Mês de novembro foi mais quente já registrado, diz serviço da UE

Desde início dos registros do serviço europeu Copernicus, em 1979, nenhum mês de novembro foi tão quente no mundo quanto o de 2020.

O último mês de novembro foi o mais quente já registrado no mundo, afirmou nesta segunda-feira (07/12) o serviço de monitoramento por satélite da União Europeia (UE), o Copernicus Climate Change Service (C3S), iniciado em 1979.

As análises do monitoramento das temperaturas da superfície e do ar indicaram que o mês de novembro de 2020 foi 0,8 grau Celsius mais quente do que a média de 30 anos registrada entre 1981 e 2010, além de 0,1 grau Celsius mais quente do que o recorde anterior, estabelecido em novembro de 2016.

Na Europa, a temperatura foi 0,2 grau mais elevada do que em novembro de 2015, que até agora era o recorde de calor no 11º mês do ano. Em comparação com a à média dos meses de novembro do período 1981-2010, a temperatura na Europa foi 2,2 graus superior.

Além disso, o serviço de monitoramento Copernicus apresentou um dado ainda mais significativo quando analisado todo o outono boreal: entre setembro e novembro, as temperaturas na Europa foram 1,9 grau Celsius acima do período de referência e 0,4 grau Celsius acima da temperatura média registrada em 2006, que apresentava o até então mais quente outono boreal já registrado.

“Esses registros são consistentes com a tendência de aquecimento de longo prazo do clima global”, disse o diretor do C3S, Carlos Buontempo. “Os formadores de políticas que priorizam a mitigação de riscos climáticos devem ver esses registros como sinais de alarme e considerar mais seriamente do que nunca a melhor forma de cumprir os compromissos internacionais estabelecidos no Acordo de Paris de 2015.”

O Acordo de Paris, que completa cinco anos neste mês de dezembro, estabelece que os países devem assegurar que o aumento da temperatura global média fique abaixo de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais até 2100. No entanto, pesquisadores preveem que a Terra caminha para uma temperatura média de cerca de 3 graus Celsius mais alta no final deste século.

Biden sinaliza volta dos EUA ao Acordo de Paris

Na semana passada, a Organização Meteorológica Mundial disse que 2020 está a caminho de ficar entre os três anos mais quentes já registrados. Anteriormente, os pesquisadores esperavam que 2020 pudesse apresentar uma leve contenção na tendência de aumento de temperaturas, porque o fenômeno climático La Niña, que se manifestou este ano, usualmente causa um breve resfriamento.

Ativistas de todo o mundo acusam a comunidade internacional de não fazer o suficiente em relação ao clima do planeta. Na semana passada, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos aceitou pela primeira vez dar continuidade a um processo de cunho climatológico.

Seis crianças e adolescentes de Portugal entraram com uma ação contra os 27 Estados-membros da União Europeia e outros seis países europeus. Os jovens acusam os países de terem agravado a crise climática e de colocarem o futuro de sua geração em risco. Eles esperam que o tribunal obrigue os países a tomarem medidas mais eficazes contra as mudanças climáticas. Os países têm até fevereiro para responderem às acusações.

No final de novembro, o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, nomeou o ex-secretário de Estado dos EUA John Kerry como chefe da política climática – um cargo que será inserido no Conselho Nacional de Segurança – e sinalizou que buscará reverter a saída americana do Acordo de Paris.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sangue humano é encontrado em máscara funerária de civilização antiga do Peru

Um grupo de pesquisadores do Projeto Arqueológico Sicán, no Peru, descobriu vestígios de sangue humano e proteína de ovo de ave em uma máscara funerária de ouro de mil anos. O objeto pertence à civilização Lambayeque, …

Ebrahim Raisi

Irã anuncia retomada de negociações sobre acordo nuclear

Conversas sobre salvação do pacto assinado em 2015 estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, gerando preocupação internacional. O Irã anunciou nesta quarta-feira (27/10) que vai retomar até o final …

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …