“Mutilados e assados vivos”: o destino dos escravos nigerianos vendidos na Líbia

United Nations Photo / Flickr

A difícil situação enfrentada por africanos subsaarianos que partem para a costa mediterrânea com esperança de uma vida melhor na Europa, mas são capturados e tratados como escravos, tem corrido o mundo.

Em julho passado, a Organização Internacional de Migração (OIM) alertou para a venda de escravos em mercados públicos líbios. Pelo menos 20 mil foram capturados por criminosos e levados para centros de detenção.

Os nigerianos chegam à Líbia para atravessar o Mediterrâneo e entrar na Europa, à procura de uma vida melhor. Infelizmente, a maioria nunca chega a pisar em solo europeu. Muitos dos que tentam mudar de vida acabam nas mãos de traficantes e sofrem barbaridades que não parecem deste século.

Fani-Kayode, advogado formado em Cambridge, assegura que três quartos das pessoas capturadas por criminosos e vendidas como escravos na Líbia são do sul da Nigéria.

Os corpos são mutilados. Os órgãos são extraídos e depois assados. É este o destino dos muitos africanos que procuram a Europa. São vendidos como escravos, assassinados, mutilados, torturados e obrigados a trabalhar até à morte”, denuncia o advogado.

O portal International Business Times diz que Fani-Kayode também criticou o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, por não fazer o suficiente para proteger as vítimas.

Além disso, lamenta que o ditador Muammar Gaddafi tenha sido derrubado do poder, já que sua saída abriu portas para o crime organizado prosperar na Líbia.

De acordo com o canal CNN, as vendas são feitas nos arredores da capital Trípoli, onde se realizam os leilões para vários tipos de trabalho braçal. Uma operação recente revelou que, nos mercados de escravos, africanos são vendidos e comprados por R$ 285.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"O que vai curar a economia é a vacinação", diz economista do setor de comércio brasileiro

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu a previsão de crescimento do setor mesmo com o início da vacinação. Para discutir a questão, a Sputnik Brasil conversou com Fábio Bentes, …

Covid-19: Austrália não deve reabrir fronteiras antes de 2022

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, Brendan Murphy, um dos …

Burger King revela seu 1º sanduíche 100% vegano

As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um …

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …