SpaceX lança foguete Falcon 9 e coloca 10 satélites em órbita

SpaceX / Flickr

Cápsula Dragon vai ser enviada para Marte, lançada da Terra pelo foguetão Falcon Heavy

Cápsula Dragon vai ser enviada para Marte, lançada da Terra pelo foguetão Falcon Heavy

A SpaceX voltou ao espaço no último sábado (14) e realizou com sucesso o lançamento de 10 satélites a bordo de um Falcon 9. A empresa também conseguiu trazer o foguete de volta com um pouso suave.

A companhia de voos espaciais de Elon Musk concluiu com êxito a sua missão de colocar em órbita os satélites da empresa de telefonia Iridium após um lançamento que aconteceu na Base da Força Aérea de Vandenberg, localizada no Condado de Santa Bárbara, na Califórnia, Estados Unidos.

Cerca de 10 minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete retornou com sucesso e aterrissou em um navio no Oceano Pacífico. A SpaceX capturou imagens da descida e publicou um vídeo incrível mostrando o pouso do Falcon 9, que quase acertou em cheio o centro do alvo desenhado na plataforma.

O procedimento deveria ter acontecido no domingo passado, mas foi adiado devido ao mau tempo.

O voo foi o primeiro depois que a licença da SpaceX, concedida pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, foi suspensa devido a um acidente que aconteceu em setembro de 2016 e resultou na explosão de um foguete durante um teste pré-lançamento no Cabo Canaveral, na Flórida.

Na ocasião, um satélite do Facebook que iria ajudar a levar internet à área rural da África explodiu junto com o foguete. A investigação sobre o acidente mostrou que um dos três dispositivos de pressão envolvidos no sistema do tanque líquido de oxigênio da aeronave falhou.

Segundo o Wall Street Journal, a empresa pretende lançar 27 foguetes em 2017, mais do que o triplo dos oito vôos da empresa privada administrada em 2016.

A Space X é uma das empresas que está na corrida espacial à substituição do reformado Space Shuttle, da NASA, como transporte viável de carga e passageiros entre o Terra e a Estação Espacial Internacional, ISS.

A abordagem da Space X passa por usar lançadores que regressam à Terra após colocarem em órbita a sua carga, pousando de novo em terra ou em plataformas no mar.

A empresa liderada pelo visionário Elon Musk, diretor-geral do fabricante de automóveis Tesla, conta, ao reutilizar a parte mais cara do lançador, reduzir os seus custos de colocação em órbita.

Ciberia // Canaltech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …