Conhecida popularmente como Roscosmos, a Agência Espacial Russa está planejando uma nova expedição tripulada à Lua e recentemente começou a recrutar potenciais cosmonautas.
Na campanha de recrutamento, a Roscomos diz estar em busca de seis a oito candidatos com experiência em engenharia, aviação e/ou na indústria espacial. Após a seleção inicial, os candidatos passarão por uma bateria de testes psicotécnicos, físicos e médicos.
Dessa fase de testes intensivos, oito serão selecionados e serão submetidos a um treino rigoroso para definir quem serão os quatro cosmonautas que vão pilotar a nova e reutilizável nave Federatsiya.
Apesar de aparentemente estar em busca apenas de profissionais extremamente capacitados, a agência definiu algumas características físicas para filtrar as inscrições. Por exemplo, foi definido que os candidatos não podem ter mais de 35 anos, ter altura entre 1,50 e 1,88 metros e pesar menos de 90 quilos.
Também é exigido que os candidatos tenham aptidão física condizente com a situação.
Segundo Sergei Krikalyov, diretor executivo para as missões tripuladas da Roscosmos, as restrições param por aí e não haverá “qualquer discriminação racial ou de gênero na seleção de candidatos”.
Por fim, a agência russa disse que o plano é aterrissar na Lua em 2031 e que uma missão tripulada de testes será realizada em 2023.
// CanalTech