Quimioterapia pode alastrar o câncer e fazer com que ele reapareça ainda mais agressivo

Um novo estudo sugere que a quimioterapia pode alastrar o câncer e fazê-lo despertar tumores ainda mais agressivos.

Pesquisadores dos Estados Unidos estudaram o impacto das drogas associadas à quimioterapia em pacientes com câncer de mama e descobriram que a medicação aumenta as hipóteses das células cancerígenas se deslocarem para outras partes do corpo, onde são mais letais, informa o Telegraph.

Muitas das pacientes diagnosticados com câncer de mama fazem quimioterapia antes da cirurgia, mas o novo estudo sugere que, apesar de a curto prazo o tratamento diminuir os tumores, pode desencadear a propagação das células cancerígenas pelo corpo.

George Karagiannis, da Universidade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, descobriu que o número de reincidências cancerígenas aumentou em 20 pacientes que receberam dois fármacos de quimioterapia comuns.

O médico também descobriu que, em cobaias, a quimioterapia como tratamento para o câncer de mama aumentou o número de células cancerígenas a circular pelo corpo e especialmente nos pulmões.

Karagiannis disse que a solução poderia passar pela monitorização das mulheres de forma a entender se quando faziam quimioterapia o câncer começava a circular. “Uma das abordagens poderia ser retirar uma pequena quantidade do tumor depois de algumas doses de quimioterapia antes da operação”, disse o cientista.

“Se observarmos que os marcadores estão aumentando, repensaríamos em deixar de recomendar quimioterapia e passar a fazer a operação em primeiro lugar, seguida de quimio pós-operação. Neste estudo só investigamos disseminação de células cancerígenas induzidas por quimioterapia no câncer de cama. Agora, vamos trabalhar em outros tipos de câncer e ver se o efeito é similar“, concluiu.

// ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá,meu irmão está morrendo de câncer e faz tratamento no Hospital de Câncer de Barretos.
    Entao me pergunto….?
    Ele está só piorando e as respostas dos médicos não vêem,total silêncio!!!
    Onde está essa ajuda ?
    Perdi meu pai dia 24 de julho 2016 com câncer de pulmão e agora estou perdendo meu irmão com câncer de próstata.
    Já está na coluna,bacia e ossos,ele tem 58 anos e três filhos,o menor com 6anos.
    O nome dele é Mauro Polotto e mora em Barretos.
    O meu é Marilda Teresa Polotto,sou de São José do Rio Preto-Sp
    Pelo amor de Deus entre em contato conosco.
    Meu e-mail é: marildapolotto@gmail.com
    Até para ele fazer parte de projetos de estudos.
    Estamos sem recursos financeiros.

  2. É tão óbvio que a quimioterapia expande o câncer, que só uma medicina muito vil como a nossa consegue obrigar o paciente a passar por isso. Pergunto em que bases financeiras se dão estes acordos com os laboratórios, porque é impossível que essa matança continue impunemente. Muito custosamente, e sob um avalanche de papéis que tive que assinar, além de uma discussão estratosférica com o diretor do hospital, fiz uma única quimioterapia quando tive câncer há 3 anos. Cuidei de subir rapidamente a imunidade e não destruí-la. Ainda estou aqui. Sem câncer. Acabo de enterrar meu irmão mais novo que fez todo o tal “tratamento” obrigatório.
    Esta vergonha não tem limites no Brasil.
    Sabia que se você for diagnosticado com câncer e o médico não lhe prescrever esse “protocolo” (não ouso dizer o que penso) o médico será denunciado pelos colegas. Isso tem um nome, que poderia estar encoberto pelo juramento de fidelidade que fazem ao receber o diploma, como ética. Eu chamo de máfia.
    Meu irmão faleceu em 1 de setembro com 52 anos, um atleta.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …