Quimioterapia pode alastrar o câncer e fazer com que ele reapareça ainda mais agressivo

Um novo estudo sugere que a quimioterapia pode alastrar o câncer e fazê-lo despertar tumores ainda mais agressivos.

Pesquisadores dos Estados Unidos estudaram o impacto das drogas associadas à quimioterapia em pacientes com câncer de mama e descobriram que a medicação aumenta as hipóteses das células cancerígenas se deslocarem para outras partes do corpo, onde são mais letais, informa o Telegraph.

Muitas das pacientes diagnosticados com câncer de mama fazem quimioterapia antes da cirurgia, mas o novo estudo sugere que, apesar de a curto prazo o tratamento diminuir os tumores, pode desencadear a propagação das células cancerígenas pelo corpo.

George Karagiannis, da Universidade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, descobriu que o número de reincidências cancerígenas aumentou em 20 pacientes que receberam dois fármacos de quimioterapia comuns.

O médico também descobriu que, em cobaias, a quimioterapia como tratamento para o câncer de mama aumentou o número de células cancerígenas a circular pelo corpo e especialmente nos pulmões.

Karagiannis disse que a solução poderia passar pela monitorização das mulheres de forma a entender se quando faziam quimioterapia o câncer começava a circular. “Uma das abordagens poderia ser retirar uma pequena quantidade do tumor depois de algumas doses de quimioterapia antes da operação”, disse o cientista.

“Se observarmos que os marcadores estão aumentando, repensaríamos em deixar de recomendar quimioterapia e passar a fazer a operação em primeiro lugar, seguida de quimio pós-operação. Neste estudo só investigamos disseminação de células cancerígenas induzidas por quimioterapia no câncer de cama. Agora, vamos trabalhar em outros tipos de câncer e ver se o efeito é similar“, concluiu.

// ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá,meu irmão está morrendo de câncer e faz tratamento no Hospital de Câncer de Barretos.
    Entao me pergunto….?
    Ele está só piorando e as respostas dos médicos não vêem,total silêncio!!!
    Onde está essa ajuda ?
    Perdi meu pai dia 24 de julho 2016 com câncer de pulmão e agora estou perdendo meu irmão com câncer de próstata.
    Já está na coluna,bacia e ossos,ele tem 58 anos e três filhos,o menor com 6anos.
    O nome dele é Mauro Polotto e mora em Barretos.
    O meu é Marilda Teresa Polotto,sou de São José do Rio Preto-Sp
    Pelo amor de Deus entre em contato conosco.
    Meu e-mail é: marildapolotto@gmail.com
    Até para ele fazer parte de projetos de estudos.
    Estamos sem recursos financeiros.

  2. É tão óbvio que a quimioterapia expande o câncer, que só uma medicina muito vil como a nossa consegue obrigar o paciente a passar por isso. Pergunto em que bases financeiras se dão estes acordos com os laboratórios, porque é impossível que essa matança continue impunemente. Muito custosamente, e sob um avalanche de papéis que tive que assinar, além de uma discussão estratosférica com o diretor do hospital, fiz uma única quimioterapia quando tive câncer há 3 anos. Cuidei de subir rapidamente a imunidade e não destruí-la. Ainda estou aqui. Sem câncer. Acabo de enterrar meu irmão mais novo que fez todo o tal “tratamento” obrigatório.
    Esta vergonha não tem limites no Brasil.
    Sabia que se você for diagnosticado com câncer e o médico não lhe prescrever esse “protocolo” (não ouso dizer o que penso) o médico será denunciado pelos colegas. Isso tem um nome, que poderia estar encoberto pelo juramento de fidelidade que fazem ao receber o diploma, como ética. Eu chamo de máfia.
    Meu irmão faleceu em 1 de setembro com 52 anos, um atleta.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …