Reabertura de escolas a partir de 11 de maio anunciada por Macron gera polêmica na França

Ecole polytechnique Paris / Flickr

O presidente francês, Emmanuel Macron

Um dos principais anúncios do presidente Emmanuel Macron sobre o fim da quarentena na França a partir de 11 de maio foi a reabertura das creches e escolas do ensino fundamental e médio de todo o país. Mas a medida, defendida pelo governo para evitar que as desigualdades de aprendizagem se aprofundem entre os alunos durante o isolamento, gera controvérsia nesta terça-feira.

As condições para a suspensão da quarentena na França, em vigor desde 17 de março, foram anunciadas por Emmanuel Macron no pronunciamento à nação nessa segunda-feira (13). Os franceses sairão do isolamento por etapas a partir de 11 de maio.

A generalização de testes, do uso de máscaras reutilizáveis, a volta ao trabalho e a continuação da quarentena para os idosos já eram esperadas. A medida que mais surpreendeu foi a decisão de retomar as aulas “progressivamente” no ensino fundamental e médio. As universidades continuarão fechadas até o início do próximo ano letivo, em setembro.

Os professores foram os primeiros a criticar a reabertura, já que as crianças podem ser vetores de transmissão do vírus. Entrevistada logo após o discurso do presidente, a secretária-geral do Snuipp-FSU, o principal sindicato de professores do ensino fundamental, Francette Popineau, disse à AFP que está preocupada.

“Sabemos que a escola é um lugar de grande transmissão e contaminação. A reabertura parece em contradição total com o restante das medidas”, disse Popineau.

O presidente da Federação dos Médicos da França, Jean-Paul Hamon, também está inquieto com o fim do confinamento nas escolas que, segundo ele, “traz um risco inútil“. Ele ressalta que as “crianças nem sempre obedecem às orientações, vão brincar juntas e levar o vírus para suas casas”.

O primeiro-secretário do Partido Socialista, Olivier Faure, quer mais detalhes do governo para saber “como será possível proteger ao mesmo tempo alunos, pais e professores”.

Retorno progressivo

O ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, tentou em entrevista à TV France 2 nesta terça-feira tranquilizar pais, alunos, professores e a população em geral. Segundo ele, a volta às aulas será “progressiva” a partir de 11 de maio e não acontecerá no mesmo dia para todos.

O ministro informou que as modalidades de reabertura das escolas serão definidas nos próximos 15 dias. Ele antecipou que antes da retomada, todos os locais de ensino serão desinfetados, máscaras serão distribuídas a professores e alunos e que as famílias serão contatadas antes de 11 de maio para serem informadas. Provavelmente as classes serão menores.

Jean-Michel Blanquer reafirmou que o governo tomou a medida pensando nos “estudantes que enfrentam dificuldades”. Eles passarão a ser tratados com prioridade. Durante a quarentena, “cada criança ficou exclusivamente em seu contexto familiar e isso aprofundou terrivelmente as desigualdades”, lembrou o ministro. As escolas francesas estão fechadas desde 16 de março.

Apesar das declarações de Blanquer, os sindicatos de professores alertam que se no início de maio as condições sanitárias anunciadas pelo governo forem consideradas insuficientes, eles serão contrários à reabertura dos estabelecimentos escolares.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …