Quimioterapia pode alastrar o câncer e fazer com que ele reapareça ainda mais agressivo

Um novo estudo sugere que a quimioterapia pode alastrar o câncer e fazê-lo despertar tumores ainda mais agressivos.

Pesquisadores dos Estados Unidos estudaram o impacto das drogas associadas à quimioterapia em pacientes com câncer de mama e descobriram que a medicação aumenta as hipóteses das células cancerígenas se deslocarem para outras partes do corpo, onde são mais letais, informa o Telegraph.

Muitas das pacientes diagnosticados com câncer de mama fazem quimioterapia antes da cirurgia, mas o novo estudo sugere que, apesar de a curto prazo o tratamento diminuir os tumores, pode desencadear a propagação das células cancerígenas pelo corpo.

George Karagiannis, da Universidade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, descobriu que o número de reincidências cancerígenas aumentou em 20 pacientes que receberam dois fármacos de quimioterapia comuns.

O médico também descobriu que, em cobaias, a quimioterapia como tratamento para o câncer de mama aumentou o número de células cancerígenas a circular pelo corpo e especialmente nos pulmões.

Karagiannis disse que a solução poderia passar pela monitorização das mulheres de forma a entender se quando faziam quimioterapia o câncer começava a circular. “Uma das abordagens poderia ser retirar uma pequena quantidade do tumor depois de algumas doses de quimioterapia antes da operação”, disse o cientista.

“Se observarmos que os marcadores estão aumentando, repensaríamos em deixar de recomendar quimioterapia e passar a fazer a operação em primeiro lugar, seguida de quimio pós-operação. Neste estudo só investigamos disseminação de células cancerígenas induzidas por quimioterapia no câncer de cama. Agora, vamos trabalhar em outros tipos de câncer e ver se o efeito é similar“, concluiu.

// ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá,meu irmão está morrendo de câncer e faz tratamento no Hospital de Câncer de Barretos.
    Entao me pergunto….?
    Ele está só piorando e as respostas dos médicos não vêem,total silêncio!!!
    Onde está essa ajuda ?
    Perdi meu pai dia 24 de julho 2016 com câncer de pulmão e agora estou perdendo meu irmão com câncer de próstata.
    Já está na coluna,bacia e ossos,ele tem 58 anos e três filhos,o menor com 6anos.
    O nome dele é Mauro Polotto e mora em Barretos.
    O meu é Marilda Teresa Polotto,sou de São José do Rio Preto-Sp
    Pelo amor de Deus entre em contato conosco.
    Meu e-mail é: marildapolotto@gmail.com
    Até para ele fazer parte de projetos de estudos.
    Estamos sem recursos financeiros.

  2. É tão óbvio que a quimioterapia expande o câncer, que só uma medicina muito vil como a nossa consegue obrigar o paciente a passar por isso. Pergunto em que bases financeiras se dão estes acordos com os laboratórios, porque é impossível que essa matança continue impunemente. Muito custosamente, e sob um avalanche de papéis que tive que assinar, além de uma discussão estratosférica com o diretor do hospital, fiz uma única quimioterapia quando tive câncer há 3 anos. Cuidei de subir rapidamente a imunidade e não destruí-la. Ainda estou aqui. Sem câncer. Acabo de enterrar meu irmão mais novo que fez todo o tal “tratamento” obrigatório.
    Esta vergonha não tem limites no Brasil.
    Sabia que se você for diagnosticado com câncer e o médico não lhe prescrever esse “protocolo” (não ouso dizer o que penso) o médico será denunciado pelos colegas. Isso tem um nome, que poderia estar encoberto pelo juramento de fidelidade que fazem ao receber o diploma, como ética. Eu chamo de máfia.
    Meu irmão faleceu em 1 de setembro com 52 anos, um atleta.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …