O lendário ator britânico John Hurt, morreu aos 77 anos, após luta contra o câncer, segundo anunciou este sábado a sua esposa, Anwen Hurt, em comunicado.
“É com uma tristeza infinita que confirmo que meu marido, John Hurt, morreu na quarta-feira, 25 de janeiro, em sua casa em Norfolk”, diz a nota de Anwen Hurt.
Hurt, nascido em 22 de janeiro de 1940, na cidade inglesa de Derbyshire, fez história no cinema por papeis em filmes como “O Homem Elefante”, “O Expresso da Meia-Noite”, “1984”, “O Espião Que Sabia Demais”, “Alien, o Oitavo Passageiro” e a saga “Harry Potter”, na qual desempenha o papel do mago Garrick Ollivander.
Ganhou notoriedade no filme “O Homem Que Não Vendeu Sua Alma” (1966), e foi duas vezes nomeado para os Óscares, pelos desempenhos em ‘O Homem Elefante‘ e ‘Expresso da Meia-Noite‘.
Pela sua atuação em ‘Expresso da Meia-Noite’, conquistou um Globo de Ouro e o prestigioso prêmio britânico para cinema e televisão Bafta Awards, que conquistou 4 vezes durante sua carreira de 60 anos.
Em outubro de 2015, os médicos lhe deram de alta pelo câncer de pâncreas, contra qual tinha lutado por muito tempo. Em julho desse mesmo ano, John Hurt tinha recebido o título honorário de Cavaleiro da Ordem Britânica, concedido pela rainha Elizabeth a cidadãos de grande relevância.
Em seu último trabalho no cinema, contracenou com Natalie Portman no drama “Jackie”, que relata a história da ex-primeira dama dos Estados Unidos Jaqueline Kennedy.
Seguindo recomendação médica, foi obrigado a recusar um papel em uma peça de teatro em julho do ano passado. “É com imensa tristeza e grande decepção que devo renunciar”, disse ‘sir’ John Hurt na ocasião.
// Agência BR / RFi