Noronha: 12 anos depois, nasce o primeiro bebê na ilha onde é proibido nascer

Walter Ferry Dissmann / Wikimedia

Os dois irmãos, em Fernando de Noronha

No fim de semana, uma jovem de 22 anos deu à luz um bebê, em Fernando de Noronha, onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados.

O arquipélago Fernando de Noronha, no Brasil, tem 3.016 pessoas. Há 12 anos não nasciam crianças na ilha, conhecida como o lugar onde é proibido nascer. O nascimento de crianças não é permitido, dado que o hospital local não possui as condições necessárias para que sejam efetuados partos.

No entanto, no sábado (19), uma mulher pôs fim aos longos 12 anos sem o choro característico de um recém-nascido: durante a madrugada, em casa, a jovem deu à luz uma menina.

Para a mãe da criança, o nascimento foi uma autêntica surpresa. A jovem tinha feito um teste de gravidez, que deu negativo. Durante a gestação, não teve nenhum sintoma, pelo que não sabia que estava grávida.

“Se eu soubesse que estava grávida não teria minha filha aqui. Eu teria feito o pré-natal e tomaria as vacinas. Ainda bem que foram feitos os exames e não deu nada. Eu não arriscaria a minha vida nem da milha filha”, disse, citada pelo G1. A mulher tem outra filha, cujo parto foi feito fora da ilha, informa o Público.

O pai da bebê também se mostrou surpreso com o nascimento. “Eu não sabia de nada, ela acordou a mãe e disse que estava com dor. Ligamos para a emergência, mas nem deu tempo para a ambulância chegar. Eu fiz o parto, acho que foi Deus“, contou.

Como não tinha carro, o pai da menina foi a pé com o recém-nascido no colo até o hospital. A mãe também foi para o hospital, mas de ambulância.

As autoridades do arquipélago já confirmou o caso. “A unidade hospitalar de Fernando de Noronha realizou atendimento a uma criança recém-nascida, trazida pelo pai”, que ajudou a realizar o parto no domicílio, lê-se na nota divulgada pela administração da ilha.

Caso estejam grávidas, as habitantes da ilha precisam se dirigir ao continente para o parto. A cidade mais próxima, curiosamente chamada Natal, fica a 360 quilômetros de distância.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …