela habilidade de Cézanne de cristalizar a carne em pedras esculpidas e petrificar a atmosfera em torno de suas figuras em algo mais ousado e palpável, Picasso começou a se aventurar em novos experimentos.

Entre seus primeiros trabalho que devem a Cézanne está o retrato do negociante de arte Ambroise Vollard, que admirava o trabalho de ambos os artistas e ajudou a promover Paul Gauguin e Vincent van Gogh.

Pela visão de Picasso, o mundo se torna nem orgânico nem inorgânico, mas uma vibração de ritmos. Tudo acaba entregue a essa energia subjacente.

A visão fragmentada da pintura de Picasso e o Buda na foto de Browne habitam um espaço compartilhado onde carne e pedra são invocadas em nós de escuridão luminosa e luzes sombreadas.

(dr) Pushkin Museum, Moscou, Russia / Bridgeman Images

No Retrato de Ambroise Vollard (1910), Picasso pintou o negociador de arte em lascas, fragmentando seu rosto (à direita)

Postos um ao lado do outro, a foto da escultura da Tailândia e o retrato de Ambroise Vollard parecem uma boa combinação. As duas imagens oferecem uma sensibilidade de que todas as coisas, quer estejam vivas ou inertes – enraizadas ou esculpidas – são aspectos de um padrão mais profundo.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …