Noronha: 12 anos depois, nasce o primeiro bebê na ilha onde é proibido nascer

Walter Ferry Dissmann / Wikimedia

Os dois irmãos, em Fernando de Noronha

No fim de semana, uma jovem de 22 anos deu à luz um bebê, em Fernando de Noronha, onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados.

O arquipélago Fernando de Noronha, no Brasil, tem 3.016 pessoas. Há 12 anos não nasciam crianças na ilha, conhecida como o lugar onde é proibido nascer. O nascimento de crianças não é permitido, dado que o hospital local não possui as condições necessárias para que sejam efetuados partos.

No entanto, no sábado (19), uma mulher pôs fim aos longos 12 anos sem o choro característico de um recém-nascido: durante a madrugada, em casa, a jovem deu à luz uma menina.

Para a mãe da criança, o nascimento foi uma autêntica surpresa. A jovem tinha feito um teste de gravidez, que deu negativo. Durante a gestação, não teve nenhum sintoma, pelo que não sabia que estava grávida.

“Se eu soubesse que estava grávida não teria minha filha aqui. Eu teria feito o pré-natal e tomaria as vacinas. Ainda bem que foram feitos os exames e não deu nada. Eu não arriscaria a minha vida nem da milha filha”, disse, citada pelo G1. A mulher tem outra filha, cujo parto foi feito fora da ilha, informa o Público.

O pai da bebê também se mostrou surpreso com o nascimento. “Eu não sabia de nada, ela acordou a mãe e disse que estava com dor. Ligamos para a emergência, mas nem deu tempo para a ambulância chegar. Eu fiz o parto, acho que foi Deus“, contou.

Como não tinha carro, o pai da menina foi a pé com o recém-nascido no colo até o hospital. A mãe também foi para o hospital, mas de ambulância.

As autoridades do arquipélago já confirmou o caso. “A unidade hospitalar de Fernando de Noronha realizou atendimento a uma criança recém-nascida, trazida pelo pai”, que ajudou a realizar o parto no domicílio, lê-se na nota divulgada pela administração da ilha.

Caso estejam grávidas, as habitantes da ilha precisam se dirigir ao continente para o parto. A cidade mais próxima, curiosamente chamada Natal, fica a 360 quilômetros de distância.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …