“Só matamos negros”, diz policial americano para acalmar condutora

Um policial de Geórgia, nos Estados Unidos, perdeu o emprego depois de ter sido flagrado em vídeo dizendo a uma condutora durante uma blitz: “Nós só matamos pessoas negras”.

O advogado do agente Greg Abbott disse que os comentários de seu cliente deveriam ser observados na íntegra para poderem ser entendidos. Abbott, que servia há 27 anos na polícia, tentava acalmar uma condutora, fazendo com que a situação não evoluísse, explicou o advogado Lace J. LoRusso, citado pela CNN.

No entanto, o Chefe Mike Register entende que, independentemente do contexto, os comentários de Abbott eram “desnecessários e inapropriados” e não refletiam, de forma alguma, a cultura que ele tentava construir no condado de Cobb.

O vídeo, que data de julho de 2016, foi primeiramente tornado público na quarta-feira (30) por uma filial da CNN, WSN-TV, em resposta a uma solicitação de registros abertos. Register, que assumiu o cargo de chefe da força suburbana de Atlanta em junho, disse que um inquérito interno sobre a situação pedia o fim da carreira de Abbott.

Em uma altura em que a violência e brutalidade por parte da polícia contra cidadãos afro-americanos está na ordem do dia nos EUA, precisamente nos estados mais a sul do país, como é o caso da Geórgia, o vídeo em que Abbott aparece “acalmando” uma motorista que acabou de deter por condução sob efeito de álcool ou substâncias assumiu contornos de escândalo.

Com o carro parado no acostamento, o agente pede à condutora, ainda ao volante, que faça uma ligação. Pelo que se percebe, a mulher estaria à espera de alguém que fosse buscá-la, Abbott então pede para que ela cancele a carona. “Vou detê-la e mandar rebocar o carro”. Como ela não se mexe, ele aponta para as pernas dela:

– “Use o telefone, está aí, no seu colo!”
– “Ok… Só não quero baixar as mãos… desculpe, mas já vi muitos vídeos de policiais…”
– “Mas você não é negra! Lembre-se, nós só matamos pessoas negras. Nós só matamos pessoas negras, certo? Em todos esses vídeos, viu algum branco ser morto?”

O agente até podia estar sendo irônico, como têm defendido inúmeros internautas, mas de pouco lhe serviu.

Um ano após a câmara instalada no carro da patrulha ter captado o momento, o vídeo foi divulgado e o destino do agente decidido. À imprensa, o advogado de Greg Abbott garantiu que o tenente já não se encontra em suas funções.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19: EUA autorizam 3ª dose da vacina da Pfizer para idosos e grupos de risco

Os Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer para maiores de 65 anos, pessoas com alto risco de contrair uma forma grave da …

Ministério da Saúde recua e volta a recomendar vacinação de adolescentes

O Ministério da Saúde recuou nesta quarta-feira (22/09) e voltou a recomendar a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a covid-19, uma semana após ter recomendado a suspensão. "Concluímos que os benefícios da vacinação de adolescentes …

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …