Divisão secreta do Facebook trabalha em tecnologia para ler seus pensamentos

Empresa de Mark Zuckerberg estaria trabalhando em uma tecnologia que permite a comunicação por ondas cerebrais.

A tecnologia facilitou (e muito) o processo de comunicação entre as pessoas. Mesmo estando longe, basta uma mensagem, uma ligação, um envio de áudio ou chamada de vídeo e pronto, é possível se comunicar com qualquer pessoa.

Mas, já pensou se esta comunicação fosse feita não por texto, nem por voz, mas sem a necessidade que se diga alguma coisa para que a outra pessoa receba a nossa mensagem?

Parece coisa de filme de ficção científica, não é mesmo? Mas, no que depender de Mark Zuckerberg, criador da rede social Facebook, no futuro isto pode se tornar uma realidade.

Conforme o site Business Insider, a Building 8, uma divisão secreta de pesquisa do Facebook, estaria desenvolvendo uma tecnologia de “interface computador-cérebro” que lembra a capacidade de ler mentes e telepatia vista em filmes.

Em outras palavras, especula-se que Zuckerberg esteja trabalhando no desenvolvimento de uma tecnologia que permita aos seres humanos ler os pensamentos uns dos outros e se comunicar por ondas cerebrais.

Os rumores surgiram após diversos anúncios de empregos divulgados pelo grupo Building 8 do Facebook, que descrevem um projeto de hardware envolvendo “neuroimagem” e “dados eletrofisiológicos” para criar uma “plataforma de comunicações do futuro”.

Conforme o Business Insider, há uma vaga para engenheiro de interface cérebro-computador. O candidato deve ser “Ph.D em neurociência e irá atuar em um projeto relacionado a início de produto” por um período de dois anos.

Outra vaga busca por um “engenheiro capaz de desenvolver algoritmos de processamento de sinal de áudio” para a plataforma.

O Facebook não se manifestou sobre as ofertas de emprego, porém, em 2015, um comentário de Zuckerberg sugeriu que a empresa realmente pode estar trabalhando em algum tipo de dispositivo de comunicação telepática.

“Um dia, acredito que poderemos enviar pensamentos ricos e cheios uns aos outros diretamente usando a tecnologia, disse o CEO do Facebook em um programa de perguntas e respostas. “Você será capaz de pensar em algo e seus amigos serão imediatamente capazes de experimentá-lo também, se você quiser”.

Outras vagas buscam por engenheiros capazes de desenvolver “tecnologias de neuroimagem não invasivas” e criar “experiências realistas e envolventes haptics”.

Neuroimagem é um campo avançado da ciência, que utiliza várias técnicas para verificar e entender o que está acontecendo no cérebro humano. Já a tecnologia háptica simula a sensação de toque com computadores.

Ainda não está claro o tipo de tecnologia que o Facebook irá utilizar para conseguir estes feitos. No passado, empresas tentaram usar headbands embalados com sensores especiais para medir certos sinais cerebrais. Então, é possível que o Facebook tenha uma abordagem semelhante.

Divisão Secreta do Facebook

O Building 8 é uma espécie de Google X do Facebook. Esta divisão secreta da empresa de Zuckerberg trabalha em projetos que visam conectar mundos físicos e digitais. Ainda não se sabe quando o novo produto da rede social, capaz de ler mentes, chegará ao mercado.

Porém, o prazo de dois anos imposto nos anúncios de emprego sugere que a divisão tem a intenção de lançar a novidade neste prazo.

Parece pouco tempo para um produto tão inovador, porém, se pensarmos na velocidade que a tecnologia tem evoluído, quem sabe não somos surpreendidos?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos revelam que 2ª minilua da Terra é do tamanho de carro pequeno

A minilua chamada 2020 CD3 conta com um diâmetro de entre um metro e 1,5 metro e chegou a ficar a 13 mil quilômetros do nosso planeta. A minilua 2020 CD3, que orbita a Terra nos …

Diego Maradona morre aos 60 anos

O ex-jogador argentino Diego Maradona, maior astro da história do futebol do país sul-americano, morreu nesta quarta-feira (25/11) aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, ao norte de Buenos …

Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

Entre galhos e folhas esturricados sobre o solo que abrigava uma área de floresta intacta, o cheiro de queimada ainda é forte. Próximo a uma das aldeias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, vazios surgiram …

EUA: conheça a região com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 no mundo

Mais de 12 milhões de pessoas estão contaminadas pela Covid-19 nos Estados Unidos. Mas o vírus não ataca o país de maneira equitativa. Os estados do centro assistem a uma progressão acelerada da epidemia …

Osmar Terra, negacionista da pandemia, está internado com covid-19 em UTI

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o novo coronavírus, está internado com covid-19 em um hospital em Porto Alegre. Segundo comunicado do Hospital São …

Detalhe microscópico revela segredos de retratos egípcios de 1.800 anos

Análise das partículas da tinta revelou novas informações sobre os retratos enterrados ao lado das múmias egípcias há mais de 1.800 anos. A pintura Retrato do Homem Barbudo foi feita entre 170 e 180 d.C. e …

Ação da polícia contra migrantes em Paris gera críticas

Forças de segurança desmontam de forma violenta acampamento improvisado no centro da capital francesa. Ministro do Interior diz que imagens são chocantes. Ação ocorre na véspera de votação de lei que favorece polícia. A ação da …

Pandemia gera escassez de matéria-prima e faz preços subirem no Brasil

Por três vezes ao longo do mês de outubro, Diogo Murrieta, dono da pizzaria La-Nápoles, em Belém do Pará, tentou comprar as embalagens de papelão nas quais suas pizzas são entregues aos clientes e não …

Quando as crianças dominaram o mundo: uma sociedade paralela que parece saída da ficção

Na virada do século XIX para o século XX, os jovens, aqueles que já não mais eram crianças mas ainda não haviam entrado para o mercado de trabalho e se tornado adultos, sequer eram vistos …

Sem reconhecer derrota, Trump autoriza início de transição para administração Biden

Mais de duas semanas após o anúncio da vitória de Joe Biden na eleição presidencial americana, Donald Trump autorizou nessa segunda-feira o início do processo de transição para a administração do democrata, mas não …