SpaceX lança foguete Falcon 9 e coloca 10 satélites em órbita

SpaceX / Flickr

Cápsula Dragon vai ser enviada para Marte, lançada da Terra pelo foguetão Falcon Heavy

Cápsula Dragon vai ser enviada para Marte, lançada da Terra pelo foguetão Falcon Heavy

A SpaceX voltou ao espaço no último sábado (14) e realizou com sucesso o lançamento de 10 satélites a bordo de um Falcon 9. A empresa também conseguiu trazer o foguete de volta com um pouso suave.

A companhia de voos espaciais de Elon Musk concluiu com êxito a sua missão de colocar em órbita os satélites da empresa de telefonia Iridium após um lançamento que aconteceu na Base da Força Aérea de Vandenberg, localizada no Condado de Santa Bárbara, na Califórnia, Estados Unidos.

Cerca de 10 minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete retornou com sucesso e aterrissou em um navio no Oceano Pacífico. A SpaceX capturou imagens da descida e publicou um vídeo incrível mostrando o pouso do Falcon 9, que quase acertou em cheio o centro do alvo desenhado na plataforma.

O procedimento deveria ter acontecido no domingo passado, mas foi adiado devido ao mau tempo.

O voo foi o primeiro depois que a licença da SpaceX, concedida pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, foi suspensa devido a um acidente que aconteceu em setembro de 2016 e resultou na explosão de um foguete durante um teste pré-lançamento no Cabo Canaveral, na Flórida.

Na ocasião, um satélite do Facebook que iria ajudar a levar internet à área rural da África explodiu junto com o foguete. A investigação sobre o acidente mostrou que um dos três dispositivos de pressão envolvidos no sistema do tanque líquido de oxigênio da aeronave falhou.

Segundo o Wall Street Journal, a empresa pretende lançar 27 foguetes em 2017, mais do que o triplo dos oito vôos da empresa privada administrada em 2016.

A Space X é uma das empresas que está na corrida espacial à substituição do reformado Space Shuttle, da NASA, como transporte viável de carga e passageiros entre o Terra e a Estação Espacial Internacional, ISS.

A abordagem da Space X passa por usar lançadores que regressam à Terra após colocarem em órbita a sua carga, pousando de novo em terra ou em plataformas no mar.

A empresa liderada pelo visionário Elon Musk, diretor-geral do fabricante de automóveis Tesla, conta, ao reutilizar a parte mais cara do lançador, reduzir os seus custos de colocação em órbita.

Ciberia // Canaltech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …