Navio naufragado há mais de 100 anos é confiscado pela natureza

Inaugurado em 1863, o que antes foi um imponente navio a vapor que costumava transportar passageiros entre Sydney, Melbourne e Honolulu, hoje se transformou em uma fascinante e curiosa ilha.

O SS de Adelaide está localizado em Cockle Bay – Austrália, e tudo começou quando o barco deixou de transportar pessoas, para armazenar carvão e outras cargas pesadas. Curiosamente, ele acabou pegando fogo no mesmo ano em que o icônico Titanic afundou – em 1912. Hoje, mais de 100 anos após o incidente, o navio foi confiscado pela natureza, formando uma paisagem sem igual.

Três anos depois do fogo ser extinto, o navio foi comprado por George Butler, um morador de Magnetic Island que achou que poderia usá-lo como um quebra-mar para um píer. Infelizmente, quando estava sendo rebocado para o seu destino, o barco acabou encalhando em Cockle Bay, onde permanece até hoje.

Conforme o tempo foi passando, a tarefa de rebocá-lo foi tornando-se cada vez mais complicada. Depois de sobreviver à Segunda Guerra Mundial e a um ciclone tropical que causou o colapso do casco de ferro, o navio foi naturalmente se desintegrando e ao mesmo tempo sendo incorporado pela implacável força da natureza.

Hoje, a carcaça do navio tornou-se o lar de uma florescente floresta de manguezais, que recebe proteção especial por estar localizado em um parque marinho da Austrália. Por lá é proibida a pesca comercial, o que permite com que os manguezais cresçam em paz e, o que um dia já foi símbolo da Revolução Industrial hoje é a prova viva de que ninguém pode vencer a natureza.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …