Morre cosmonauta soviético Leonov, 1º humano a realizar caminhada espacial

unisvienna / Flickr

Cosmonauta soviético Aleksei Leonov

Cosmonauta soviético Aleksei Leonov, o primeiro humano a realizar a caminhada espacial, morreu aos 85 anos.

Aleksei Leonov faleceu nesta sexta-feira aos 85 anos, segundo informa a assessoria de imprensa do Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin.

Aleksei Leonov nasceu em 30 de maio de 1934 na Sibéria Ocidental, se graduou da escola de aviação. Em 1960 foi alistado no primeiro destacamento de cosmonautas soviéticos.

Em março de 1965 Leonov realizou a primeira caminhada no espaço aberto na história de humanidade. A caminhada durou 12 minutos. Quando o cosmonauta queria voltar à nave Voskhod-2, ele se encontrou em uma situação de emergência: seu traje espacial inflou-se, o que o obrigou a entrar na escotilha com a cabeça para frente, ao contrário do que estipulava o regulamento.

No fim dos anos 1960, Leonov treinava para o voo ao redor na Lua e o desembarque na superfície do satélite natural da Terra.

Em junho de 1971 Aleksei Leonov deveria fazer parte da tripulação da primeira no mundo estação orbital Salyut, mas por causa de uma doença do seu colega Valery Kubasov, três outros cosmonautas partiram para a estação. Todos eles morreram durante o regresso à Terra em resultado de despressurização da nave Soyuz-11.

Em julho de 1975 ele participou do famoso voo da missão Apollo-Soyuz e da primeira acoplagem na história de espaçonaves soviética e norte-americana em órbita da Terra.

De 1970 a 1991 ele foi vice-chefe do Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin. Aleksei Leonov também foi candidato a doutor em ciências técnicas, autor de quatro invenções e de mais de dez obras científicas, foi duas vezes Herói da União Soviética. Ele também foi reconhecido como um artista talentoso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …