Estátua de escravocrata jogada no rio é substituída por manifestante do Black Lives Matter

Neil Hall / EPA

A estátua do escravocrata que foi derrubada em Bristol, no Reino Unido, foi finalmente substituída por uma manifestante do Black Lives Matter.

O artista Marc Quinn decidiu esculpir o punho erguido de Jen Reid, ativista que participou das manifestações que levaram à queda da homenagem a um dos maiores traficantes de escravizados do Reino Unido, Edward Colston.

Erguida sobre o mesmo pedestal em que estava o traficante de seres humanos, a estátua ‘Um Rompante de Poder (Jen Reid) 2020’ foi instalada provisoriamente e pode ficar de maneira permanente como um símbolo da revolta do povo preto contra o racismo no Reino Unido.

“Um amigo meu me mostrou uma foto de Jen sobre o plinto em Bristol com seu punho erguido, o símbolo do Black Power. Meu primeiro pensamento foi ‘como essa imagem é incrível’ e logo decidi fazer uma escultura dela, no momento em que vi a foto. É uma imagem muito poderosa, de um movimento que precisa ser materializado para sempre. Eu falei com ela pelas redes sociais para discutir a ideia da escultura e ela topou colaborar”, contou Quinn à Evening Standard.

A antiga estátua, em que Edward Colston era homenageado, era um dos maiores símbolos de opressão em Bristol. O homenageado foi um dos maiores traficantes de seres humanos da África para as colônias do Império Britânico e um dos maiores opositores à abolição da escravidão no Parlamento Inglês. Sua riqueza foi construída em cima do sofrimento de milhares de pessoas. A resposta dos manifestantes de Bristol foi essa aqui:

Depois das manifestações na cidade portuária britânica, uma onda de protestos contra estátuas que homenageavam racistas e genocidas aconteceu: Leopoldo II, da Bélgica, responsável pelo genocídio de mais de 10 milhões de africanos, teve uma estátua retirada em Bruxelas. Diversas estátuas de Cristóvão Colombo foram retiradas nos EUA.

Jen também contou sua história e suas visões sobre a estátua que carrega seu nome e sua imagem em um comunicado oficial: “Essa estátua é sobre as crianças pretas se vendo no topo. É algo para se sentir orgulho, é sobre pertencimento, porque de fato nós merecemos esse espaço e não iremos a lugar algum.”

“Quando subi no pedestal, meus pensamentos foram diretamente para as pessoas escravizadas que morreram na mão de Colston e que lhe deram riqueza. Eu queria dar poder a George Floyd, queria dar poder as pessoas pretas como eu que sofreram com a injustiça e a desigualdade. Uma onda de poder para todos eles. Essa escultura é importante: é uma maneira de continuar a árdua jornada pela justiça racial e pela igualdade, porque as vidas negras continuam importando”, afirmou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação …

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na …

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …