Um jornalista da televisão estatal russa deu conselhos sobre como a população deve se preparar para um eventual conflito.
O episódio aconteceu num programa do Rossiya-24news, um canal de televisão estatal, no qual o jornalista responsável deu alguns conselhos aos espectadores sobre como se preparar para uma guerra apocalíptica.
Nas imagens, que já foram muito compartilhadas nas redes sociais, o âncora Alexey Kazakov aparece ao lado de um monitor gigante dando dicas para garantir a sobrevivência da população caso o chamado “Dia do Julgamento” chegue.
De acordo com o Observador, o jornalista aconselha o povo russo a comprar alimentos com prazos de validade muito longos, como arroz, farinha, aveia, enlatados, água, leite, açúcar e sal. Pelo contrário, não recomenda o armazenamento de alimentos como massa e doces.
“É verdade que a glicose é uma importante fonte de energia, mas os doces vão deixá-lo com sede e a água será o recurso mais valioso para os residentes de um abrigo antibombas”, explica o jornalista, citado pelo jornal online.
A dica é corroborada por Eduard Khalilov, um especialista em sobrevivência, que, em entrevista ao programa, diz que o corpo humano “pode aguentar três semanas sem alimentos, mas só vai aguentar dois a três dias sem água“.
Além disso, o jornalista também aconselha as pessoas a comprarem iodo, para proteger o corpo da radiação emitida por eventuais ataques com armas nucleares.
Esse momento televisivo surge depois das tensões entre a Rússia e o Ocidente por causa do envenenamento do ex-espião russo, Sergei Skripal, e de sua filha, e das divergências sobre a Síria, após o ataque dos EUA, França e Reino Unido.
Ciberia // ZAP