Sonda com o objetivo de “tocar” o Sol é lançada com sucesso

A sonda solar Parker, a primeira astronave que transitará pela coroa do Sol, foi lançada neste domingo (12) pela NASA com sucesso, 24 horas depois do adiamento da decolagem a partir da base de Cabo Canaveral (Flórida).

A missão pretende ajudar a esclarecer os mistérios da nossa estrela e está prevista para que chegue ao destino no mês de novembro, tendo sido a quarta tentativa de lançamento.

O foguete Delta IV Heavy da companhia United Launch Alliance decolou às 3h31 (horário local, 4h31 em Brasília) de Cabo Canaveral, com a sonda a bordo. Poucos minutos depois do lançamento o foguete se desprendeu de seus três propulsores, como estava programado.

Com alguns prognósticos meteorológicos favoráveis de 95% e após ter resolvido os problemas que tinham feito mudar as datas de lançamento duas vezes, a NASA reprogramou ontem para este domingo o início desta missão, que considera “histórica”.

A sonda pretende coletar informação mais perto do Sol do que nenhuma outra nave já fez até, a fim de resolver questões como a diferença da temperatura da atmosfera da estrela, que está a mais de 1 milhão de graus centígrados, enquanto a própria superfície solar está a 6 mil graus.

A sonda, que orbitará 24 vezes ao redor do Sol e irá se aproximando progressivamente com a ajuda da gravidade de Vênus, chegará ao ponto mais próximo em 2025, que é quando poderá reunir a informação mais valiosa.

A Parker tem um custo de 1,5 bilhão de dólares e levará pela primeira vez o nome de uma pessoa com vida, o físico americano Eugene Parker, de 91 anos, que desenvolveu nos anos 50 a teoria do vento solar. A reação dele, no vídeo abaixo:

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …