Província de Hubei bate recorde de vítimas do coronavírus, com 242 mortes em um dia

O número de contaminações e mortes pelo coronavírus Covid-19 sofreu uma revisão dramática na província de Hubei, epicentro da epidemia, nas últimas 24 horas. Foram 242 mortos apenas na quinta-feira (12) – mais do que o dobro do que vem sendo anunciado diariamente. O aumento se deve a um novo sistema de contagem das infecções.

Em um comunicado, a comissão de saúde de Hubei revelou que passou a incluir no número de infectados aqueles que foram “diagnosticados clinicamente”, por meio de imagens de pulmão. Até agora, só eram contabilizados os pacientes submetidos ao teste de ácido nuclêico usado para identificar o vírus.

Segundo as autoridades sanitárias, a mudança de diagnóstico permitirá aos pacientes receber tratamento “o mais rápido possível” e detectar doentes em outras províncias.

A nova forma de contagem de vítimas elevou o total de mortos para 1.367 pessoas desde dezembro no país. Outros 15 mil novos casos foram confirmados, totalizando 60 mil infectados pela doença na China.

A comissão de saúde de Hubei acrescentou que efetuou a mudança à medida em que as autoridades sanitárias tiveram uma melhor compreensão da doença. Mas a explosão do número de casos também alimenta a percepção de que o governo chinês tentou esconder a gravidade da epidemia e demorou a adotar uma resposta adequada.

Mortes em casa

Um grande número de pessoas infectadas e mortas não foram oficialmente contabilizadas pelas autoridades de saúde desde o início da epidemia. Há várias semanas famílias de Wuhan afirmam que estão tratando dos doentes em casa.

Muitos deles acabam morrendo sem conseguir ter acesso a hospitais, devido à superlotação dos centros de saúde de Hubei.

Vários profissionais de saúde também afirmam que os testes fornecidos pelo governo não são suficientes ou são ineficazes. Desta forma, boa parte dos doentes não estão recebendo o tratamento adequado.

Demissões no Partido Comunista

A revisão do balanço de vítimas têm consequências para as autoridades locais. O chefe do Partido Comunista de Hubei, Jiang Chaoliang, foi demitido nesta quinta-feira (13). Quem o substitui é Ying Yong, um veterano da saúde pública e amigo do presidente chinês Xi Jinping.

Segundo a agência de notícias estatal, Ma Guoqiang, líder do Partido Comunista em Wuhan também foi substituído. Cinco funcionários de Hubei foram despedidos na quarta-feira (12) por “falhas” em suas funções durante a epidemia.

Epidemia pelo mundo

No Vietnã, uma cidade de 10 mil habitantes perto da capital Hanói foi colocada em quarentena após a descoberta de seis casos da pneumonia. Um novo caso de Covid-19 foi registrado nas últimas horas na área, o que elevou o número de infectados a seis. No total, o Vietnã registra 16 casos positivos até o momento.

A epidemia se alastra entre os passageiros e tripulantes do navio Diamond Princess, em quarentena na costa do Japão. O ministro da Saúde japonês, Katsunobu Kato, informou nesta quinta-feira que exames confirmaram mais 44 novos casos de contaminação com coronavírus, elevando a 218 o número de pacientes no cruzeiro. Dos 44 casos novos, 43 são passageiros e um é membro da tripulação do navio.

A pouco mais de 5 meses da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no final de julho, o presidente do comitê de organização Yoshimo Mori reiterou que não há nenhum plano de cancelamento ou adiamento das provas, por causa da epidemia.

No entanto, em Barcelona, os organizadores do maior evento mundial em comunicações, o Mobile World Congress, suspenderam a realização do salão, que começaria no dia 24 de fevereiro, depois de 30 empresas do setor cancelarem sua participação, devido à epidemia do coronavírus.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …

Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia. Nem …

Diário de oficial nazista revela suposta localização de toneladas de ouro em castelo

Pesquisadores que buscam bilhões de dólares em tesouros nazistas roubados da Europa acreditam ter encontrado a localização de toneladas de ouro debaixo de antigo castelo alemão. Os pesquisadores acreditam ter encontrado 28 toneladas de ouro roubadas …

Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio …

Desigualdade eleva letalidade da covid na favela, diz estudo

Quase todos os dias, com ou sem pandemia, a diarista Joceliane Gomes Santos de Freitas, 29 anos, sai de casa às 7h em Barra do Ceará, comunidade de Fortaleza onde mora com o marido e …

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …