Infantino quer Copa do Mundo com 40 seleções e 2 vagas a mais para a África

drabikpany / Flickr

Gianni Infantino, presidente da FIFA

Gianni Infantino, presidente da FIFA

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou nesta quinta-feira que deseja ampliar para 40 o número de seleções participantes da Copa do Mundo e que pelo menos duas delas representem países da África.

“A África tem um papel muito importante no futebol e se beneficiará dos programas de investimento. Devemos empreender ações que permitam a África ocupar o lugar que merece no mundo do futebol”, disse Gianni Infantino.

“É meu desejo que em um Mundial de 40 equipes haja pelo menos duas vagas mais para a África e a confederação do continente deve apoiar a Fifa para tornar isso possível”, acrescentou o presidente da Fifa.

As declarações foram dadas pelo dirigente no Congresso Extraordinário da Confederação Africana de Futebol (CAF) no Cairo, onde Infantino também afirmou que o “vento das reformas está soprando e com o apoio de todos estará no bom caminho”.

Acompanhado da secretária-geral da Fifa, a senegalesa Fatma Samoura, Infantino presidiu a reunião na qual a CAF elegerá dois de seus representantes no novo Conselho da Fifa que substituirá o atual Comitê Executivo.

Além disso, foram aprovadas mudanças no estatuto do órgão para adequá-los aos da entidade máxima do futebol mundial.

Os dois representantes eleitos pela CAF hoje são o vice-presidente da entidade, Almamy Kabele (Guiné), e o atual membro do Comitê Executivo da Fifa, Kwesi Nyantakyi (Gana).

Eles se unirão no novo conselho ao presidente da CAF, Issa Hayatou (Camarões), além de Hani Abo Rida (Egito), Constant Omari (República Democrática do Congo), Tareq Bouchamaoui (Tunísia) e Lydia Nsekera (Burundi).

O presidente da CAF, Issa Hayatou, também tomou a palavra para expressar seu sonho de ver uma equipe da África campeã mundial e também para lembrar o 60º aniversário da confederação em 2017.

“Será um ano que marcará o começo de uma nova etapa para suas competições e oferecerá o contexto para um impulso decisivo. Não tenho nenhuma dúvida que juntos, unidos como sempre estivemos, seremos capazes de enfrentar os desafios do futuro”, disse.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …