Buda “cubista” com 700 anos está sendo engolido por árvores

Mathew Browne / Historic Photographer of the Year

Com formas geométricas, o rosto de Buda lembra uma pintura cubista

Um rosto se destaca através de uma cortina de raízes. Seu olhar é sonolento, tranquilo e aparenta estar lutando contra o lento fechar de pálpebras de pedra. Apesar da presença claustrofóbica da vegetação por todas as partes, um sorriso leve e fossilizado sobrevive na escuridão.

Capturada em preto e branco, essa imagem de fios e pedra – de sombras retorcidas e luzes entalhadas – é estranhamente tocante. A imagem, tirada pelo fotógrafo de viagem Mathew Browne, foi selecionada para o Prêmio de Melhor Fotografia de História do Ano, cujos vencedores foram anunciados recentemente.

Browne encontrou a cabeça encravada na vegetação durante uma visita ao templo budista Wat Mahathat, construído no centro da Tailândia no século 14, saqueado em 1767 pelo exército birmanês e deixado em ruínas.

O mais fascinante é a sensação de apagamento gradual que parece se acentuar diante de nós – da natureza erradicando cada traço deixado pelo antigo escultor que criou a estátua do Buda há quase 700 anos atrás.

A foto de Mathew Browne vibra com a mesma pungência sentida em um cemitério quando os nomes gravados nas lápides vão sendo apagados com o tempo, escondidos por trás de camadas de teias de aranha e musgo. Mas, mesmo com toda essa melancolia, há uma resiliência curiosa no semblante do Buda.

Olhe mais uma vez para a expressão impenetrável de sabedoria – a estátua parece chegar a um equilíbrio inesperado com as raízes, como se revigorada pela força vital que a embala. De repente, essa relíquia não parece tão ameaçada pelas árvores, mas cuidadosamente esculpida por elas.

Suspenso em um quebra-cabeça de dobras geométricas e sombras acotoveladas, o rosto de Buda que parece uma máscara com uma mandíbula angular e um nariz bem definido. Mais que isso, parece uma obra cubista, como se estivesse prestes a se dissolver na densidade das formas que a cercam.

A visão pioneira de Paul Cézanne foi central no surgimento do Cubismo no começo do século 20. Especialmente um conjunto de obras de mulheres nuas tomando banho em um rio, que inspirou pós-impressionistas durante sua vida mas, que só foram exibidos após a sua morte, em 1906, e inflamaram as imaginações de Pablo Picasso e Georges Braque.

Inspirado pela habilidade de Cézanne de cristalizar a carne em pedras esculpidas e petrificar a atmosfera em torno de suas figuras em algo mais ousado e palpável, Picasso começou a se aventurar em novos experimentos.

Entre seus primeiros trabalho que devem a Cézanne está o retrato do negociante de arte Ambroise Vollard, que admirava o trabalho de ambos os artistas e ajudou a promover Paul Gauguin e Vincent van Gogh.

Pela visão de Picasso, o mundo se torna nem orgânico nem inorgânico, mas uma vibração de ritmos. Tudo acaba entregue a essa energia subjacente.

A visão fragmentada da pintura de Picasso e o Buda na foto de Browne habitam um espaço compartilhado onde carne e pedra são invocadas em nós de escuridão luminosa e luzes sombreadas.

(dr) Pushkin Museum, Moscou, Russia / Bridgeman Images

No Retrato de Ambroise Vollard (1910), Picasso pintou o negociador de arte em lascas, fragmentando seu rosto (à direita)

Postos um ao lado do outro, a foto da escultura da Tailândia e o retrato de Ambroise Vollard parecem uma boa combinação. As duas imagens oferecem uma sensibilidade de que todas as coisas, quer estejam vivas ou inertes – enraizadas ou esculpidas – são aspectos de um padrão mais profundo.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …