Divisão secreta do Facebook trabalha em tecnologia para ler seus pensamentos

Empresa de Mark Zuckerberg estaria trabalhando em uma tecnologia que permite a comunicação por ondas cerebrais.

A tecnologia facilitou (e muito) o processo de comunicação entre as pessoas. Mesmo estando longe, basta uma mensagem, uma ligação, um envio de áudio ou chamada de vídeo e pronto, é possível se comunicar com qualquer pessoa.

Mas, já pensou se esta comunicação fosse feita não por texto, nem por voz, mas sem a necessidade que se diga alguma coisa para que a outra pessoa receba a nossa mensagem?

Parece coisa de filme de ficção científica, não é mesmo? Mas, no que depender de Mark Zuckerberg, criador da rede social Facebook, no futuro isto pode se tornar uma realidade.

Conforme o site Business Insider, a Building 8, uma divisão secreta de pesquisa do Facebook, estaria desenvolvendo uma tecnologia de “interface computador-cérebro” que lembra a capacidade de ler mentes e telepatia vista em filmes.

Em outras palavras, especula-se que Zuckerberg esteja trabalhando no desenvolvimento de uma tecnologia que permita aos seres humanos ler os pensamentos uns dos outros e se comunicar por ondas cerebrais.

Os rumores surgiram após diversos anúncios de empregos divulgados pelo grupo Building 8 do Facebook, que descrevem um projeto de hardware envolvendo “neuroimagem” e “dados eletrofisiológicos” para criar uma “plataforma de comunicações do futuro”.

Conforme o Business Insider, há uma vaga para engenheiro de interface cérebro-computador. O candidato deve ser “Ph.D em neurociência e irá atuar em um projeto relacionado a início de produto” por um período de dois anos.

Outra vaga busca por um “engenheiro capaz de desenvolver algoritmos de processamento de sinal de áudio” para a plataforma.

O Facebook não se manifestou sobre as ofertas de emprego, porém, em 2015, um comentário de Zuckerberg sugeriu que a empresa realmente pode estar trabalhando em algum tipo de dispositivo de comunicação telepática.

“Um dia, acredito que poderemos enviar pensamentos ricos e cheios uns aos outros diretamente usando a tecnologia, disse o CEO do Facebook em um programa de perguntas e respostas. “Você será capaz de pensar em algo e seus amigos serão imediatamente capazes de experimentá-lo também, se você quiser”.

Outras vagas buscam por engenheiros capazes de desenvolver “tecnologias de neuroimagem não invasivas” e criar “experiências realistas e envolventes haptics”.

Neuroimagem é um campo avançado da ciência, que utiliza várias técnicas para verificar e entender o que está acontecendo no cérebro humano. Já a tecnologia háptica simula a sensação de toque com computadores.

Ainda não está claro o tipo de tecnologia que o Facebook irá utilizar para conseguir estes feitos. No passado, empresas tentaram usar headbands embalados com sensores especiais para medir certos sinais cerebrais. Então, é possível que o Facebook tenha uma abordagem semelhante.

Divisão Secreta do Facebook

O Building 8 é uma espécie de Google X do Facebook. Esta divisão secreta da empresa de Zuckerberg trabalha em projetos que visam conectar mundos físicos e digitais. Ainda não se sabe quando o novo produto da rede social, capaz de ler mentes, chegará ao mercado.

Porém, o prazo de dois anos imposto nos anúncios de emprego sugere que a divisão tem a intenção de lançar a novidade neste prazo.

Parece pouco tempo para um produto tão inovador, porém, se pensarmos na velocidade que a tecnologia tem evoluído, quem sabe não somos surpreendidos?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …