NASA adverte sobre rápida aproximação de um grande asteroide da Terra

A agência espacial estadunidense NASA informou ontem (29) sobre a aproximação do asteroide SP1, com um comprimento entre 70 e 160 metros, do nosso planeta.

O asteroide foi detectado pela primeira vez em 19 de setembro, tendo sido incluído em uma lista de asteroides com trajetórias próximas da Terra. Segundo realça o jornal britânico Daily Express, o tamanho do asteroide pode superar a altura do Big Ben ou da roda-gigante localizada em Londres.

Estima-se que a velocidade do SP1 é cerca de 60 km por hora, enquanto sua maior aproximação à Terra acontecerá em 3 de outubro. Porém, o asteroide não representa perigo de colisão com a Terra. Ele passará a 5,87 milhões de quilômetros do nosso planeta, ou seja, algo 15 vezes mais que a distância entre a Terra e a Lua.

Embora essa distância possa parecer grande demais, a eventual colisão de tal corpo celeste com a Terra teria consequências catastróficas, adianta a edição.

Em um comentário para a Sputnik, o chefe do Instituto da Astronomia da Academia de Ciências da Rússia, Boris Shustov, disse que o asteroide não representa qualquer ameaça para a humanidade. De acordo com o cientista, a aproximação de tal corpo celeste é um “evento normal. Nem dá para vê-lo através de dispositivos amadores”.

Shustov acrescentou que tais corpos celestes passam perto da Terra de vez em quando, e as respectivas notícias sobre esses casos servem apenas para entreter as pessoas. A própria NASA assegurou que nos próximos anos a possibilidade de algum asteroide conhecido embater contra a Terra é quase nula.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sonda descobre 'duendes' e 'elfos' surgindo na atmosfera de Júpiter

Uma equipe de cientistas analisou imagens ultravioletas da sonda Juno, da NASA, no planeta gigante, e por 11 vezes surgiram luzes extremamente curtas e peculiares. A sonda espacial Juno, da agência espacial norte-americana NASA, captou uma …

Astrônomos descobrem atividade em objeto planetário distante do Sistema Solar

Uma equipe de astrônomos anunciou sua descoberta da atividade de Centaur 2014 OG392, um objeto planetário observado pela primeira vez em 2014. Centauros são planetas menores que os astrônomos pensam que se originaram no Cinturão de …

Com Google acusado de monopólio, Apple estaria agilizando seu próprio buscador

No mês de agosto, o Canaltech noticiou que a Apple poderia estar trabalhando em seu próprio motor de busca para não ter mais que utilizar os recursos do Google. Agora, novas informações divulgadas pelo jornal Financial …

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …