Negros são quase 100% dos mortos em operações policiais na BA, mostra relatório

Sidney Oliveira / Ag.Pará

No Brasil, tragédia é estatística para certos segmentos raciais – e o efeito do preconceito e do racismo como combustível da violência policial, por exemplo, pode ser medido em números: é o que prova o relatório elaborado pela Rede de Observatórios da Violência, divulgado na última quarta-feira, 9 de dezembro, trazendo dados das mortes ocorridas a partir de operações policiais em cinco estados brasileiros – incluindo a Bahia, o mais negro dos estados do país, no qual a capital, Salvador, é a cidade mais negra do mundo fora da África.

E na proporção de pessoas negras assassinadas, é justamente a Bahia quem lidera o ranking, que demonstra a dimensão da violência contra a população negra.

Entre janeiro e dezembro de 2019, dos 650 casos de assassinatos assinalados no estado, 474 vítimas foram identificadas como negras, e somente 15 como brancas – e se o número de brancos não passa dos 3% do total, a totalidade de vítimas negras pode ser ainda maior, visto que em 161 casos a vítima não foi identificada.

Não por acaso, o nome do relatório é “A Cor da Violência Policial: a bala não erra o alvo”, e foi detalhado em matéria do jornal Correio 24 horas.

“Quando analisamos os dados percebemos que tanto no imaginário das pessoas como o que vemos recorrentemente na mídia é que pessoas negras são as que mais morrem em operações policiais. Por isso, o nome do nosso relatório é ‘A cor da violência policial: a bala não erra o alvo’, porque ela atinge majoritariamente pessoas negras”, afirmou Luciene Santos, da Rede de Observatórios da Bahia e pesquisadora da ONG Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas.

“Pensando nessa estrutura do racismo, quem são essas pessoas e esses territórios que são passíveis de serem mortos e violentados? A Bahia, proporcionalmente, é o estado que mais mata negros em operações policiais”.

O Rio de Janeiro, no entanto, foi o estado em que a polícia mais matou em 2019, com 1.814 mortos, e o ranking é completado por São Paulo, Bahia, Ceará e Pernambuco.

E para quem sugere que a população de maioria negra na Bahia explica a estatística de 96,9% de vítimas negras no estado, vale olhar o restante dos dados. Em Pernambuco, estado em que 61,9% da população é negra – e onde 74 pessoas foram oficialmente assassinadas em 2019 pela polícia – , 93,2% das vítimas eram negras.

Já no Ceará, com 66,9% da população negra, 87,1% das 136 mortes tiraram vidas negras, enquanto no Rio, cuja população negra representa 51,7% dos habitantes, cerca de 86% das vítimas da polícia em 2019 eram negras, e em São Paulo, com 34,8% da população negra, 62,8% das 815 mortes em operações policiais foram de pessoas negras.

O relatório pode ser lido na íntegra aqui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …