Morte de Dolores O’Riordan cala uma das grandes vozes irlandesas

A morte da cantora Dolores O’Riordan, líder da banda irlandesa The Cranberries, cala uma das vozes mais reconhecíveis das últimas décadas, inconfundível em clássicos como “Zombie”, “Dreams” e “Linger”.

A artista morreu nesta segunda-feira de forma súbita em Londres, onde participava de uma sessão de gravação, após superar problemas de saúde que obrigaram a banda a cancelar uma turnê mundial no ano passado.

Dolores, de 46 anos, parecia ter recuperado a força de sua voz, tal como ela mesma explicou em dezembro na página do The Cranberries no Facebook, quando comemorou o primeiro show “em meses”, realizado em Nova York, e comentou que se sentia “genial”.

Nascida na pequena cidade de Ballybricken, Dolores Mary Eileen O’Riordan se destacou muito cedo por sua capacidade como cantora para modular as cordas vocais e alternar graves e agudos, em um estilo tradicional irlandês que ela acoplou com sucesso ao pop/rock/grunge do Cranberries.

Também tecladista e guitarrista, foi casada com o empresário musical Don Burton, vinculado ao grupo britânico Duran Duran, mas os dois se separaram em 2014 após quase 20 anos de casamento, durante o qual tiveram três filhos.

Em sua cidade natal, Dolores conheceu no final da década de 80 os outros três músicos com os quais formaria o Cranberries: Feargal Lawler (bateria), Mike Hogan (baixo) e Noel Hogan (violão).

Após um começo frustrante, a banda cativou a milhões de pessoas nos anos 90, década na qual publicaram seus lendários discos “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?” (1993) e “No Need To Argue” (1994).

Na segunda metade dos anos 90, o sucesso foi decaindo até a chegada do quinto álbum, “Wake Up And Smell The Coffee” (2001), e a separação do grupo dois anos depois para os integrantes investirem em suas carreiras solo.

Durante esse período, Dolores lançou dois álbuns, “Are You Listening?” (2007) e “No Baggage” (2009), mas nunca alcançou a fama dos primeiros trabalhos com o Cranberries. Mais tarde, os quatro se reuniram em 2010 para uma turnê por Estados Unidos e Europa e, dois anos depois, lançaram seu sexto disco de estúdio, “Roses”.

theradicallight / Flickr

Dolores O’Riordan, The Cranberries

Após aquela turnê, Dolores O’Riordan processou Noel Hogan, guitarrista e co-autor da maioria das músicas da banda.

Em 2016, a cantora foi notícia pelo disco que gravou ao lado do baixista do The Smiths, Andy Rourke, com uma nova banda chamada D.A.R.K. e pela multa de 6 mil euros que teve que pagar por cuspir e dar uma cabeçada em um policial após ser detida por agredir uma aeromoça em um avião.

Após superar as diferenças nos tribunais, o Cranberries voltou a se reunir para uma turnê que começou na Polônia em junho de 2016.

No ano passado, o grupo também lançou o trabalho acústico “Something Else”, no qual revisitaram músicas do início da carreira com a Orquestra de Câmara Irlandesa e incluíram três composições novas.

No início de maio, o grupo foi obrigado a cancelar os shows agendados da turnê devido aos problemas de saúde de Dolores. Desde então, pouco se soube sobre a cantora, que tinha voltado a um estúdio de gravação, apontou sua agência de publicidade ao comunicar sua morte, sem dar detalhes sobre qual era o projeto em que a artista trabalhava.

Quando a vida é perfeita, se torna entediante; é preciso se desafiar, pois isso te dá uma razão para viver”, disse Dolores em uma entrevista com a Agência EFE.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …