Divisão secreta do Facebook trabalha em tecnologia para ler seus pensamentos

Empresa de Mark Zuckerberg estaria trabalhando em uma tecnologia que permite a comunicação por ondas cerebrais.

A tecnologia facilitou (e muito) o processo de comunicação entre as pessoas. Mesmo estando longe, basta uma mensagem, uma ligação, um envio de áudio ou chamada de vídeo e pronto, é possível se comunicar com qualquer pessoa.

Mas, já pensou se esta comunicação fosse feita não por texto, nem por voz, mas sem a necessidade que se diga alguma coisa para que a outra pessoa receba a nossa mensagem?

Parece coisa de filme de ficção científica, não é mesmo? Mas, no que depender de Mark Zuckerberg, criador da rede social Facebook, no futuro isto pode se tornar uma realidade.

Conforme o site Business Insider, a Building 8, uma divisão secreta de pesquisa do Facebook, estaria desenvolvendo uma tecnologia de “interface computador-cérebro” que lembra a capacidade de ler mentes e telepatia vista em filmes.

Em outras palavras, especula-se que Zuckerberg esteja trabalhando no desenvolvimento de uma tecnologia que permita aos seres humanos ler os pensamentos uns dos outros e se comunicar por ondas cerebrais.

Os rumores surgiram após diversos anúncios de empregos divulgados pelo grupo Building 8 do Facebook, que descrevem um projeto de hardware envolvendo “neuroimagem” e “dados eletrofisiológicos” para criar uma “plataforma de comunicações do futuro”.

Conforme o Business Insider, há uma vaga para engenheiro de interface cérebro-computador. O candidato deve ser “Ph.D em neurociência e irá atuar em um projeto relacionado a início de produto” por um período de dois anos.

Outra vaga busca por um “engenheiro capaz de desenvolver algoritmos de processamento de sinal de áudio” para a plataforma.

O Facebook não se manifestou sobre as ofertas de emprego, porém, em 2015, um comentário de Zuckerberg sugeriu que a empresa realmente pode estar trabalhando em algum tipo de dispositivo de comunicação telepática.

“Um dia, acredito que poderemos enviar pensamentos ricos e cheios uns aos outros diretamente usando a tecnologia, disse o CEO do Facebook em um programa de perguntas e respostas. “Você será capaz de pensar em algo e seus amigos serão imediatamente capazes de experimentá-lo também, se você quiser”.

Outras vagas buscam por engenheiros capazes de desenvolver “tecnologias de neuroimagem não invasivas” e criar “experiências realistas e envolventes haptics”.

Neuroimagem é um campo avançado da ciência, que utiliza várias técnicas para verificar e entender o que está acontecendo no cérebro humano. Já a tecnologia háptica simula a sensação de toque com computadores.

Ainda não está claro o tipo de tecnologia que o Facebook irá utilizar para conseguir estes feitos. No passado, empresas tentaram usar headbands embalados com sensores especiais para medir certos sinais cerebrais. Então, é possível que o Facebook tenha uma abordagem semelhante.

Divisão Secreta do Facebook

O Building 8 é uma espécie de Google X do Facebook. Esta divisão secreta da empresa de Zuckerberg trabalha em projetos que visam conectar mundos físicos e digitais. Ainda não se sabe quando o novo produto da rede social, capaz de ler mentes, chegará ao mercado.

Porém, o prazo de dois anos imposto nos anúncios de emprego sugere que a divisão tem a intenção de lançar a novidade neste prazo.

Parece pouco tempo para um produto tão inovador, porém, se pensarmos na velocidade que a tecnologia tem evoluído, quem sabe não somos surpreendidos?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …