Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda.

O lendário jogador de basquete Kobe Bryant, 41 anos, que fez sua carreira no time norte-americano Los Angeles Lakers, faleceu na manhã deste domingo (27), após helicóptero no qual voava cair e explodir, no condado de Calabasas. Sua filha Gianna, de 13 anos, também estava a bordo.

“Nossos bombeiros caminharam até o local do acidente, com o equipamento médico e as mangueiras para extinguir um incêndio complicado, gerado tanto por incêndio florestal quanto […] pelo helicóptero”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Darys Osby.

“O fogo também tinha magnésio, o que é muito difícil para os bombeiros extinguirem, uma vez que ele reage com oxigênio e com água”, explicou.

A Agência Federal de Aviação dos EUA, o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) e o FBI estão investigando o acidente. A aeronave, um Sikorsky S-76B construído em 1991, nunca havia se acidentado, de acordo com a base de dados da NTSB, reportou o Los Angeles Times.

“As condições climáticas não estavam de acordo com os nossos padrões mínimos de voo”, afirmou Rubenstein. A nebulosidade era “tão forte que nós não estávamos realizando voos”.

A nebulosidade estava intensa no domingo de manhã, de acordo com o porta-voz da divisão de auxílio ao tráfico aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles, Josh Rubenstein. A própria polícia não operou seus helicópteros durante a manhã, por causa do mau tempo.

O xerife do condado de Los Angeles, Alex Villanueva, fez declaração similar, dizendo que os helicópteros de sua divisão tampouco estavam realizando voos no domingo de manhã “basicamente por causa do tempo”.

O piloto da empresa Island Express Helicopters, que já voou com Kobe Bryant, Kurt Deetz, avaliou que as condições de voo no domingo de manhã “não estavam nada boas”.

Com os dados obtidos até agora, é mais provável que o acidente tenha sido causado pelas condições climáticas do que por fatores mecânicos ou falhas de motor, acredita Deetz.

“A possibilidade de uma falha catastrófica em ambos os motores daquela aeronave -isso simplesmente não acontece”, disse o piloto.

A aeronave Sikorsky S-76B é equipada com dois motores, ambos produzidos pela Pratt & Whitney do Canadá.

De acordo com as informações que vieram a público e com a extensão na qual os destroços se espalharam no terreno, o helicóptero poderia estar voando muito rápido no momento do acidente, ponderou Deetz, provavelmente a cerca de 260 quilômetros por hora.

A rota indica que o tempo de voo era de 40 minutos, o que poderia indicar que o tanque da aeronave carregava até 95 litros de combustível, “suficiente para começar um incêndio bastante grande”, estimou Deetz.

Uma testemunha conta que estava do lado de fora de uma igreja, tomando café, quando ouviu o barulho de um helicóptero que voava de maneira anormal, com altitude bastante baixa e aparentando estar com dificuldades para controlar seu rumo.

“O barulho estava estranho e ele [voava] muito baixo. Eu vi o helicóptero caindo e ouvi barulhos de motor. Mas estava difícil distinguir, já que a nebulosidade estava muito densa”, revelou Jerry Kocharian.

Segundo a testemunha, o helicóptero desapareceu na nebulosidade e então ouviu-se um forte barulho de explosão. “Vi uma grande bola de fogo. Ninguém poderia sobreviver a isso”, disse a testemunha.

A fabricante do helicóptero, Sikorsky, empresa subsidiária da Lockheed Martin, divulgou informe no domingo (26), no qual se coloca à disposição das autoridades para cooperar com as investigações.

A liga nacional norte-americana de basquete, NBA, confirmou que Kobe e sua filha Gianna estão entre os mortos, em informe emitido na manhã de domingo a todas as equipes e funcionários da liga.

Os legistas do condado de Los Angeles estão trabalhando na retirada dos corpos e ainda não identificaram nenhuma vítima oficialmente.

O acidente ocorreu pouco antes das 10h da manhã, horário local (cerca de 15h do horário de Brasília), próximo ao condado de Calabasas, na cidade de Los Angeles.

As autoridades receberam chamada de urgência às 9h47 (cerca de 14h47 do horário de Brasília) e bombeiros se dirigiram ao local do acidente, de difícil acesso. A queda do helicóptero gerou incêndio florestal em cerca de quatro acres de terreno acidentado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …

O que é a etanolamina, molécula chave para decifrar origem da vida encontrada no espaço

Como a vida se originou na Terra? Ninguém sabe, mas entender os elementos que tornaram isso possível pode nos dar pistas valiosas para responder a essa pergunta. Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores espanhóis …