Quimioterapia pode alastrar o câncer e fazer com que ele reapareça ainda mais agressivo

Um novo estudo sugere que a quimioterapia pode alastrar o câncer e fazê-lo despertar tumores ainda mais agressivos.

Pesquisadores dos Estados Unidos estudaram o impacto das drogas associadas à quimioterapia em pacientes com câncer de mama e descobriram que a medicação aumenta as hipóteses das células cancerígenas se deslocarem para outras partes do corpo, onde são mais letais, informa o Telegraph.

Muitas das pacientes diagnosticados com câncer de mama fazem quimioterapia antes da cirurgia, mas o novo estudo sugere que, apesar de a curto prazo o tratamento diminuir os tumores, pode desencadear a propagação das células cancerígenas pelo corpo.

George Karagiannis, da Universidade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, descobriu que o número de reincidências cancerígenas aumentou em 20 pacientes que receberam dois fármacos de quimioterapia comuns.

O médico também descobriu que, em cobaias, a quimioterapia como tratamento para o câncer de mama aumentou o número de células cancerígenas a circular pelo corpo e especialmente nos pulmões.

Karagiannis disse que a solução poderia passar pela monitorização das mulheres de forma a entender se quando faziam quimioterapia o câncer começava a circular. “Uma das abordagens poderia ser retirar uma pequena quantidade do tumor depois de algumas doses de quimioterapia antes da operação”, disse o cientista.

“Se observarmos que os marcadores estão aumentando, repensaríamos em deixar de recomendar quimioterapia e passar a fazer a operação em primeiro lugar, seguida de quimio pós-operação. Neste estudo só investigamos disseminação de células cancerígenas induzidas por quimioterapia no câncer de cama. Agora, vamos trabalhar em outros tipos de câncer e ver se o efeito é similar“, concluiu.

// ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá,meu irmão está morrendo de câncer e faz tratamento no Hospital de Câncer de Barretos.
    Entao me pergunto….?
    Ele está só piorando e as respostas dos médicos não vêem,total silêncio!!!
    Onde está essa ajuda ?
    Perdi meu pai dia 24 de julho 2016 com câncer de pulmão e agora estou perdendo meu irmão com câncer de próstata.
    Já está na coluna,bacia e ossos,ele tem 58 anos e três filhos,o menor com 6anos.
    O nome dele é Mauro Polotto e mora em Barretos.
    O meu é Marilda Teresa Polotto,sou de São José do Rio Preto-Sp
    Pelo amor de Deus entre em contato conosco.
    Meu e-mail é: marildapolotto@gmail.com
    Até para ele fazer parte de projetos de estudos.
    Estamos sem recursos financeiros.

  2. É tão óbvio que a quimioterapia expande o câncer, que só uma medicina muito vil como a nossa consegue obrigar o paciente a passar por isso. Pergunto em que bases financeiras se dão estes acordos com os laboratórios, porque é impossível que essa matança continue impunemente. Muito custosamente, e sob um avalanche de papéis que tive que assinar, além de uma discussão estratosférica com o diretor do hospital, fiz uma única quimioterapia quando tive câncer há 3 anos. Cuidei de subir rapidamente a imunidade e não destruí-la. Ainda estou aqui. Sem câncer. Acabo de enterrar meu irmão mais novo que fez todo o tal “tratamento” obrigatório.
    Esta vergonha não tem limites no Brasil.
    Sabia que se você for diagnosticado com câncer e o médico não lhe prescrever esse “protocolo” (não ouso dizer o que penso) o médico será denunciado pelos colegas. Isso tem um nome, que poderia estar encoberto pelo juramento de fidelidade que fazem ao receber o diploma, como ética. Eu chamo de máfia.
    Meu irmão faleceu em 1 de setembro com 52 anos, um atleta.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Opositor belarusso é achado morto na Ucrânia

Ativista Vitaly Shishov ajudava compatriotas a fugir da perseguição do regime de Alexander Lukashenko, considerado o último ditador da Europa. Polícia investiga possível assassinato encenado como suicídio. Um ativista de Belarus foi encontrado morto nesta terça-feira …

Polônia concede visto humanitário a atleta olímpica e alimenta tensões com Belarus

A Polônia concedeu nesta segunda-feira (2) um visto humanitário para a atleta olímpica bielorrussa Krystsina Tsimanuskaya. A jovem afirma que estava sendo obrigada a deixar o Japão após ter criticado sua equipe e temia …

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …