Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara.

Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de um mesmo doador para serem implantados em quatro receptores diferentes e todos acabaram tendo câncer de mama depois da operação, segundo um estudo publicado em abril no American Journal of Transplantation.

Os quatro doentes desenvolveram metástases e três acabaram morrendo. O quarto doente conseguiu sobreviver depois de os médicos terem voltado a remover um dos rins doados e após ser submetido a múltiplos tratamentos.

A doadora, uma mulher holandesa de 53 anos que morreu na sequência de um ataque cerebral em 2007, não tinha nenhum problema médico conhecido, nem muito menos foi diagnosticado qualquer tumor maligno nos órgãos.

O autor do estudo, o professor de Nefrologia na Universidade de Amsterdã, Frederike Bemelman, qualificou o caso como “extremadamente raro“. “Há sempre um pequeno risco. [Mas] também há uma pequena probabilidade de que algo aconteça durante o  processo”, comentou o especialista.

“Esse é o primeiro caso de transmissão de câncer de mama como resultado de um transplante de órgãos de um único doador que afetou quatro pacientes. Nenhum estudo anterior detectou um intervalo tão longo entre o transplante e a manifestação do tumor”.

Um caso “excepcional”

De acordo com o El País, o primeiro receptor afetado foi uma mulher de 42 anos que recebeu ambos os pulmões e foi diagnosticada com câncer de mama com metástases já em outros órgãos, apenas 16 meses após a operação.

Uma análise de DNA determinou que as células tumorais que acabaram matando a mulher eram provenientes da doadora. Frente a isso, a Eurotrasplant reportou o caso em janeiro de 2010.

A receptora do rim esquerdo também morreu da doença em 2013. Pouco depois, em 2014, a mulher transplantada com o fígado da doadora faleceu. Ela foi alertada sobre a presença do tumor em 2011, mas se recusou a remover o órgão.

O receptor do coração morreu cinco meses depois da operação devido a uma infecção. Em todos os receptores, foram detectados nas células tumorais marcadores de DNA que coincidiam com o perfil genético da doadora.

Um homem de 32 anos, que recebeu o outro rim, também foi alertado sobre a situação. E, nesse caso, o órgão foi removido, a doença foi tratada e conseguiu sobreviver – dos quatro transplantados, ele foi o único sobrevivente.

A transmissão de uma neoplasia – câncer – após um transplante de um órgão acontece apenas cerca de cinco vezes em 10 mil transplantes e na maioria dos casos a tecnologia disponível não permite que seja detectada antes da doação.

A Diretora de Serviços Médicos da Organização Internacional de Transplantes, Elisabeth Coll, afirmou à agência EFE que “os casos infelizes acontecem excepcionalmente, porque são impossíveis de serem detectados antes”.

“Antes de se fazer um transplante de qualquer órgão, são realizados todos os testes possíveis para descartar qualquer transmissão neoplásica”, salientou a responsável.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …