Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda.

O lendário jogador de basquete Kobe Bryant, 41 anos, que fez sua carreira no time norte-americano Los Angeles Lakers, faleceu na manhã deste domingo (27), após helicóptero no qual voava cair e explodir, no condado de Calabasas. Sua filha Gianna, de 13 anos, também estava a bordo.

“Nossos bombeiros caminharam até o local do acidente, com o equipamento médico e as mangueiras para extinguir um incêndio complicado, gerado tanto por incêndio florestal quanto […] pelo helicóptero”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Darys Osby.

“O fogo também tinha magnésio, o que é muito difícil para os bombeiros extinguirem, uma vez que ele reage com oxigênio e com água”, explicou.

A Agência Federal de Aviação dos EUA, o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) e o FBI estão investigando o acidente. A aeronave, um Sikorsky S-76B construído em 1991, nunca havia se acidentado, de acordo com a base de dados da NTSB, reportou o Los Angeles Times.

“As condições climáticas não estavam de acordo com os nossos padrões mínimos de voo”, afirmou Rubenstein. A nebulosidade era “tão forte que nós não estávamos realizando voos”.

A nebulosidade estava intensa no domingo de manhã, de acordo com o porta-voz da divisão de auxílio ao tráfico aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles, Josh Rubenstein. A própria polícia não operou seus helicópteros durante a manhã, por causa do mau tempo.

O xerife do condado de Los Angeles, Alex Villanueva, fez declaração similar, dizendo que os helicópteros de sua divisão tampouco estavam realizando voos no domingo de manhã “basicamente por causa do tempo”.

O piloto da empresa Island Express Helicopters, que já voou com Kobe Bryant, Kurt Deetz, avaliou que as condições de voo no domingo de manhã “não estavam nada boas”.

Com os dados obtidos até agora, é mais provável que o acidente tenha sido causado pelas condições climáticas do que por fatores mecânicos ou falhas de motor, acredita Deetz.

“A possibilidade de uma falha catastrófica em ambos os motores daquela aeronave -isso simplesmente não acontece”, disse o piloto.

A aeronave Sikorsky S-76B é equipada com dois motores, ambos produzidos pela Pratt & Whitney do Canadá.

De acordo com as informações que vieram a público e com a extensão na qual os destroços se espalharam no terreno, o helicóptero poderia estar voando muito rápido no momento do acidente, ponderou Deetz, provavelmente a cerca de 260 quilômetros por hora.

A rota indica que o tempo de voo era de 40 minutos, o que poderia indicar que o tanque da aeronave carregava até 95 litros de combustível, “suficiente para começar um incêndio bastante grande”, estimou Deetz.

Uma testemunha conta que estava do lado de fora de uma igreja, tomando café, quando ouviu o barulho de um helicóptero que voava de maneira anormal, com altitude bastante baixa e aparentando estar com dificuldades para controlar seu rumo.

“O barulho estava estranho e ele [voava] muito baixo. Eu vi o helicóptero caindo e ouvi barulhos de motor. Mas estava difícil distinguir, já que a nebulosidade estava muito densa”, revelou Jerry Kocharian.

Segundo a testemunha, o helicóptero desapareceu na nebulosidade e então ouviu-se um forte barulho de explosão. “Vi uma grande bola de fogo. Ninguém poderia sobreviver a isso”, disse a testemunha.

A fabricante do helicóptero, Sikorsky, empresa subsidiária da Lockheed Martin, divulgou informe no domingo (26), no qual se coloca à disposição das autoridades para cooperar com as investigações.

A liga nacional norte-americana de basquete, NBA, confirmou que Kobe e sua filha Gianna estão entre os mortos, em informe emitido na manhã de domingo a todas as equipes e funcionários da liga.

Os legistas do condado de Los Angeles estão trabalhando na retirada dos corpos e ainda não identificaram nenhuma vítima oficialmente.

O acidente ocorreu pouco antes das 10h da manhã, horário local (cerca de 15h do horário de Brasília), próximo ao condado de Calabasas, na cidade de Los Angeles.

As autoridades receberam chamada de urgência às 9h47 (cerca de 14h47 do horário de Brasília) e bombeiros se dirigiram ao local do acidente, de difícil acesso. A queda do helicóptero gerou incêndio florestal em cerca de quatro acres de terreno acidentado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …