Missão secreta da SpaceX a mando do governo dos EUA pode ter fracassado

O lançamento do Falcon 9 correu (aparentemente) bem. No entanto, há rumores que dão o satélite secreto Zuma, dos EUA, como perdido.

A SpaceX lançou, no domingo passado, o foguete Falcon 9, que levava um satélite secreto do governo dos EUA a órbita terrestre – o Zuma. Aparentemente, o lançamento foi bem sucedido. No entanto, na segunda-feira (7), começaram a surgir rumores de que o satélite teria deixado de funcionar, depois de o Falcon 9 ter pousado em Cape Canaveral.

De acordo com a Bloomberg, o satélite caiu em direção à Terra e entrou em combustão na atmosfera. Contudo, ninguém parece saber ao certo o que é feito dele.

Nem a empresa de Elon Musk nem a Northrop Grumman, fabricante do satélite, confirmaram se a missão secreta teria sido cumprida.

Ainda assim, em declarações ao The Verge, a SpaceX disse que as “análises dos dados indicam que o Falcon 9 teve um desempenho satisfatório“. Já a Northrop Grumman disse que não comenta “missões confidenciais”.

As informações das empresas contradizem a informação da Bloomberg, que relata que a parte superior do Falcon 9 falhou e que o satélite não se separou do foguete, como era esperado.

Segundo o Observador, o registro do satélite norte-americano USA 280 no catálogo da space-track.org depois do lançamento também levantou dúvidas. Provavelmente, alguém do Comando Estratégico do Centro de Operações Espacial adicionou o Zuma ao catálogo após ter completado uma órbita.

No entanto, isso não significa que o Zuma ainda esteja em órbita ou que tenha se separado do Falcon 9 que, segundo o astrônomo Jonathan McDowell, sairia de órbita passada uma volta e meia à Terra.

Para aumentar o clima de instabilidade em relação ao que se sabe (ou se pensa saber) sobre o lançamento do Falcon 9, segundo a Wired, a SpaceX usa sempre seu próprio hardware, mas, na missão Zuma, o adaptador de carga foi fornecido pela própria construtora do satélite.

O que aconteceu permanecerá uma incógnita. Dada a confidencialidade da missão dos EUA, é pouco provável que se venha saber algo sobre o paradeiro de Zuma.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coágulos sanguíneos em “quase todos os órgãos” de pacientes que morrem de Covid-19

Pesquisas de autópsias em pacientes com Covid-19 mostraram coágulos sanguíneos presentes não exclusivamente nos pulmões, mas sim em “quase todos os órgãos”, afirmou uma patologista da Universidade de Nova York à CNN na última semana. A …

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado da Polónia, Andrzej Duda, venceu as presidenciais deste domingo. Segundo os dados oficiais da comissão eleitoral que se baseiam nos resultados de 99,97% das mesas de voto. Uma segunda volta renhida, …

Com mais de 35 mil mortes pela COVID-19, México passa Itália em óbitos causados pela doença

O México chegou neste domingo (12) a marca de mais de 35.000 mortes causadas pela COVID-19, tornando-se o quarto país do mundo com mais óbitos provocados pela doença. Anteriormente, a Itália era quarta nação do mundo …

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é efetivado na Funarte

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, foi efetivado como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) nesta segunda-feira (13/07), após ocupar o cargo interinamente por mais de dois meses. A decisão, publicada …

Espanha determina confinamento em parte da Catalunha, enquanto focos de Covid-19 aumentam no mundo

Autoridades da Catalunha (nordeste da Espanha) ordenaram neste domingo (12) que 200.000 habitantes que vivem ao redor da cidade de Lérida retornem ao confinamento obrigatório, enquanto aumenta a preocupação em todo o mundo com …

TikTok pode sair da China para se afastar de polêmicas envolvendo privacidade

Febre durante a pandemia do novo coronavírus, nos últimos dias o TikTok tem virado notícia não pelo sucesso dos vídeos compartilhados na rede social, mas sim pelas sérias acusações de violação à privacidade dos usuários …

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …