Trump teme mudanças “rápidas e violentas” caso os democratas vençam eleições

Donald Trump instou os líderes evangélicos a garantirem a votação nas eleições intercalares de novembro, deixando um aviso claro: caso os democratas vençam, haverá mais violência. “Vão reverter tudo o que fizemos”, alertou. 

A informação foi veiculada por convidados de um jantar realizado na segunda-feira (27) na Casa Branca, no qual estiveram presentes dezenas de pastores, padres e apoiantes cristãos de Trump. O áudio foi depois obtida pela imprensa, incluindo o New York Times.

O presidente norte-americano aproveitou a reunião privada com os líderes evangélicos para falar sobre os esforços da sua administração para promover causas cristãs conservadoras, advertindo aos presentes que tais esforços poderão ser rapidamente desfeitos.

Caso vença as eleições intercalares, os democratas “vão reverter tudo o que fizemos e vão fazê-lo de forma rápida e violenta“, avisou Trump, citado pelo NYT.

Donald Trump foi ainda mais longe e apelou para que os líderes evangélicos usem os púlpitos das igrejas para ajudar os republicanos a ganharem as eleições intercalares: “Só peço que procurem garantir que as suas comunidades votem. Se não votarem, vamos ter dois anos miseráveis”. “Vocês estão a uma eleição de perderem tudo o que têm”, disse o presidente para os participantes do evento.

O jornal diz ainda que esta deve ser a estratégia utilizada pelo Partido Republicano até as eleições intercalares, uma estratégia baseada na propagação do medo, se apresentando como a única solução viável e capaz de combatê-lo.

Hogan Gidley, porta-voz da Casa Branca, recusou comentar as afirmações do presidente.

As eleições intercalares nos Estados Unidos estão marcadas para o próximo dia 6 de novembro e decidirão se os democratas ganham controle do Congresso ou se os republicanos – liderados por Trump – mantêm o poder.

O presidente norte-americano tem estados durante as últimas semanas debaixo de fogo, depois do seu ex-advogado, Michael Cohen, se assumir como culpado de vários crimes de evasão fiscal e de violação da lei eleitoral na campanha para as eleições presidenciais de 2016, implicando Donald Trump no processo. Seu o antigo diretor de campanha, Paul Manafort, foi condenado por oito crimes fiscais.

Com este cenário, a possibilidade de destituição de Donald Trump começa a ganhar força, mas, por enquanto, não passa apenas de uma hipótese, uma vez que os republicanos reúnem a maioria no Congresso. Trump descartou a hipótese de impeachment, afirmando que a economia norte-americana sofreria graves danos e “todos ficariam muito pobres”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …