Cápsula da SpaceX se acopla com sucesso na Estação Espacial Internacional

SpaceX

Acoplagem da cápsuila Crew Dragon, da SpaceX, à ISS (conceito artístico)

A cápsula não tripulada da SpaceX, cujo objetivo é testar o envio de voos comerciais espaciais com pessoas, se acoplou com sucesso neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo confirmou a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Acoplamento confirmado! Depois de 18 órbitas da Terra desde o seu lançamento, a nave espacial Crew Dragon se uniu com sucesso à ISS com um ‘acoplamento suave’ às 5h51 (7h51 em Brasília) enquanto a estação orbitava sobre o norte da Nova Zelândia”, explicou a Nasa no Twitter.

Como estava previsto, a Crew Dragon, que foi lançada ontem de Cabo Canaveral (EUA), chegou à ISS com cerca de 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na estação espacial.

“A capsula de SpaceX se acoplou na ISS!”, acrescentou a Nasa em outro tweet, no qual destacou que esta é a “primeira vez” que uma nave espacial construída com fins comerciais e projetada para uma tripulação atinge tal feito.

A Crew Dragon permanecerá acoplada à estação espacial durante cinco dias, até a próxima sexta-feira, quando começará sua viagem de volta à Terra, onde deve cair no Oceano Atlântico por volta das 13h45 de Brasília.

Se tudo correr como o previsto, em abril a SpaceX fará um novo teste de voo para experimentar um sistema de emergência e, meses mais tarde, provavelmente em julho, transportará pela primeira vez dois astronautas da Nasa para a estação espacial, onde permanecerão duas semanas.

O objetivo da Demo Mission-1 (DM-1), que é um “voo de teste sem tripulação a bordo”, é demonstrar a capacidade da SpaceX para viajar de forma “segura e confiável para e a partir da ISS”, como parte do programa de tripulação comercial da Nasa, segundo a companhia aeroespacial fundada por Elon Musk.

“Estamos liderando no espaço de novo”, ressaltou ontem no Twitter o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que parabenizou a Nasa e a SpaceX pelo lançamento bem-sucedido.

A missão deixa os EUA “mais um passo perto do lançamento de astronautas americanos ao espaço, a partir do território americano em foguetes de fabricação americana”, acrescentou o vice-presidente Mike Pence.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …