De acordo com cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão, foi confirmado o primeiro caso, em 15 anos, de um meteorito que atingiu um edifício no país. O meteorito tem mais de 4 bilhões de anos.
Batizado de “Meteorito de Komaki“, a rocha espacial é do tamanho de uma mão e pesa cerca de 550 gramas. O nome dado ao pequeno meteorito é uma alusão à cidade do centro do Japão, onde foi encontrado por um morador depois de o objeto ter entrado pelo telhado da sua casa.
O meteorito caiu no dia 26 de setembro na cidade japonesa e, desde essa data, tem sido analisado por cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão para determinar sua origem e composição.
Nas análises, os cientistas confirmaram que a rocha proveio do espaço e teria cerca de 4,6 bilhões de anos – algo similar à idade do Sistema Solar.
De acordo com os relatórios desse dia, mais de 100 pessoas teriam visto o “Komaki” em cidades tão longínquas quanto Chicago e Ohio.
O último caso de um meteorito que caiu sobre um edifício no Japão remonta a 2003, em Hiroshima, no oeste do país nipônico.
Até o momento, foram detectados 52 meteoritos no arquipélago japonês reconhecidos pela Meteoritical Society – organização internacional de referência na matéria.
O Meteorito de Komaki será enviado para essa organização, sediada nos Estados Unidos, para que seja incluída no espólio global de corpos celestes que caíram no planeta Terra.