Cientistas criam “tatuagem biomédica” capaz de detectar vários tipos de câncer

(dr) ETH Zurich

Cientistas suíços desenvolveram uma “tatuagem biomédica” que escurece quando detecta mudanças no corpo que podem indicar a presença de câncer.

Os pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma “tatuagem biomédica” que, quando colocada debaixo da pele, permite detectar quatro tipos de câncer ainda na fase precoce da doença: próstata, pulmão, colo do útero e de mama.

O implante subcutâneo, um sensor composto por uma rede genética que se coloca nas células humanas, muda de cor quando registra alterações no nível de cálcio no sangue.

Quando esse nível supera um determinado limite, durante um longo período de tempo, ativam-se uma série de sinais gerados pela produção de pigmento endógeno nas células geneticamente modificadas, o que, por sua vez, faz com que a mancha originada pelo implante escureça, alertando assim seu utilizador.

Martin Fussenegger, médico e autor principal do estudo, explica que a mancha em questão “não significa que a pessoa irá morrer em breve”, mas pelo contrário, já que uma detecção precoce da doença aumenta a possibilidade de sobrevivência.

Além disso, o cientista considera que o mesmo conceito também pode vir a ser aplicado em outras doenças como, por exemplo, patologias degenerativas e desordens hormonais.

Por enquanto, a novidade, publicada na revista Science Translational Medicine, só foi testada em animais de laboratório e a equipe reconhece que ainda faltam alguns anos para que o produto esteja pronto para ser comercializado.

O instituto suíço recorda que, para avançar nessa direção, é preciso continuar a dar provas clínicas que são particularmente trabalhosas e com um elevado custo monetário, algo que o grupo de trabalho não consegue financiar sozinho.

No caso do câncer de mama, só uma em quatro mulheres tem possibilidades de cura se a doença for detectada tardiamente, quando comparado com os 98% se o câncer for detectado precocemente. No caso da próstata, a taxa ronda atualmente os 32% e o colo do útero 11%.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …