Número de mortes por coronavírus chega a mil

Bin-Cai/Flickr

Casos confirmados na China ultrapassam 42 mil, com 108 mortes e mais de 2 mil novas infecções em apenas 24 horas. OMS afirma que há mais de 300 casos em outros 24 países e alerta para possível aumento das transmissões.

O número de mortes pelo novo coronavíus na China aumentou nesta segunda-feira (10/01) para 1.016, após a província de Hubei, onde o surto teve início, confirmar 103 novas vítimas fatais nas últimas 24 horas. As autoridades locais também informaram o surgimento de 2.097 novos casos da doença.

Em toda a China continental, segundo dados oficiais, foram 108 novas mortes e 2.478 infecções. O total de casos confirmados em todo o país já é de 42.638.

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou para o aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus 2019-nCoV de pessoas que não estiveram na China, afirmando que pode se tratar de uma “faísca que se transforma em um fogo maior”.

Ele ressaltou as preocupações da entidade com a transmissão da doença em outras partes do mundo. “Devemos lutar arduamente como uma só raça humana para combater esse vírus antes que saia de controle”. Segundo a OMS, o total de casos em outros 24 países é de 319.

Uma equipe de especialistas liderada pela OMS chegou à China para avaliar a situação. A entidade informou que 168 laboratórios em todo o mundo já possuem a tecnologia necessária para diagnosticar o novo coronavírus.

O presidente chinês, Xi Jinping, visitou equipes médicas e pacientes em um hospital de Pequim nesta segunda-feira, em uma de suas raras aparições públicas desde o início do surto. Ao afirmar que a situação é “ainda muito grave” na região de Wuhan, em Hubei, ele pediu que sejam adotadas “medidas mais decisivas” para conter a doença.

Vestindo uma máscara e um avental cirúrgico, Xi cumprimentou médicos e observou o tratamento de pacientes. Ele também conversou através de teleconferência com médicos em Wuhan e visitou uma comunidade na capital chinesa para “avaliar e orientar” os esforços de contenção da doença.

Após o feriado do Ano Novo chinês, a população do país começa aos poucos a voltar à rotina de trabalho. O período de férias foi aumentado em dez dias, se estendendo até o final de janeiro. Entretanto, muitos locais de trabalho ainda permaneciam fechados nesta segunda-feira.

Na província de Hubei, várias cidades continuam em isolamento, com estações de trem e aeroportos fechados e estradas bloqueadas.

O navio de cruzeiro Diamond Princess, que permanece em quarentena no Japão após o aparecimento de focos da doença, teve 65 novos casos confirmados nesta segunda-feira, aumentando o total para 135. A embarcação está ancorada em Yokohama com 3,7 mil pessoas a bordo.

No Reino Unido, o governo confirmou que o número de casos da doença no país dobrou, de 4 para 8. As autoridades declararam o vírus como uma ameaça grave e iminente e reforçaram as ações para isolar os suspeitos de contaminação.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …

Coronavírus: por precaução, OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em diversos países, por medida de precaução. A decisão segue a publicação na sexta-feira …

Exoplanetas habitáveis poderiam ser identificados por 'código de cores', afirma estudo

As enormes distâncias até os exoplanetas teoricamente capazes de suportar vida impedem a observação direta e a exploração dessas possibilidades, levando cientistas a procurar soluções inovadoras. Uma equipe de astrônomos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, …

Remdesivir melhorou tempo de recuperação da covid-19

Um novo estudo envolvendo 50 pesquisadores da área da saúde descobriu que o remédio antiviral remdesivir, projetado originalmente para o tratamento do ebola, reduziu o tempo de recuperação em pacientes de Covid-19 de uma média …