Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda.

O lendário jogador de basquete Kobe Bryant, 41 anos, que fez sua carreira no time norte-americano Los Angeles Lakers, faleceu na manhã deste domingo (27), após helicóptero no qual voava cair e explodir, no condado de Calabasas. Sua filha Gianna, de 13 anos, também estava a bordo.

“Nossos bombeiros caminharam até o local do acidente, com o equipamento médico e as mangueiras para extinguir um incêndio complicado, gerado tanto por incêndio florestal quanto […] pelo helicóptero”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Darys Osby.

“O fogo também tinha magnésio, o que é muito difícil para os bombeiros extinguirem, uma vez que ele reage com oxigênio e com água”, explicou.

A Agência Federal de Aviação dos EUA, o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) e o FBI estão investigando o acidente. A aeronave, um Sikorsky S-76B construído em 1991, nunca havia se acidentado, de acordo com a base de dados da NTSB, reportou o Los Angeles Times.

“As condições climáticas não estavam de acordo com os nossos padrões mínimos de voo”, afirmou Rubenstein. A nebulosidade era “tão forte que nós não estávamos realizando voos”.

A nebulosidade estava intensa no domingo de manhã, de acordo com o porta-voz da divisão de auxílio ao tráfico aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles, Josh Rubenstein. A própria polícia não operou seus helicópteros durante a manhã, por causa do mau tempo.

O xerife do condado de Los Angeles, Alex Villanueva, fez declaração similar, dizendo que os helicópteros de sua divisão tampouco estavam realizando voos no domingo de manhã “basicamente por causa do tempo”.

O piloto da empresa Island Express Helicopters, que já voou com Kobe Bryant, Kurt Deetz, avaliou que as condições de voo no domingo de manhã “não estavam nada boas”.

Com os dados obtidos até agora, é mais provável que o acidente tenha sido causado pelas condições climáticas do que por fatores mecânicos ou falhas de motor, acredita Deetz.

“A possibilidade de uma falha catastrófica em ambos os motores daquela aeronave -isso simplesmente não acontece”, disse o piloto.

A aeronave Sikorsky S-76B é equipada com dois motores, ambos produzidos pela Pratt & Whitney do Canadá.

De acordo com as informações que vieram a público e com a extensão na qual os destroços se espalharam no terreno, o helicóptero poderia estar voando muito rápido no momento do acidente, ponderou Deetz, provavelmente a cerca de 260 quilômetros por hora.

A rota indica que o tempo de voo era de 40 minutos, o que poderia indicar que o tanque da aeronave carregava até 95 litros de combustível, “suficiente para começar um incêndio bastante grande”, estimou Deetz.

Uma testemunha conta que estava do lado de fora de uma igreja, tomando café, quando ouviu o barulho de um helicóptero que voava de maneira anormal, com altitude bastante baixa e aparentando estar com dificuldades para controlar seu rumo.

“O barulho estava estranho e ele [voava] muito baixo. Eu vi o helicóptero caindo e ouvi barulhos de motor. Mas estava difícil distinguir, já que a nebulosidade estava muito densa”, revelou Jerry Kocharian.

Segundo a testemunha, o helicóptero desapareceu na nebulosidade e então ouviu-se um forte barulho de explosão. “Vi uma grande bola de fogo. Ninguém poderia sobreviver a isso”, disse a testemunha.

A fabricante do helicóptero, Sikorsky, empresa subsidiária da Lockheed Martin, divulgou informe no domingo (26), no qual se coloca à disposição das autoridades para cooperar com as investigações.

A liga nacional norte-americana de basquete, NBA, confirmou que Kobe e sua filha Gianna estão entre os mortos, em informe emitido na manhã de domingo a todas as equipes e funcionários da liga.

Os legistas do condado de Los Angeles estão trabalhando na retirada dos corpos e ainda não identificaram nenhuma vítima oficialmente.

O acidente ocorreu pouco antes das 10h da manhã, horário local (cerca de 15h do horário de Brasília), próximo ao condado de Calabasas, na cidade de Los Angeles.

As autoridades receberam chamada de urgência às 9h47 (cerca de 14h47 do horário de Brasília) e bombeiros se dirigiram ao local do acidente, de difícil acesso. A queda do helicóptero gerou incêndio florestal em cerca de quatro acres de terreno acidentado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …