Millicent Fawcett será a primeira mulher a ter uma estátua na Praça do Parlamento, em Londres

Millicent Fawcett, uma das mulheres que mais se destacou na luta pelo direito das mulheres britânicas, será homenageada com uma estátua na Praça do Parlamento, em Londres, destaca o The Independent. A iniciativa marca o centenário do direito ao voto ganho pelas mulheres.

A estátua, a primeira de uma mulher neste local emblemático, será erguida cem anos depois do “Representation of the People Act 1918”, que foi introduzido no Parlamento britânico graças à luta destas mulheres.

A autorização para avançar com a estátua chegou nesta terça-feira (19) através do prefeito de Londres, Sadiq Khan, que afirmou: a estátua “já veio tarde”.

“Queremos que esta estátua mostre a força e a determinação das mulheres que dedicaram suas vidas a lutar pelo sufrágio feminino e que inspire as gerações seguintes“, afirmou o prefeito, citado pelo jornal britânico.

A estátua ficará a cargo da artista Gillian Wearing, vencedora do Prêmio Turner, e mostrará a sufragista segurarando um cartaz onde se lê “a coragem chama a coragem em todos os lugares”, baseada em um discurso proferido por Fawcett depois da morte da colega Emily Wilding Davidson, morta por um cavalo, no Derby de Epsom, quando tentava chamar a atenção para a causa do direito ao voto.

Wikimedia

A sufragista britânica Millicent Fawcett

Fawcett será representada com 50 anos de idade, altura em que a National Union of Women’s Suffrage Societies foi fundada, apesar do seu primeiro discurso ter sido apenas com 22 anos.

A campanha para construir a estátua começou em maio de 2016, quando a ativista Caroline Criado-Perez percebeu que na praça existiam onze estátuas, mas que eram todas de homens. Foi então que criou uma petição, que recebeu mais de 85 mil assinaturas, entre as quais a da atriz Emma Watson e da escritora JK Rowling.

A ativista, que também lutou para que a escritora inglesa Jane Austen aparecesse nas notas de dez, diz estar “muito emocionada” com a decisão.

Estou emocionada em saber que recebemos a autorização para instalar não só a primeira estátua de uma mulher na Praça do Parlamento, mas também a primeira estátua criada por uma mulher”, afirmou.

Os nomes das outras mulheres que lutaram pelo direito ao voto no Reino Unido serão gravados na base da estátua.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …