Uma equipe de pesquisadores da Associação de Astronomia descobriu em Chaco, na Argentina, o segundo maior meteorito do mundo, que pesa aproximadamente 30 toneladas.
De acordo com a agência EFE, a descoberta do meteorito aconteceu perto da cidade de Gancedo, na região de Campo de Cielo, que recebeu uma chuva de asteroides metálicos há cerca de 4 mil anos.
Mario Vesconi, presidente da associação, se afirma surpreendido com o tamanho do fragmento descoberto, afirmando que superou as expectativas das pesquisas que foram realizadas nos últimos meses na região.
“Estamos numa área promissora, mas difícil de trabalhar, e nunca achamos que o meteorito fosse superar as 30 toneladas. Nos próximos dias, o peso será verificado com outra balança para certificar os dados iniciais”, afirmou.
Os pesquisadores chegaram ao local na sexta-feira e trabalharam nas tarefas de escavação até domingo.
Segundo Vesconi, os trabalhos complicaram-se por conta da grande quantidade de água que havia no local onde estava o meteorito.
A província de Chaco tem agora dois dos três maiores meteoritos do mundo, os dois abaixo do meteorito Hoba, achado na Namíbia, que ultrapassa as 66 toneladas – o maior alguma vez encontrado.
No entanto, segundo dados da Associação da Astronomia de Chaco, até agora os pesquisadores recuperaram apenas 35% dos meteoritos que caíram na região.
Mario Vesconi já solicitou ao governo da região que se comprometa na investigação da área para poder recuperar todos os fragmentos dos corpos celestes.
BZR, ZAP