NASA pretende colidir nave com asteroide

JPL-Caltech / NASA

A NASA pretende enviar a sonda DART para o 65803 Didymos, um asteroide binário de 150 metros de largura que orbita o Sol, e está localizado próximo a órbita da Terra.

Constantemente, a NASA realiza verificações dos asteroides, em especial aos potencialmente perigosos ao nosso Planeta. Levando em consideração um possível choque de um asteroide com a Terra, a NASA já possui um plano para solucionar o problema.

Chamado de Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos, a medida consiste em uma missão que tem como objetivo colidir uma nave com um asteroide. A intenção é desviar a rota dele e salvar a Terra. De acordo com a NASA, o asteroide em questão é um exemplo perfeito de um corpo que poderia colidir com a Terra.

A NASA pretende enviar a sonda DART para o 65803 Didymos, um asteroide binário de 150 metros de largura que orbita o Sol, e está localizado próximo a órbita da Terra.

A Agência Espacial Americana diz que o corpo celeste é um exemplo perfeito de tamanho e tipo de asteroide que teria potencial para atingir a Terra. Levando em consideração o fato, a NASA quer enviar a sua sonda DART até ele em dezembro de 2020.

A ideia inicial é que a sonda possa colidir com a superfície do asteroide, o que causaria uma forte explosão e possivelmente mudaria a rota do asteroide, ficando longe da Terra.

Através do envio da nave ao asteroide, a NASA poderá medir como o impacto muda a posição do asteroide e ainda ter uma melhor ideia de como os asteroides poderão ser redirecionados no futuro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …

Visitante interestelar pode 'morrer' ao se aproximar do Sol

Um visitante interestelar, observado em nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", isso porque, o 2I/Borisov provavelmente será desintegrado ao se aproximar do Sol. Os cientistas acompanham cada movimento do cometa, que está se aproximando …

Messi e Rapinoe levam o Bola de Ouro

Argentino bate recorde histórico ao ser eleito pela sexta vez o melhor jogador do mundo pela "France Football". Americana é a segunda mulher a receber a premiação na categoria futebol feminino. O atacante argentino Lionel Messi, …

Chuvas já mataram 12 pessoas em dez dias no sul da França

As fortes chuvas que atingiram no domingo (1) a Riviera Francesa (sul) deixaram seis mortos e sérios danos materiais. Temporais de intensidade semelhante ocorridos na semana passada já tinham matado seis pessoas e deixado um desaparecido. …

Butão: o ‘país mais feliz do mundo’ é eleito o ‘melhor lugar para visitar em 2020’

2019 ainda não acabou, mas nós já estamos planejando e sonhando com as viagens que faremos em 2020. Que tal fugir do roteiro óbvio e conhecer um país pouquíssimo explorado? O tradicional e respeitado guia Lonely …

Trump acusa Brasil de desvalorização "maciça" do real e anuncia retaliação

Presidente dos EUA promete impor tarifas sobre importação de aço e alumínio do Brasil e Argentina, acusando-os de desvalorizarem suas moedas de forma "maciça". Bolsonaro diz que vai falar com Trump. O presidente dos Estados Unidos, …