O menor computador do mundo cabe na ponta de um grão de arroz

(dr) Universidade de Michigan

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apresentaram o novo menor computador do mundo: a máquina tem apenas um décimo do tamanho da antiga recordista, fabricada pela IBM.

Em março deste ano, a IBM roubou o troféu da Universidade de Michigan, com a criação de um computador que tinha o tamanho de um grão de sal grosso. Não satisfeita, a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, não baixou os braços perante a rivalidade e conseguiu, de novo, criar o menor computador do mundo.

Agora, o menor computador do mundo tem apenas 0,3 mm de espessura, sendo muito menor do que a ponta de um grão de arroz, adianta o CanalTech.

David Blaauw, pesquisador da universidade norte-americana, explica que para uma máquina ser classificada como um computador, deve manter os dados de programação sem que seja alimentada por um dispositivo externo. No entanto, tanto o projeto da IBM como o da Universidade de Michigan não cumprem esse requisito, já que perdem os dados quando são desconectados da energia.

Ainda assim, o especialista acrescenta que essa é apenas uma questão de opinião no que toca à categorização dessas máquinas como “computadores“, isto porque, na verdade, apesar de precisarem de uma fonte de energia externa, as criações contam com RAM, energia fotovoltaica, receptores e transmissores sem fio.

Além disso, por ser minúsculo, o computador microscópico não pode ter antenas de rádio normais. Em vez disso, esse aparelho faz a transferência de dados através de uma luz visível fornecida por uma base, que faz também a alimentação da energia.

Os pesquisadores da Universidade de Michigan acreditam que esse pequeno mas poderoso computador pode ser útil na medição de temperatura na área oncológica, onde pode ser utilizada para solucionar questões sobre calor em tumores.

“Quando criamos nosso sistema milimétrico não sabíamos exatamente para que seria útil. Mas, uma vez publicado, começamos a receber dezenas e dezenas de sugestões”, disse Blaauw.

O certo é que, independente de poderem ser chamados de computadores ou não, esses nanodispositivos podem vir a ter usos muito amplos e extremamente úteis, especialmente na área da medicina, na qual os sensores de precisão não-obstrutivos podem ajudar na descoberta de novas informações sobre doenças.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …