Estátua de escravocrata jogada no rio é substituída por manifestante do Black Lives Matter

Neil Hall / EPA

A estátua do escravocrata que foi derrubada em Bristol, no Reino Unido, foi finalmente substituída por uma manifestante do Black Lives Matter.

O artista Marc Quinn decidiu esculpir o punho erguido de Jen Reid, ativista que participou das manifestações que levaram à queda da homenagem a um dos maiores traficantes de escravizados do Reino Unido, Edward Colston.

Erguida sobre o mesmo pedestal em que estava o traficante de seres humanos, a estátua ‘Um Rompante de Poder (Jen Reid) 2020’ foi instalada provisoriamente e pode ficar de maneira permanente como um símbolo da revolta do povo preto contra o racismo no Reino Unido.

“Um amigo meu me mostrou uma foto de Jen sobre o plinto em Bristol com seu punho erguido, o símbolo do Black Power. Meu primeiro pensamento foi ‘como essa imagem é incrível’ e logo decidi fazer uma escultura dela, no momento em que vi a foto. É uma imagem muito poderosa, de um movimento que precisa ser materializado para sempre. Eu falei com ela pelas redes sociais para discutir a ideia da escultura e ela topou colaborar”, contou Quinn à Evening Standard.

A antiga estátua, em que Edward Colston era homenageado, era um dos maiores símbolos de opressão em Bristol. O homenageado foi um dos maiores traficantes de seres humanos da África para as colônias do Império Britânico e um dos maiores opositores à abolição da escravidão no Parlamento Inglês. Sua riqueza foi construída em cima do sofrimento de milhares de pessoas. A resposta dos manifestantes de Bristol foi essa aqui:

Depois das manifestações na cidade portuária britânica, uma onda de protestos contra estátuas que homenageavam racistas e genocidas aconteceu: Leopoldo II, da Bélgica, responsável pelo genocídio de mais de 10 milhões de africanos, teve uma estátua retirada em Bruxelas. Diversas estátuas de Cristóvão Colombo foram retiradas nos EUA.

Jen também contou sua história e suas visões sobre a estátua que carrega seu nome e sua imagem em um comunicado oficial: “Essa estátua é sobre as crianças pretas se vendo no topo. É algo para se sentir orgulho, é sobre pertencimento, porque de fato nós merecemos esse espaço e não iremos a lugar algum.”

“Quando subi no pedestal, meus pensamentos foram diretamente para as pessoas escravizadas que morreram na mão de Colston e que lhe deram riqueza. Eu queria dar poder a George Floyd, queria dar poder as pessoas pretas como eu que sofreram com a injustiça e a desigualdade. Uma onda de poder para todos eles. Essa escultura é importante: é uma maneira de continuar a árdua jornada pela justiça racial e pela igualdade, porque as vidas negras continuam importando”, afirmou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …