A sonda Juno, da NASA, que realiza sua missão espacial perto de Júpiter, tem transmitido para a Terra imagens deslumbrantes do maior planeta do nosso Sistema Solar.

A sonda Juno já completou seu quinto voo e, segundo os especialistas da NASA, eles estão aprendendo cada vez mais sobre Júpiter com cada novo voo.

“Será o nosso quinto voo em torno de Júpiter durante a missão, e estamos aguardando as novas descobertas que Juno nos vai revelar”, disse Scott Bolton, investigador principal do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, localizado em San Antonio, Texas.

“Cada vez que nos aproximamos do topo das nuvens de Júpiter, recebemos novos conhecimentos que nos ajudam a entender este planeta gigante”, acrescentou. “A Juno nos fornece resultados espetaculares e nos faz mudar nosso entendimento do funcionamento do planeta gigante”, destacou.

A sonda da NASA percorre o nosso Sistema Solar há cinco anos, tendo começado sua missão em agosto de 2011, e viajou 664 milhões de quilômetros para chegar a Júpiter em junho de 2016. No decurso do voo, a sonda esteve constantemente transmitindo fotos para a Terra.

Ela passou os primeiros dois meses após a longa viagem testando instrumentos e baixando sua órbita e transmitiu os primeiros dados científicos somente no fim de agosto.

As missões da sonda Juno são muito variadas, mas seu objetivo principal é aprender mais sobre a atmosfera, núcleo e campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter. Até agora, Juno tem tirado fotos dos polos de Júpiter, registrando fenômenos estranhos, tais como a formação de nuvens e auroras polares no planeta gasoso.

A sonda Juno foi modificada para evitar a radiação de Júpiter, que podia danificá-la, quebrando muitos de seus instrumentos altamente sensíveis dentro da sonda. Por essa razão, a órbita de Juno tem uma forma elíptica e se pode aproximar do planeta apenas até à distância de 4.160 quilômetros.

Em fevereiro de 2018, a nave espacial deverá mergulhar em Júpiter, onde a atmosfera do planeta a irá destruir. Isso será realizado para prevenir a criação de lixo espacial e minimizar o risco de contaminação de uma das luas do planeta gasoso com bactérias originadas na Terra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …

Governo brasileiro publica lei que agiliza venda de bens do tráfico de drogas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13886/19, que pretende acelerar a destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas. Essa lei, que converte a Medida Provisória nº 885, …

Criaram uma bebida com probióticos geneticamente modificados para prevenir ressacas

Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida sabe que basta um pequeno erro de cálculo ou deslize nos preparativos – como, por exemplo, esquecer …