Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda.

O lendário jogador de basquete Kobe Bryant, 41 anos, que fez sua carreira no time norte-americano Los Angeles Lakers, faleceu na manhã deste domingo (27), após helicóptero no qual voava cair e explodir, no condado de Calabasas. Sua filha Gianna, de 13 anos, também estava a bordo.

“Nossos bombeiros caminharam até o local do acidente, com o equipamento médico e as mangueiras para extinguir um incêndio complicado, gerado tanto por incêndio florestal quanto […] pelo helicóptero”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Darys Osby.

“O fogo também tinha magnésio, o que é muito difícil para os bombeiros extinguirem, uma vez que ele reage com oxigênio e com água”, explicou.

A Agência Federal de Aviação dos EUA, o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) e o FBI estão investigando o acidente. A aeronave, um Sikorsky S-76B construído em 1991, nunca havia se acidentado, de acordo com a base de dados da NTSB, reportou o Los Angeles Times.

“As condições climáticas não estavam de acordo com os nossos padrões mínimos de voo”, afirmou Rubenstein. A nebulosidade era “tão forte que nós não estávamos realizando voos”.

A nebulosidade estava intensa no domingo de manhã, de acordo com o porta-voz da divisão de auxílio ao tráfico aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles, Josh Rubenstein. A própria polícia não operou seus helicópteros durante a manhã, por causa do mau tempo.

O xerife do condado de Los Angeles, Alex Villanueva, fez declaração similar, dizendo que os helicópteros de sua divisão tampouco estavam realizando voos no domingo de manhã “basicamente por causa do tempo”.

O piloto da empresa Island Express Helicopters, que já voou com Kobe Bryant, Kurt Deetz, avaliou que as condições de voo no domingo de manhã “não estavam nada boas”.

Com os dados obtidos até agora, é mais provável que o acidente tenha sido causado pelas condições climáticas do que por fatores mecânicos ou falhas de motor, acredita Deetz.

“A possibilidade de uma falha catastrófica em ambos os motores daquela aeronave -isso simplesmente não acontece”, disse o piloto.

A aeronave Sikorsky S-76B é equipada com dois motores, ambos produzidos pela Pratt & Whitney do Canadá.

De acordo com as informações que vieram a público e com a extensão na qual os destroços se espalharam no terreno, o helicóptero poderia estar voando muito rápido no momento do acidente, ponderou Deetz, provavelmente a cerca de 260 quilômetros por hora.

A rota indica que o tempo de voo era de 40 minutos, o que poderia indicar que o tanque da aeronave carregava até 95 litros de combustível, “suficiente para começar um incêndio bastante grande”, estimou Deetz.

Uma testemunha conta que estava do lado de fora de uma igreja, tomando café, quando ouviu o barulho de um helicóptero que voava de maneira anormal, com altitude bastante baixa e aparentando estar com dificuldades para controlar seu rumo.

“O barulho estava estranho e ele [voava] muito baixo. Eu vi o helicóptero caindo e ouvi barulhos de motor. Mas estava difícil distinguir, já que a nebulosidade estava muito densa”, revelou Jerry Kocharian.

Segundo a testemunha, o helicóptero desapareceu na nebulosidade e então ouviu-se um forte barulho de explosão. “Vi uma grande bola de fogo. Ninguém poderia sobreviver a isso”, disse a testemunha.

A fabricante do helicóptero, Sikorsky, empresa subsidiária da Lockheed Martin, divulgou informe no domingo (26), no qual se coloca à disposição das autoridades para cooperar com as investigações.

A liga nacional norte-americana de basquete, NBA, confirmou que Kobe e sua filha Gianna estão entre os mortos, em informe emitido na manhã de domingo a todas as equipes e funcionários da liga.

Os legistas do condado de Los Angeles estão trabalhando na retirada dos corpos e ainda não identificaram nenhuma vítima oficialmente.

O acidente ocorreu pouco antes das 10h da manhã, horário local (cerca de 15h do horário de Brasília), próximo ao condado de Calabasas, na cidade de Los Angeles.

As autoridades receberam chamada de urgência às 9h47 (cerca de 14h47 do horário de Brasília) e bombeiros se dirigiram ao local do acidente, de difícil acesso. A queda do helicóptero gerou incêndio florestal em cerca de quatro acres de terreno acidentado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esta dieta está te deixando mais burro

Sabe aquela dieta pouco saudável, recheada de hambúrgueres e doces? Ela pode te deixar literalmente mais burro em apenas uma semana. Pelo menos foi isso que um estudo da Universidade Macquarie em Sydney (Austrália) descobriu. Além …

NASA pousará na Lua “por qualquer meio necessário”, diz Mike Pence

Nesta última quarta-feira (19), o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, fez um discurso no Centro de Pesquisas Langley, da NASA, e reforçou que os astronautas estadunidenses em breve serão lançados ao espaço a partir de …

Justiça eleitoral veta candidatura de Morales ao Senado da Bolívia

Supremo Tribunal Eleitoral boliviano argumenta que ex-presidente não cumpre o requisito de residência permanente no país. Evo Morales deixou a Bolívia após sua renúncia e vive atualmente na Argentina. O Supremo Tribunal Eleitoral da Bolívia vetou …

"Bicho vai pegar", diz Bolsonaro após autorizar uso do Exército e Força Nacional no Ceará

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que viabiliza uso do Exército e da Força Nacional para conter protestos de policiais militares no Ceará. Após diversos dias de protestos serem promovidos por policiais militares do estado do Ceará, …

Disney anuncia início de vendas do boneco do Baby Yoda

Depois de causar verdadeiro furor entre os fãs de ‘Star Wars’ e em gente que nunca ouviu falar da série de filmes, o boneco do Baby Yoda já tem data para chegar às lojas. O …

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …