A sonda Juno, da NASA, que realiza sua missão espacial perto de Júpiter, tem transmitido para a Terra imagens deslumbrantes do maior planeta do nosso Sistema Solar.

A sonda Juno já completou seu quinto voo e, segundo os especialistas da NASA, eles estão aprendendo cada vez mais sobre Júpiter com cada novo voo.

“Será o nosso quinto voo em torno de Júpiter durante a missão, e estamos aguardando as novas descobertas que Juno nos vai revelar”, disse Scott Bolton, investigador principal do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, localizado em San Antonio, Texas.

“Cada vez que nos aproximamos do topo das nuvens de Júpiter, recebemos novos conhecimentos que nos ajudam a entender este planeta gigante”, acrescentou. “A Juno nos fornece resultados espetaculares e nos faz mudar nosso entendimento do funcionamento do planeta gigante”, destacou.

A sonda da NASA percorre o nosso Sistema Solar há cinco anos, tendo começado sua missão em agosto de 2011, e viajou 664 milhões de quilômetros para chegar a Júpiter em junho de 2016. No decurso do voo, a sonda esteve constantemente transmitindo fotos para a Terra.

Ela passou os primeiros dois meses após a longa viagem testando instrumentos e baixando sua órbita e transmitiu os primeiros dados científicos somente no fim de agosto.

As missões da sonda Juno são muito variadas, mas seu objetivo principal é aprender mais sobre a atmosfera, núcleo e campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter. Até agora, Juno tem tirado fotos dos polos de Júpiter, registrando fenômenos estranhos, tais como a formação de nuvens e auroras polares no planeta gasoso.

A sonda Juno foi modificada para evitar a radiação de Júpiter, que podia danificá-la, quebrando muitos de seus instrumentos altamente sensíveis dentro da sonda. Por essa razão, a órbita de Juno tem uma forma elíptica e se pode aproximar do planeta apenas até à distância de 4.160 quilômetros.

Em fevereiro de 2018, a nave espacial deverá mergulhar em Júpiter, onde a atmosfera do planeta a irá destruir. Isso será realizado para prevenir a criação de lixo espacial e minimizar o risco de contaminação de uma das luas do planeta gasoso com bactérias originadas na Terra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …