O ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, morreu hoje (20), em São Paulo, vítima de um infarto, aos 76 anos.
Assessor especial para assuntos internacionais dos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia foi importante líder na elaboração e execução da política externa do país.
Professor aposentado do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi atuante no Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação, em 1980.
“Ele foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo de Lula, além de ser um dos grandes apoiadores dos Brics e do fortalecimento das relações Sul-Sul”, destacou o partido, em nota.
Foi Secretário de Cultura nos municípios de Campinas (1989-1990) e São Paulo (2001-2002), e Vice-Presidente do PT de outubro de 2005 a fevereiro de 2010. Nas eleições de 1994, 998 e 2006 coordenou o Programa de Governo do Presidente Lula, e também o Programa de Governo da Presidenta Dilma Rousseff na eleição de 2010.
Como Secretário de Relações Internacionais do PT, foi um dos organizadores e fundador do Foro de São Paulo, que reúne a esquerda da América Latina e Caribe.
Formou-se em Filosofia e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi pós-graduado na Escola de Altos Estudos e Ciências Sociais de Paris. Além da Unicamp, também foi professor na Universidade do Chile, na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, e nas Universidades Paris VIII e Paris X, na França.