NASA pretende colidir nave com asteroide

JPL-Caltech / NASA

A NASA pretende enviar a sonda DART para o 65803 Didymos, um asteroide binário de 150 metros de largura que orbita o Sol, e está localizado próximo a órbita da Terra.

Constantemente, a NASA realiza verificações dos asteroides, em especial aos potencialmente perigosos ao nosso Planeta. Levando em consideração um possível choque de um asteroide com a Terra, a NASA já possui um plano para solucionar o problema.

Chamado de Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos, a medida consiste em uma missão que tem como objetivo colidir uma nave com um asteroide. A intenção é desviar a rota dele e salvar a Terra. De acordo com a NASA, o asteroide em questão é um exemplo perfeito de um corpo que poderia colidir com a Terra.

A NASA pretende enviar a sonda DART para o 65803 Didymos, um asteroide binário de 150 metros de largura que orbita o Sol, e está localizado próximo a órbita da Terra.

A Agência Espacial Americana diz que o corpo celeste é um exemplo perfeito de tamanho e tipo de asteroide que teria potencial para atingir a Terra. Levando em consideração o fato, a NASA quer enviar a sua sonda DART até ele em dezembro de 2020.

A ideia inicial é que a sonda possa colidir com a superfície do asteroide, o que causaria uma forte explosão e possivelmente mudaria a rota do asteroide, ficando longe da Terra.

Através do envio da nave ao asteroide, a NASA poderá medir como o impacto muda a posição do asteroide e ainda ter uma melhor ideia de como os asteroides poderão ser redirecionados no futuro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tratamento para tuberculose é recorde, mas 3 milhões não têm acesso

Em 2018, o número de pessoas que receberam tratamento para a tuberculose bateu um recorde histórico em grande parte devido a uma melhor detecção e diagnóstico da doença. Em todo o mundo, sete milhões de pessoas …

"Blob": o que é a misteriosa criatura com 720 sexos e sem cérebro

Ele não tem boca, estômago, olhos, tampouco pode detectar ou digerir alimentos. Também não tem braços ou pernas, mas consegue se locomover — e, em um único dia, dobrar de tamanho. É capaz de aprender e …

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

Desgaste político e crise entre clã Bolsonaro e PSL minam nomeação do filho do presidente, que dificilmente seria aprovada pelo Senado. Caso ocorre após batalha pela liderança da legenda na Câmara. O Palácio do Planalto decidiu …

EUA aplicam tarifas punitivas sobre produtos da UE

Após aval da OMC, entram em vigor aumentos tarifários de 10% e 25%, afetando 7,5 bilhões de dólares em produtos do bloco europeu. Bruxelas poderá retaliar com sanções. As autoridades de comércio dos Estados Unidos confirmaram …

Polícia libera filho do chefe do narcotráfico El Chapo depois de emboscada

Alvos de uma violenta represália dos narcotraficantes, os policiais mexicanos foram obrigados a soltar Ovidio Guzmán López, um dos filhos do célebre El Chapo, do cartel de Sinaloa, pouco depois de prendê-lo, nesta quinta-feira (17) …

Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil

Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora …

Estudo descobre que humanos têm capacidade de regeneração como a salamandra

Infelizmente, seres humanos não podem se dar ao luxo de perder nenhum pedacinho do corpo, porque todos são insubstituíveis. Ou talvez não. Um estudo da Universidade Duke (EUA) descobriu que somos muito melhores em regenerar cartilagem …

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …