Morales se proclama vencedor das eleições na Bolívia

Alain Bachellier / Flickr

Evo Morales, Presidente da Bolívia

Em fala contraditória, presidente disse que resultados apontam sua reeleição no primeiro turno, mas que ele acharia “lindo” disputar uma segunda rodada. Oposição acusa fraude no pleito.

O presidente Evo Morales afirmou nesta quinta-feiraque venceu o primeiro turno nas conturbadas eleições presidenciais na Bolívia, depois de alcançar, segundo os resultados oficiais, uma diferença de 10 pontos percentuais sobre seu adversário Carlos Mesa. Por outro lado, ele mandou uma mensagem contraditória ao afirmar que está aberto a disputar um segundo turno, se os resultados apontarem isso.

Boas notícias … Nós já vencemos no primeiro turno“, disse Morales em uma entrevista coletiva, baseando-se no cômputo oficial da apuração de 98,42% das urnas, que apontou que ele somou 46,83% dos votos frente aos 36,7% de Mesa.

Esse resultado permite que Morales evite uma segunda rodada. O sistema eleitoral na Bolívia considera ganhador ainda no primeiro turno o candidato que obtiver mais de 50% dos votos ou pelo menos 40%, com uma diferença de dez pontos percentuais sobre o segundo colocado.

Evo ainda disse em seguida que ainda aguarda a confirmação e a contagem dos votos restantes. “Vamos defender a democracia e os resultados. Falta apurar algo como 120 mil votos. Se o resultado final diz que vamos ao segundo turno, iremos. Que lindo seria ir ao segundo turno. Todos da direita vão se unir”, afirmou.

Enquanto a apuração prossegue, a tensão continua a crescer na Bolívia após as eleições de domingo. Setores da oposição estão convocando manifestações, e Mesa vem afirmando que houve fraude eleitoral no pleito.

As suspeitas surgiram após o Tribunal Supremo Eleitoral do país interromper a divulgação dos resultados na noite de domingo, quando os números indicavam que haveria um segundo turno. Na segunda-feira, uma nova parcial do sistema de contagem rápida apontou Morales na liderança, com 46,87% dos votos, enquanto Mesa aparecia com 36,73%, com 95,3% dos votos computados. Na terça-feira, foi a vez de a contagem interrompida no domingo ser retomada, desta vez mostrando Evo vencedor por estreita margem.

Diante do vai e vem, um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) indicou “a necessidade de um segundo turno para assegurar o pleno respeito à escolha popular e democrática”.

Nesta quinta, Morales questionou o papel da missão da OEA e reclamou que ela tenha feito essa proposta antes que a apuração oficial terminasse. “Não quero acreditar que a missão da OEA esteja do lado do golpe de Estado“, disse, insistindo na tese de que a greve e os protestos são uma tentativa de levante contra ele.

Na véspera, seu adversário, Carlos Mesa, anunciou a formação de uma “Coordenação de Defesa da Democracia” para pressionar pela realização de um segundo turno.

O objetivo da aliança com os partidos da direita e com líderes centristas é “conseguir que se cumpra a vontade popular de definir a eleição presidencial no segundo turno”, destacou uma nota publicada no Twitter.

A aliança articulada por Mesa é formada pelo governador de Santa Cruz, Rubén Costas, o candidato de direita Óscar Ortiz, o empresário Samuel Doria Medina, líder da Unidade Nacional (UN, centro direita), e Fernando Camacho, executivo do Comitê Cívico Pró-Santa Cruz, da direita radical, entre outros. A Conferência Episcopal Boliviana (CEB) também defendeu a realização de “um segundo turno, com uma supervisão imparcial, como a melhor saída democrática para o momento que o país vive”.

No poder há 13 anos, Morales tornou-se no primeiro presidente indígena e de esquerda do país andino, mas diversos casos de corrupção nos círculos próximos do poder e denúncias de uma guinada autoritária também desgastaram a sua imagem. A decisão de Morales em apresentar-se a um quarto mandato, apesar do “não” no referendo de fevereiro de 2016, foi muito criticada por diversos setores da sociedade boliviana e da oposição.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …

Estudo comprova ligação entre estresse e cabelos brancos

Pesquisadores brasileiros e americanos investigaram processo de embranquecimento dos cabelos e concluem que estresse leva à liberação de substância que pode danificar células-tronco regeneradoras de pigmentos. Quando Maria Antonieta foi capturada durante a Revolução Francesa, consta …

Japão pretende desenvolver tecnologia ultrarrápida 6G até 2030

O governo japonês elaborará uma estratégia abrangente sobre as futuras redes de comunicação sem fio ultrarrápidas 6G e montou um painel para discutir o assunto, declarou ministra japonesa do Interior e Comunicações. O anúncio foi feito …

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …