Quarto de escrava que deu 6 filhos ao presidente Thomas Jefferson é descoberto

Thomas Jefferson's Monticello / Facebook

Plantação de escravos de Monticello, na Virgínia, que pertenceu a Thomas Jefferson, terceiro presidente dos EUA

Plantação de escravos de Monticello, na Virgínia, que pertenceu a Thomas Jefferson, terceiro presidente dos EUA

Uma equipe de arqueólogos conseguiu descobrir os aposentos da escrava Sally Hemings, que teria tido seis filhos de Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos EUA.

As escavações realizadas na mansão de Thomas Jefferson em Monticello, a plantação que pertenceu ao terceiro presidente dos EUA, localizada em Charlottesville, na Virgínia, revelaram a divisão onde Sally Hemings (1773-1835) teria vivido com seus filhos.

Thomas Jefferson, uma das mais pragmáticas figuras da história dos Estados Unidos, foi um dos “Pais Fundadores” da Nação e o principal autor da Declaração da Independência. Foi o segundo vice-presidente norte-americano, com John Adams, a quem sucedeu como terceiro chefe de estado dos Estados Unidos.

Localizado ao lado do quarto de Jefferson, o espaço foi encontrado por baixo de uma casa de banho que foi construída em 1941, para dar resposta ao crescente número de visitantes turísticos à histórica plantação de escravos.

A divisão não tem janelas e era previsivelmente escura, úmida e desconfortável, embora se acredite que Sally Hemings teria um estatuto “privilegiado”, relativamente aos demais escravos da plantação.

A história da escrava que teria dado à luz seis filhos de Jefferson continua a ser um enigma e a descoberta ajuda a escrevê-la e a dar “um significado a como as pessoas escravas viviam”, conforme nota a diretora de restauração da plantação, Gardiner Hallock, em declarações divulgadas pela NBC News.

“Alguns dos filhos de Sally podem ter nascido neste quarto”, acrescenta Hallock.

A divisão mantém a lareira e a estrutura de tijolos originais, bem como o espaço para um fogão e os pisos primitivos dos anos de 1800, constituindo “uma verdadeira ligação para o passado”, afirma o diretor de arqueologia das escavações, Fraser Neiman, também em declarações à NBC.

O espaço será restaurado e transformado para homenagear Sally Hemings e integrar, de forma mais digna, sua história na plantação e na própria vida de Jefferson.

“Pela primeira vez, em Monticello, temos um espaço físico dedicado a Sally Hemings e à sua vida. É significativo porque liga todo o arco afroamericano em Monticello“, atesta a porta-voz do local, Mia Magruder Dammann, na NBC News.

Thomas Jefferson Foundation

Quarto de Sally Hemings, escrava que teria tido 6 filhos com Thomas Jefferson

Quarto de Sally Hemings, escrava que teria tido 6 filhos com Thomas Jefferson

A misteriosa vida de Sally Hemings

Thomas Jefferson é um dos mais simbólicos presidentes dos EUA, tendo sido o autor da Declaração de Independência. Mas foi também proprietário de cerca de 600 escravos ao longo da sua vida, embora se manifestasse moralmente contra a escravatura, que dizia ser uma “abominação”.

Ele teria ficado com o direito de propriedade de Sally Hemings no âmbito da herança do sogro, pela sua morte, em 1776. Diz-se também que Sally seria filha do sogro, John Wayles.

Na história quase não existem registros sobre esta mulher de quem um outro escravo, Isaac Granger Jefferson, dizia que era “poderosa perto dos brancos”, “muito bonita” e com “longos cabelos lisos pelas costas”.

Historiadores atribuem a paternidade dos seus seis filhos a Thomas Jefferson e um estudo de DNA divulgado em 1999, concluiu que o terceiro presidente dos EUA seria pai de, pelo menos, um deles. As crianças teriam nascido vários anos depois de Jefferson ter ficado viúvo de Martha Jefferson.

Nos jornais da época, chegaram a ser publicados artigos de rivais políticos, referindo o fato de Jefferson ter “como concubina” uma das suas escravas.

Jefferson teria mantido os filhos, dos quais apenas quatro teriam sobrevivido, como escravos até ficarem maiores de idade, época em que os teria libertado. E nunca teria dado a liberdade a Sally Hemings.

Estas e outras histórias sobre o terceiro presidente dos EUA passam pelo Projeto Mountaintop, um investimento de 35 milhões de dólares (mais de R$ 110 milhões) que visa restaurar a plantação de Monticello para que ela fique exatamente como era no tempo da escravatura.

A ideia é revelar toda a história do local, não apenas a do presidente dos EUA e da sua família, mas também dos escravos que lá viveram.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …