SpaceX lança foguete Falcon 9 e coloca 10 satélites em órbita

SpaceX / Flickr

Cápsula Dragon vai ser enviada para Marte, lançada da Terra pelo foguetão Falcon Heavy

Cápsula Dragon vai ser enviada para Marte, lançada da Terra pelo foguetão Falcon Heavy

A SpaceX voltou ao espaço no último sábado (14) e realizou com sucesso o lançamento de 10 satélites a bordo de um Falcon 9. A empresa também conseguiu trazer o foguete de volta com um pouso suave.

A companhia de voos espaciais de Elon Musk concluiu com êxito a sua missão de colocar em órbita os satélites da empresa de telefonia Iridium após um lançamento que aconteceu na Base da Força Aérea de Vandenberg, localizada no Condado de Santa Bárbara, na Califórnia, Estados Unidos.

Cerca de 10 minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete retornou com sucesso e aterrissou em um navio no Oceano Pacífico. A SpaceX capturou imagens da descida e publicou um vídeo incrível mostrando o pouso do Falcon 9, que quase acertou em cheio o centro do alvo desenhado na plataforma.

O procedimento deveria ter acontecido no domingo passado, mas foi adiado devido ao mau tempo.

O voo foi o primeiro depois que a licença da SpaceX, concedida pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, foi suspensa devido a um acidente que aconteceu em setembro de 2016 e resultou na explosão de um foguete durante um teste pré-lançamento no Cabo Canaveral, na Flórida.

Na ocasião, um satélite do Facebook que iria ajudar a levar internet à área rural da África explodiu junto com o foguete. A investigação sobre o acidente mostrou que um dos três dispositivos de pressão envolvidos no sistema do tanque líquido de oxigênio da aeronave falhou.

Segundo o Wall Street Journal, a empresa pretende lançar 27 foguetes em 2017, mais do que o triplo dos oito vôos da empresa privada administrada em 2016.

A Space X é uma das empresas que está na corrida espacial à substituição do reformado Space Shuttle, da NASA, como transporte viável de carga e passageiros entre o Terra e a Estação Espacial Internacional, ISS.

A abordagem da Space X passa por usar lançadores que regressam à Terra após colocarem em órbita a sua carga, pousando de novo em terra ou em plataformas no mar.

A empresa liderada pelo visionário Elon Musk, diretor-geral do fabricante de automóveis Tesla, conta, ao reutilizar a parte mais cara do lançador, reduzir os seus custos de colocação em órbita.

Ciberia // Canaltech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …